O QUE É GESTALT ?
A Gestalt não possui uma tradução certa para o português, o termo que
mais se aproximaria de uma tradução seria “forma ou percepção”. Independente de
traduções, a Gestalt compreende um conceito de significação de formas, cores,
texturas entre outras variáveis de maneira auto-organizada pelo cérebro, com o
intuito de criar uma significação lógica para os conhecimentos do individuo.
Resumidamente : é o jeito de como o nosso cérebro vê as imagens .
A gestalt
(guès) (do alemão Gestalt,
"forma"), também conhecida como gestaltismo (gues), teoria da forma,
psicologia da gestalt,
psicologia da boa forma e leis da gestalt,
é uma doutrina que defende que,
para se compreender as partes, é
preciso, antes, compreender o todo.
A Gestalt, ou teoria da forma, é uma das
áreas da psicologia mais aplicada ao Desenho Industrial. O Desenho Industrial
pode ser resumido ao controle da forma e da função, e é no controle da forma
que a Gestalt mostra toda a sua importância.
Por
que é importante dominar a Teoria da Gestalt ?
Dominar a teoria da
Gestalt, estudá-la e praticá-la podem ser uma das melhores formas de
desenvolver nossa percepção das formas e aprender a trabalhar melhor com o
espaço. Com isso o desenhante consegue organizar melhor as informações
dentro do seu projeto, o que acarreta em uma comunicação mais efetiva, e
conseqüentemente, um melhor Design.
Existem
seis LEIS básicos que permeiam a Gestalt.
Leis
da Gestalt
QUAIS SÃO LEIS QUE PERMEIAM A GESTALT ?
Observando-se o comportamento espontâneo do
cérebro durante o processo de percepção, chegou-se á elaboração de leis que
regem esta faculdade de conhecer os objetos. Estas normas podem ser resumidas
como LEIS DA GESTALT.
OS PRINCÍPIOS QUE PERMEIAM A GESTALT SÃO:
- Continuidade;
- Proximidade;
- Semelhança;
- Preenchimento ou Fechamento ou Clausuria;
- Simplicidade ou Pregnância;
- figura/fundo.
Veremos a seguir os conceitos de cada uma
dessas leis fundamentais e sua forma de interpretação pelo cérebro.
AS LEIS DA
GESTAT SÃO:
01.
Continuidade:
-
Quando os objetos estão dispostos em uma sequencia logica para o
observador,
ele tende a associar esses pontos e
assim conseguir formar uma imagem
conhecida pelo cérebro ou linhas
orgânicas, um bom exemplo são os
caligramas que não são vistos como
palavras dispersas, e sim como um objeto
maior formado por um jogo de palavras.
Exemplo:
Imagens formadas por palavras.
Outro
exemplo:
Ou seja: Alinhamento
harmônico das formas.
02.
Proximidade:
- Figuras
muito próximas entre si tendem a ser vistas como uma única figura ou objeto,
por exemplo, as impressões à jato de tinta são formadas por milhares de
micropontos de tinta que juntos formam uma imagem.
Exemplo : As
teclas do Piano.
Ou seja :
- Partes mais
próximas umas das outras,em um certo local, inclinam-se a ser vistas como um
grupo.
03.
Semelhança:
- Elementos
semelhantes entre si tendem a formar grupos mais coesos de
unidades, por exemplo, é mais fácil agrupar
dois times de futebol pela cor da
camisa do que apenas pela feição de cada
jogador.
O cérebro tem tendência a colocar as figuras
em ordem.
O cérebro forma imagem de uma figura com
relação a cor .
Ou seja : Objetos
semelhantes tendem a permanecer juntos, seja nas cores, nas texturas ou nas
impressões de massa destes elementos. Esta característica pode ser usada como
fator de harmonia ou de desarmonia visual.
04.
Preenchimento ou Fechamento ou Clausuria:
- Nosso
cérebro tende a completar figuras que possuam certo sentido em nossa
memória, porém estão aparentemente incompletos
visualmente, um bom
exemplo desse fundamento é o logotipo da rede
de supermercados Carrefour,
que forma um “C” na junção dos seus elementos.
Elementos são agrupados se eles parecem se completar.
Ou seja, nossa mente tende a ver um objeto completo, mesmo quando não
há um.
Exemplos:
05.
Simplicidade
ou Pregnância :
- figuras mais simples são mais facilmente
compreendidas, figuras complexas
tendem a levar mais tempo para serem
assimiladas.
Ou seja : Este é o postulado da simplicidade natural da
percepção, para melhor assimilação da imagem. É praticamente a lei mais
importante.
06.
Figura/fundo:
- Percepção Figura-Fundo refere-se à
tendência do sistema visual para
simplificar uma cena com um objeto principal que nós estamos
olhando
(a
figura) e tudo o que forma o fundo.
- Nosso
cérebro tende a organizar os elementos em perspectivas, figuras de duplo
sentido, por exemplo, só possuem essa característica, devido à capacidade do
cérebro em ver a figura em diferentes perspectivas.
-
A forma de um objeto não é mais importante que a forma do espaço em
torno dele. Todas as coisas resultam da interação com outras coisas.
Como as pessoas distinguem entre a figura e o fundo?
Ao olhar
para uma cena, as pessoas tendem a procurar maneiras de diferenciar entre a
figura e o fundo. Algumas maneiras pelas quais as pessoas realizam isso
incluem:
- Borrões: objetos em primeiro plano tendem a ser nítido e distinto, enquanto aqueles no fundo são borradas ou nebuloso.
- Contraste: Alto contraste entre os objetos pode levar à percepção de figura e fundo. O vaso Rubin é um exemplo.
- Tamanho: imagens que parecem ser maiores serão percebidas como mais estreitas e parte da figura enquanto que aquelas que são menores irão parecer estar mais longe e serem parte do fundo.
- Separação: Um objeto isolado a partir de tudo o mais, em uma cena visual é mais provável de ser visto como uma figura contra o fundo.
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