De que modo a escola pode se tornar um espaço de curiosidade e estímulos para os estudantes superarem o senso comum e desenvolverem o pensamento científico?
O foco para responder esta questão, está na importância da
escola para a formação do ser humano, ou melhor, do indivíduo e no
desenvolvimento de suas capacidades intelectuais. Desta forma, a escola tem o
dever de ensinar e proporcionar o processo de aprendizagem dos alunos, sem
deixar de levar em consideração as particularidades e as características
sociais e culturais de cada estudante.
Por tanto a escola e o modo de ensinar,
formam um conjunto complexo e desafiador, onde o professor ou o mestre é de
grande importância devido a sua capacidade de ver e compreender a dinâmica do
mundo moderno em que vivemos, de estimular e instigar a capacidade e a
curiosidade de seus discípulos, estimular
reflexão e a análise de todas as esferas do conhecimento. Tomando como
base o conhecimento dos seus alunos, proporcionar situações problemáticas,
buscar respostas e estimular diferentes níveis de raciocínio. Outros fatores presentes na dinâmica do professor,
é a estimulação da observação, da comparação, da análise, da conclusão, da
sistematização.
Desta forma, progressivamente se
consegue oferecer os alicerces para o desenvolvimento do pensamento conceitual,
científico e aprendi-se a ver a realidade ou melhor: enxerga-se a realidade
além de que ela parece ser.