segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O VÍRUS HTLV

1. O que é vírus HTLV?






Resposta: O vírus HTLV (sigla da língua inglesa que indica vírus que infecta células T humanas) é um retrovírus isolado em 1980 a partir de um paciente com um tipo raro de leucemia de células T. Apresenta dois tipos: O HTLV-I que está implicado em doença neurológica e leucemia, e o tipo 2 (HTLV-II) que está pouco evidenciado como causa de doença.



2. Todas as pessoas que estão infectadas pelo HTLV-I irão desenvolver alguma doença?

Resposta: Não. A minoria dos portadores assintomáticos (sem sintomas) poderão desenvolver alguma doença. No Japão, por exemplo, 14 em cada 1500 portadores assintomáticos poderão desenvolver a doença neurológica (dificuldade de andar). No caso de leucemia o risco é ainda menor, ou seja, um em cada 10.000 portadores poderá desenvolve-la ao longo da vida.



3. Sou portador sem sintomas de HTLV-I, quais os primeiros sintomas que poderão aparecer?

Resposta: Como já enfatizamos, cerca de 99% das pessoas portadoras do HTLV-I NUNCA desenvolverão qualquer problema de saúde relacionado ao vírus HTLV. Entretanto, alguns pacientes podem desenvolver problemas neurológicos, geralmente, começam a se queixar de dores nos membros inferiores (panturrilhas), na região lombar (parte inferior da coluna lombar), dificuldade de defecção ou micção. Estes sintomas são sempre progressivos e estão na região abaixo da linha do umbigo.



4. Quais os modos de transmissão mais freqüentes do HTLV?

Resposta: O HTLV possui as mesmas rotas de transmissão que outros vírus como vírus da imunodeficiência humana (HIV) e vírus da hepatite C (HCV): pela relação sexual desprotegida com uma pessoa infectada; uso em comum de seringas e agulhas durante a droga-adição; da mãe infectada para a o recém-nascido (principalmente pelo aleitamento materno).


5. Existe risco de transmissão através da transfusão de sangue?

Resposta: Felizmente, desde de 1993 todos os bancos de sangue do Brasil devem testar os doadores de sangue para o HTLV. Assim, o risco de transmissão, praticamente, não existe em nosso país, nos últimos 7 anos.



6. Sou portador de HTLV-I assintomático e minha esposa é negativa para este vírus, assim gostaria de saber se devo usar preservativo nas relações sexuais?

Resposta: Existe a recomendação para uso de preservativo (camisinha) em todas as relações sexuais, tanto neste caso como naqueles onde a mulher é soropositiva para o HTLV e o parceiro não.



7. Tenho 28 anos e sou portadora do HTLV-I assintomática e gostaria de saber se existe algum impedimento de ter filhos?

Resposta: As chances de transmissão vertical são consideradas baixas (<10%) durante a gravidez. Entretanto, recomenda-se não amamentar no peito, pois o risco de transmissão pelo leite materno é razoável. Uma alternativa é o uso de leite vindo de bancos de leites, ou uso de fórmulas.



8. Quais as pessoas que deveriam ser testados para HTLV?

Resposta: Sabendo os modos de transmissão, podemos indicar os grupos que mais poderiam estar expostos a este vírus: pessoas que utilizam (ou usaram) drogas endovenosas onde trocavam seringas ou agulhas, pessoas portadoras de HIV e pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993.


9. Existe algum predisponente genético para o desenvolvimento de doença ?

Resposta: Parece que algumas pessoas possuem uma predisposição genética para o desenvolvimento, porém isto ainda está em estudo.



10. Quais os cuidados médicos que devo seguir sendo um portador de HTLV-I?

Resposta: Na primeira consulta, além da sorologia para HTLV-I/II, geralmente solicitamos sorologia para agentes que, potencialmente, apresentam rotas similares de transmissão como o vírus da hepatite B, vírus da hepatite C, HIV e sífilis. Em nosso Serviço de Ambulatório, os indivíduos portadores assintomáticos tem consulta a cada seis meses de intervalo. Os exames de sangue solicitados são: hemograma completo, contagem de linfócitos T CD4/CD8, cultura de linfócitos, protoparasitológico, Glicemia, DHL.



11. Existe algum exame de sangue que indique o risco do desenvolvimento de doença em pessoas assintomáticas e portadoras de HTLV-I?

Resposta: Até o momento nenhum exame tem esta capacidade. Entretanto, novos estudos indicam que a quantidade do vírus HTLV-I no sangue, chamada carga viral, poderá indicar algum risco.



12. Qual o tratamento para os indivíduos assintomáticos para HTLV-I?

Resposta: Como o risco do desenvolvimento da doença associado ao HTLV-I é muito baixo, não existe indicação de tratamento nos casos assintomáticos, até este momento.





13. Quais os casos que merecem tratamento ?

Resposta: Os casos onde existem sintomas comprovados de doença associada ao HTLV-I, como paraparesia espástica tropical (TSP), uveíte, ATL, entre outras. O tratamento irá depender de uma avaliação neurológica, assim como estadiamento do grau de comprometimento, tempo de evolução, presença de outras infecções virais etc.



14. Como se faz o diagnóstico da infecção pelo HTLV-I?

Resposta: Somente por exame sorológico específico para pesquisa de anticorpos anti-HTLV-I/II no sangue. Após os exames de triagem, geralmente utilizando teste de ELISA, existe uma necessidade, em caso deste teste ser reativo (positivo) da realização do teste para confirmar e diferenciar anticorpos anti-HTLV-I e anti-HTLV-II.



sábado, 18 de fevereiro de 2012

EVOLUÇÃO DO CRIME DE ESTRUPO NO BRASIL

 BARBARIDADE NUM ÔINIBUS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO


   MAIS SOBRE SEGURANÇA NAS RUAS, NOS ÔNIBUS, NOS TRENS, NO METRÔ E NAS BARCAS. EM FIM: SEGURANÇA NOS DIREITOS DE IR E VIR DAS PESSOAS NENHUMA AUTORIDADE SE PRONUNCIA O FAZ ALGUMA COISA.

Menina De 12 Anos É Estuprada Dentro De Ônibus No Rio De Janeiro | Jornal Da Globo


VEJA AS IMAGENS NO ENDEREÇO ABAIXO :

http://www.youtube.com/watch?v=1DynpcI_PoQ&feature=player_embedded#

2009 - Estudo mostra que Rio tem 12 estupros por dia
Aumento em relação aos registros de 2009 é de 11,3%. Um estudo feito pelo Instituto de Segurança Pública indicou que o Estado do Rio de Janeiro apresenta uma média de 12 estupros por dia. Em 2010, foram registrados 4.589 casos.

2010 - Estudo mostra que número de estupros no Estado cresceu 25% em 2010.
Mais de 50% das vítimas eram meninas de até 14 anos, que conheciam o estuprador.

2011 - Rio de Janeiro. Violência sexual cresce até 43,4%.
Casos de estupros e atentado violento ao pudor cresceram em todo país, apesar da mudança na legislação.

O balanço confirma que existe um avanço na violência contra mulher registrada nos dados dos últimos cinco anos. Em 2006, por exemplo, foram contabilizados 3.200 casos - 1.278 estupros e 1.922 atentados violentos ao pudor. A comparação com os dados do ano passado indica um crescimento de 43,4%.

Os números não são exclusividade do Rio de Janeiro. Em todo o país foi registrado o aumento nos índices de violência sexual.

Ultimos casos acontecidos no Rio de Janeiro:
- 17/02/2012 16:39 - Policial
Menina de 12 anos é estuprada dentro de ônibus; 



- Escândalo no BBB 12. Modelo diz que foi estuprada pelo ex-BBB
Daniel na Itália e formaliza queixa na Justiça. o Domingo Espetacular | 22/01/2012 às 22h25
Tatiane Eyng conta que acordou com ele pelado em cima dela e que fato foi consumado.  


http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/modelo-diz-que-foi-estuprada-pelo-ex-bbb-daniel-na-italia-e-formaliza-queixa-na-justica-20120122.html

www.folhadosertao.com.br
Folha do Sertão ® Todos Direitos Reservados Redação: folhadosertao@gmail.com - Fone: (83) 8102-7705 | 9105-3747 - Sousa-PB

domingo, 12 de fevereiro de 2012

CLINICA DA ALMA E DO AMOR

 
CLINICA DA ALMA
 
Consultório: Em toda Parte;
Médico Cirúrgico: Jesus Cristo;
Graduação: Filho de Deus;
Médico Auxiliar: O Espírito Santo;
Sua Especialidade: O Impossível;
Seu Instrumento: O Poder;
Seu Favor: A Graça;
Seu Livro de Receitas: A Bíblia;
Doença que Cura: Todas;
Preço de Tratamento: A Fé;
Sala de Cirurgia: O Altar;
Seu Hospital: A Igreja;
Sua Dieta: Oração de Jejum;
Seus Exercícios: Boas Obras e Frutos;
Horário de Consulta: 24 hs, por Dia.

Dr. Jesus Cristo
 

 
Deus é o que me surge de
Força e aplaina o meu coração.

Crer é tornar possível o impossível!
“ Filhos meus, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis. Se todavia alguém pecar, temos Advogado junto ao pai,
JESUS CRISTO,O JUSTO.”

I João 2:1

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

ENFERMAGEM 30 HORAS JÁ

TODOS PARTICIPANDO

09 ( Nove ) de Fevereiro de 2012

Divulguém esta Idéia - A Enfermagem  Merece








       Você e a  Luta das 30 Horas


A enfermagem é a ciência do cuidar de pessoas. Para executar suas atividades necessita estar em condições físicas e emocionais adequadas. Isto também depende de uma jornada de trabalho humanizada. Lembre-se, somos mais de 1.600.000 trabalhadores no Brasil.

Juntos  somos fortes.










sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O Que é Chia ? Qual a sua função Alimentar ?


O que é Chia ?


Parecem sementes de papoila, mas são na realidade sementes de chia (salvia hispanica L.), umas sementes pequeninas pretas, brancas ou acinzentadas, considerado por muitos especialistas em nutrição um superalimento da natureza.
São encontradas em países como o México, Argentina, Bolívia, Guatemala, Peru e Colômbia.

Durante muitos séculos, as sementes de chia foram um componente importante da alimentação dos aztecas e maias. Ainda actualmente, no México, costuma dizer-se que uma colher de sementes de chia é o suficiente para sustentar uma pessoa durante um dia. O valor desta sementes é tal que chegaram a ser usadas pelos aztecas como moeda de troca.

Não é também por acaso que chia é a palavra maia que significa “força”, por isso estas sementes, cultivadas pelo menos desde 2600 a.C, são hoje consideradas um superalimento.


Chia é a semente que elimina gordura

Chia existe nas versões em grãos, farinha e óleo; tem efeito superior ao da linhaça no papel de combater a fome e desintoxicar o organismo.





O que é

Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.

Composição


Entre os principais componentes está o ômega 3 - em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.

Ajuda a perder peso porque...



       A Chia ajuda a perder peso porque age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento,a causa saciedade: "suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago.
       Diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores",o combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro.
       Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite" e a desintoxicaçâo "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".
      A Chia é pequena no tamanho, mas grande em nutrição. Cem gramas de semente de chia, o que equivalente a sete colheres de sopa, tem o dobro de potássio de duas bananas grandes, vinte vezes mais magnésio do que cem gramas de brócolis, cinco vezes mais cálcio do que meia xícara de leite integral.
 


· Causa saciedade: "suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores".
· Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite".
· Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".

 Outros benefícios


Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

 

 

INDICAÇÃO:
 
a.  Perda de peso promovendo a saciedade, 
b.  ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite e a desintoxicação, 
c.  regulando o trânsito intestinal e limpando o organismo. 
 
        A chia colabora também na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo. 
 
       Pessoas que tem prisão de ventre podem utilizar a chia para melhorar o funcionamento e quem está com o intestino mais solto pode utilizar para regularizar o fluxo.

 

Contraindicações


Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada na matéria.


 

Como consumir?


Pode ser encontrada de três formas - in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).

 

MODO DE PREPARO:
 
        A chia pode ser consumida pura. Bastam duas colheres de sopa por dia, meia hora antes do almoço e outra meia hora antes do jantar, com um copo de água.Também pode ser usada em várias receitas, como pães e bolos.
        Pode ser consumida também misturada a frutas e iogurtes.