SÍNTESE TEÓRICA E CRÍTICA
Teorias:
Podemos citar os seguintes
representantes:
1. Comênico, para ele o homem tinha como objetivo a felicidade
eterna, não observa a tendência nata de cada indivíduo.
2. Pestalozzi, a educação
é um fator de transformação social, deve respeitar as características de cada
criança.
3. Herbert, a base psicológica de aquisição do conhecimento, seguindo as
etapas: preparação, apresentação, associação, sistematização e aplicação.
4. Na
Escola Nova, o processo está centrado no aluno. A avaliação é Qualitativa e
surge a auto-avaliação, há valorização do aluno. Seus representantes são:
5. A.Teixeira,
L. Filho e Azevedo. No Brasil, a Pedagogia de Paulo Freire tem papel de
denuncia das condições alienantes do povo. O ensino é centrado na realidade
social, valoriza o conteúdo e o professor é um mediador.
6. Freinet, foca a escola
democrática e popular, orientada para a emancipação e orientação para o
trabalho.
7. Piaget, mostra as mudanças qualitativas que a criança passa nos
estágios da vida: assimilação, ação e operações.
8. Vygotsky, foca o processo de
construção do conhecimento. A aprendizagem se inicia ao nascer, as mudanças vêm
da interação da própria história, cultura e sociedade.
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