segunda-feira, 23 de abril de 2012

A FORÇA DA NATUREZA


RECEBI UM E-MAIL COM O SEGUINTE ARTIGO E RESOLVI POSTAR PARA  QUEM QUISER TEXTAR.


GENGIBRE  um  Anti-inflamatório Natural



Gengibre e seus benefícios


Isso é realmente algo assustador!   
Mas o Dr. Al Sears indica um  analgésico que não tem efeitos colaterais.
E o mais interessante é  que  provavelmente você já tenha esse analgésico aí na sua casa ! Plante num vaso, no quintal ou no jardim.


Os pedaços de gengibre podem durar longo tempo fora ou dentro da geladeira.


Pasme, mas esse analgésico se chama GENGIBRE. 

Isso mesmo!  Gengibre.

Durante séculos o Gengibre tem  sido usado em toda a Ásia para tratar dores nas  articulações, resfriados e até mesmo indigestão. O  Gengibre cru ou cozido pode ser um analgésico eficaz, mesmo para condições inflamatórias como a osteoartrite. Isso porque a inflamação é a causa raiz de todos os tipos de problemas como artrite, dor nas costas, dores musculares,  etc ... 

 Ele contém 12 compostos diferentes que combate  a inflamação.

Um desses compostos abaixa os  receptores da dor e atua nas terminações nervosas. Juntos, eles trabalham quase o mesmo que as drogas anti-inflamatórias, tais como o  ibuprofeno e a aspirina, mas sem os efeitos  colaterais.
Assim, se a sua intenção é  eliminar esses analgésicos, passe a consumir o  Gengibre. Segue algumas dicas para você  ter uma boa dose diária de  gengibre: Isso vai estimular a  circulação sanguínea e aliviar dores nas articulações. Beber chá de gengibre: É barato. É muito  fácil. O gosto é ótimo.

E cura:


Aqui está  uma receita usada pelo Dr. Al  Sears:



01.   * Quatro copos de água;

02.* Um  pedaço de aproximadamente 5 cm de Gengibre  descascado e  cortado em fatias; * Limão e mel a gosto. Se  preferir, use laranja no lugar do limão.  Fica ótimo!

Procedimento:

Ferva a água numa panela com  fogo alto.
 
Assim que começar a fervura adicione as  fatias de Gengibre, deixe em fogo baixo, cubra  a panela para que os vapores não saiam e  deixe fervendo por aproximadamente 15  minutos.  
O chá está pronto!  
Basta coar, e adicionar o mel com o limão ou  laranja.


   Uma  Breve explanação sobre o Gengibre






O gengibre é uma das mais antigas e populares plantas medicinais do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais.

No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de “Gan Jiang” e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções. Na medicina Ayurvédica, o Zingiber officinale é conhecido como “medicamento universal”.



Além desses benefícios, o gengibre também tem ação bactericida, é desintoxicante e possui poder afrodisíaco – onde seu óleo é utilizado para massagear o abdomen, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais. Na medicina chinesa tradicional, por sua reconhecida ação na circulação sangüínea, ele é utilizado contra a disfunção erétil. Uma pesquisa da Unicamp realizada em coelhos comprovou os efeitos.

Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.

O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e sob diversas formas como: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir uma forma pela outra, nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.

A forma seca é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário