Avaliação  &  Exame
1.   O que é avaliação?
Resp. – avaliação é um processo de acompanhamento do início educacional até o fim.
2.  Quais são os três tipos de avaliação interna, ou avaliação de aprendizagem proposta pelo Teórico Benjamin Bloon ?
      Resp.: -  Os três tipos são:
1.   Avaliação Diagnóstica;
2.   Avaliação Formativa;
3.   Avaliação Somativa.
      3. Na avaliação como processo de acompanhamento do início até o fim, quaisas   particularidades, que devem ser observados?
       Resp.:   Como principais fatores podemos considerar:
        a) - Não se pode  utilizar os instrumentos para avaliar e se esquecer  do acompanhamento;
        b) – É comum  se utilizar os instrumentos de maneira pontual ou seja: no final de  um semestre, no final de um período e no final do ano;
        c) – Cada pessoa tem um ritmo de aprendizagem. Nesse contexto é necessário que  se leve em conta os três tipos de avaliação: diagnostica, formativa e somatíva;
       4.  Na avaliação proposta por Bloon, qual o papel do avaliador?
       Resp.:  - Nesta avaliação, o avaliador é também o responsável direto pelo
        processo que vai avaliar. Este fato implica que pensemos a avaliação em
        sala de aula como uma atividade contínua e integrada  às atividades de ensino, que seja inerente a ela e que reflita sobre a concepção de educação do professor e da instituição escolar.
       5.  Qual a função da avaliação Diagnóstica?
       Resp.:  - ela fornece dados ou melhor, através dela se levanta dados sobre o conhecimento do estudante. É a partir desse processo é que se faz o plano de acompanhamento do estudante.
6.   Com referência a avaliação Diagnóstica, quando ela é realizada?
        Resp.:  - Ela é realizada no início do programa, ou durante o processo de
        aprendizagem,  quando se  evidencia uma dificuldade constante no nível
        de aproveitamento do aluno.
        7.  O que vem a ser avaliação de acompanhamento ou avaliação Formativa?
         Resp.:  - avaliação Formativa, é uma avaliação de Feedback, se acompanha Passo a passo o desenvolvimento do aluno.
             É comum hoje em dia, se fazer uma avaliação paralela para se
         acompanhar dia a dia a evolução dessa pessoa nos assuntos estudados.
8.   Na avaliação formativa o Professor deve ter uma visão da avaliação da prova?
         Resp.: -  Não.  O professor não deve ter a visão da avaliação da prova, e sim, na capacidade do desenvolvimento do aluno. Dessa forma se reflete o processo e se encaminha o desenvolvimento  se tem um ciclo em torno do desenvolvimento. Tudo isso vai proporcionar uma avaliação final.
         9.  Quando a avaliação formativa é realizada?
          Resp.:  -  ela é realizada continuamente, durante todo o processo de
           aprendizagem.
         10.  O que é avaliação Somativa?
          Resp.: -  é a  avaliação final, onde se tem o foco Dio resultado.
         11.  Quando não há uma avaliação progressiva?
          Resp.:  - quando se dá foco apenas a avaliação final.
         12.  Cite alguns defensores da Avaliação Progressiva.
          Resp.:  a) Luckesi;
                   b) Celso Vasconcelos;
                   c) Sara Rofiman;
                   d) Sabala.
            Todos esses autores falam de uma avaliação de acompanhamento, de uma
          Avaliação passo a passo. Para se obter uma avaliação, o melhor possível,
          é não se ter uma avaliação almejada pelo professor.
          13. Quando a avaliação somativa é realizada?
          Resp.: - A avaliação somativa, é realizada ao término de um programa, de
          uma unidade, de um período de tempo determinado.
          14.  Que dados são coletados durante uma avaliação diagnóstica?
           Resp.: 
           - São coletados dados relacionados aos pré-requisitos necessários para
              a continuidade do programa;
           - As causas de possíveis dificuldades;
           - Assuntos de interesse que auxiliam na criação de uma aprendizagem
           significativa.
           15. Que dados são coletados durante a avaliação Formativa?
            Resp.:  -  São coletados dados referentes ao contínuo processo do aluno
            durante o processo de aprendizagem.
            16.  Que dados são coletados durante a avaliação Somativa?
             Resp.:  -  Durante a avaliação somativa, coleta-se dados sobre o nível de
             aprendizagem obtido, isto é, o grau alcançado pelo aluno após a realização
             do programa de aula.
17. O que é feito com as informações obtidas durante a avaliação
           Diagnóstica?
           Resp.:  - Durante a avaliação diagnóstica, as informações obtidas auxiliam
           na previsão de futuraras dificuldades e guiam a escolha de estratégias
           de ensino mais adequados.
         18.  O que é feito com as informações obtidas durante a avaliação
            Formativa?
            Resp.:  As informações obtidas retroalimentam o processo
            educacional, localizam dificuldades em curso e guiam o professor
            no processo de correção e recuperação.
            19.  O que é feito com as informações obtidas durante a avaliação
 Somativa?
Resp.:  As informações obtidas são utilizadas para classificação dos alunos e julgamento sobre suas condições de promoção ou retenção após o término do programa/unidade.
20.  Que tipo de retorno é dado ao aluno com referência a avaliação Diagnóstica?
Resp.:  - é elaborado um perfil individual, com informações sobre os conhecimentos prévios diagnosticados.
21.  Que tipo de retorno é dado ao aluno com referência à  avaliação Formativa?
Resp.:  - Feedback individualizado com informações qualitativas sobre o progresso obtido e sobre as aspectos a serem trabalhados como pontos de atenção.
22.  Que tipo de retorno é dado ao aluno com referência à  avaliação Somativa?
Resp.: - Notas/Scores quantitativo ( 0-10 ) ou conceitos ( A, B, C, etc.). Normalmente, essas notas são amplamente divulgadas.
23.  Como a avaliação Reflete no Planejamento de aula, com referência na avaliação Diagnóstica?
Resp.:  - O planejamento é adequado ao diagnóstico obtido sobre a existência efetiva dos pré-requisitos considerados necessários para a continuidade do programa.
24.  Como a avaliação Formativa Reflete no planejamento da aula?
Resp.: - O planejamento é continuamente alterado e corrigido ao longo do curso para o alcance de aprendizagens significativas.
25.  Como a avaliação Somativa Reflete no planejamento da aula?
Resp.: - O planejamento permanece estático. Não é alterado com os resultados de avaliação.
26.  Existe uma maneira universal, única, para melhor avaliar os alunos em sala de aula ?
Reso.: - NÃO HÁ !
  - Uma vez que o professor é o próprio avaliador, ele tem para si ( e perante seus alunos) a grande responsabilidade de que suas concepções sobre a educação reflitam no tipo de avaliação de aprendizagem praticada.
27.  O que é avaliar no cotidiano Escolar?
Resp.:  - O sujeito utiliza a educação em vários espaços-tempos, com os mais diversos sentidos, como a adequação de uma roupa para determinada ocasião e as propostas de governo de um candidato político.
28.  Quais os objetivos da avaliação no espaço-tempo da escola?
Resp.: -  A avaliação da aprendizagem, avaliação do nível de participação nas aulas,  avaliação do compromisso com a relação de tarefas propostas, avaliação da assiduidade, avaliação das habilidades para realização de trabalhos coletivos, avaliação da auto-reflexão do estudante sobre seu próprio processo de aprendizagem, avaliação das necessidades da escola ( pessoal, infra-estrutura, política ), avaliação da prática docente de ensino e avaliação.
 29.  Como você  conceituaria a avaliação progressiva?
Resp.:  -  A avaliação progressiva é um processo para o aluno desenvolver um aprendizado, mais um aprendizado que respeite o tempo do aluno. Neste caso a avaliação deixa de ser um instrumento de punição para ser um instrumento de avaliação desse processo.
   Daí a importância do conhecimento das etapas de avaliação, para se fazer isso de forma integrada. Isto recebe o nome de avaliação Integradora, isto, porque ela une 3 ( três ) momentos:
1)   o Início;
2)   o Durante;
3)   o Final.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário