terça-feira, 24 de março de 2020

VÍRUS O MAL DO SÉCULO

   Os Vírus 

Estamos em tempos de uma Pandemia causada por Vírus, por isso é importante que conheçamos as características dos vírus, pois, só assim conseguiremos combater esse mal do século.
     O Covid-19, vem se propagando em todo mundo, aí fica a pergunta: O que é Vírus ? Qual a sua constituição? Como ele se multiplica ? Essas são perguntas comumente vem sendo questionadas.

   I. Definição de Vírus
      Vírus são seres que apresentam uma das moléculas, DNA ou RNA, e só reproduzem no interior das células vivas. Pois, eles não apresentam metabolismo próprio, por isso eles fazem uso do metabolismo de síntese das células que invadem para controlar a produção de partículas especializadas, os vírus, que contém o Ácido Nucleico Viral ( ADN ou ARN ) e o transferem a outras células.
 

                           II.  Característica dos Vírus
a.   São parasitas intracelulares obrigatórios;
b.  Só se reproduzem no interior das células;
c.  Não apresentam estruturas celulares e fazem uso do metabolismo das células que invadem para se reproduzir;
d. Quimicamente, apresentam-se constituídos por um Ácido Nucleico e uma ou mais Proteínas;
e. Um Vírus nunca apresenta  mais que um Ácido Nucleico. Ou o Ácido Nucleico é ADN ou ARN.   
f.   Os vírus apresentam dois estágios em seu ciclo evolutivo:  o extracelular, que é o infectante e intracelular, que é o de replicação.
    Observação: 
        ADN = Ácido Desoxirribonucleico;
       RNA = Ácido ribonucleico.


III.  A Estrutura dos Vírus
      A estrutura do vírus é bem definida. Geralmente são constituídos por uma capa protéica, envolvendo o Ácido Nucleico. Sendo essas partículas virais, ou vírions, são idênticas entre si. Considera-se vírion, o vírus maduro, completo, tal como se encontra fora da célula.
    A estrutura do vírus, geralmente é formada por uma capa proteica envolvendo um Ácido Nucleico. Sendo esse envoltório protéico formado por unidades menores chamadas de capsômeros. Essa unidades se apresentam ordenadas e regularmente contendo no seu interior o ADN ou o ARN, essa é uma estrutura simples. Mais, existe vírus que apresenta uma estrutura mais complexa, como é o caso do vírus da gripe, ele apresenta uma núcleo-cápsula helicoidal que contém no seu interior o ARN.  Sendo essa núcleo-cápsula encontrada no interior de um envoltório que apresenta espículas. Esse envoltório além de Proteínas, é formado por Lipídios, mucopolissacarídeos e muitas enzimas. Já com relação ao tamanho do vírus, os de menores portes, podem atingir de 15 a 30 mu. É importante ressaltar que a forma do vírus é bastante diversificada.

IV.   Classificação dos Vírus
   Os vírus são classificados de acordo com o tipo de Ácido Nucleico que apresentam. Basicamente, distinguem-se dois tipos de vírus: os Ribovírus (apresentam ARN) e os Desoxivírus (apresentam ADN).
Como vimos, o  material genético dos vírus pode ser DNA ou RNA.     




 Os vírus de DNA: desoxivírus ou adenovírus - são considerados mais estáveis-Os vírus de RNA: ribovírus  -  são menos estáveis.    
Os retrovírus são vírus de RNA que possuem uma enzima especial, a transcriptase reversa que permite a transcrição reversa.
       Ex.: HIV.


Nenhum comentário:

Postar um comentário