A adversidade cultural esta presente no
contesto, e a instituição escola, é a responsável por acolher essa adversidade e construir sua história acolhendo-a
na unidade. A realidade das diferentes culturas deve ser levada em questão,
pois, observa-se na figura às diferentes adversidades culturais no grupo em
questão. A ética, a crítica e o questionamento com referência a valores sociais
e costumes de cada indivíduo deve ser observado e respeitado, pois, as mudanças surgem com as
condições históricas de cada sociedade, e num grupo heterogêneo de culturas
sempre haverá conflitos. Nessas condições, a possibilidade de existir conflitos
entre as diferentes opiniões, crenças e valores sempre existirá. Cada
comunidade apresenta um tipo de comportamento diante do que é considerado bom
ou ruim, e as crenças e tradições de cada povo deve ser respeitada. A problemática está em como
resolver as questões de conflitos que surgem
diante de tanta adversidade cultural. O professor diante de tanta
riqueza e diversidade de valores culturais, deve procurar um caminho de ação
para minimizar e resolver as contradições que acontecem na comunidade escolar.
O professor deve ser um mediador e um estimulador do diálogo entre os grupos
que apresentam conflitos. As regras, as
normas e as tomadas de decisão no ceio escolar, muitas vezes, contraria alguns
interesses e não satisfaz na sua totalidade aos integrantes daquele grupo tão
diversificado culturalmente. A convivência ética, social e escolar, está a mercê
de alguns conflitos que podem ser de difícil solução, pois, há diferenças
culturais e valores sociais em conflito. Os conflitos religiosos podem está
presente quando diferentes nacionalidades e descendências fazem parte de um
mesmo grupo escolar. As leis e as normas adotadas por uma comunidade ou um
país, pode ser conflitante para a
convivência de um grupo tão diversificado culturalmente como a escola. Neste
ponto cabe ao professor ser um mediador entre estes conflitos. Se a escola for
considerada como um local para o intercâmbio cultural, já mais, as
manifestações culturais de um indivíduo deve ser reprimida, seja ela através do uso de
adornos, do modo de se vestir, dos costumes representativos de um povo, pelo
contrário os valores devem ser respeitados e estudados para melhor compreensão
entre os povos. A escola é um local onde
cabeças pensantes devem está presente, e deve assumir o seu papel primordial,
que é o de pensar sobre as condutas a tomar diante de uma sociedade tão
diversificada culturalmente, onde o que parece ser correto para um é
considerado inadequado para outro.
O Professor é o centro das atenções no
sistema educacional e geralmente é considerado um modelo de ética e de conduta
a ser seguido.
Durante suas falas ou discursos, esse
professor deve ter uma coerência nas teorias a serem apresentadas e ensinadas.
Nesse contesto, quando esse professor apresenta um posicionamento democrático,
tolerante e tem como foco um discurso de aceitação das diferenças culturais e
comportamentais, não é aceitável que este se irrite quando seus alunos
apresentam um comportamento de desatenção durante uma aula. Este professor tem que demonstrar a capacidade
de transformar aquela adversidade em um
ambiente que desperte a atenção dos alunos em questão, mantendo a ordem no
ambiente escolar e com isso possibilitando a seqüência do ensino, que transforma e garante o processo do
ensino-aprendizagem.
Ao educador consiste, manter atitudes
que sejam coerentes com um processo democrático e garantir cortesia e harmonia
entre os discentes, assim, objetivando a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres,
contribuindo para uma sociedade livre e
harmônica, tornando a vida bem melhor para todos.
Para atingir tais objetivos, a escola
deve ter um papel de fomentar e aprimorar
debates éticos, sobre as condutas e ações dos seres humanos em
sociedade, deve destacar os valores éticos e morais, que são incorporados ao
comportamento humano, pois, esses valores são frutos da criação dos homens e
podem e devem ser aprendidos por eles.
No mundo atual vemos que a sociedade vive
em constante mudança de valores, e nesse contesto, a escola pode e deve propor debates que venham aprimorar e
desenvolver novos propósitos que ajudem a entender e a formar valores, que
ajudem a construir medidas de condutas que facilite a convivência em
sociedade. Temos que pensar que o professor
e a escola tem a difícil tarefa de formar
cabeças pensantes, só assim as relações humanas poderão ser harmônicas entre as
diversas maneiras e diferenças exercidas por uma sociedade, onde se tem pessoas
oriundas de diferentes culturas.
Referências Bibliográficas
MARIA SOARES DE FREITAS,
Hélia; ANAGELO DE BARRENECHE, Miguel. Filosofia
e Educação - UNIRIO. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2014. 253 p.
Com autor no
texto: ... Maria Soares de Freitas e Anagelo de Barreneche (2014)
Com autor entre parênteses: ... (MARIA
SOARES DE FREITAS; ANAGELO DE BARRENECHE, 2014)
M. DE
BARROS DIAS, J. Ética e Educação.
São Paulo: ISBN V. Impressa, 2013. 84 p.
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