Avaliação & Exame
1. O que é avaliação?
Resp. – avaliação é um processo de acompanhamento do início educacional até o fim.
2. Quais são os três tipos de avaliação interna, ou avaliação de aprendizagem proposta pelo Teórico Benjamin Bloon ?
Resp.: - Os três tipos são:
1. Avaliação Diagnóstica;
2. Avaliação Formativa;
3. Avaliação Somativa.
3. Na avaliação como processo de acompanhamento do início até o fim, quaisas particularidades, que devem ser observados?
Resp.: Como principais fatores podemos considerar:
a) - Não se pode utilizar os instrumentos para avaliar e se esquecer do acompanhamento;
b) – É comum se utilizar os instrumentos de maneira pontual ou seja: no final de um semestre, no final de um período e no final do ano;
c) – Cada pessoa tem um ritmo de aprendizagem. Nesse contexto é necessário que se leve em conta os três tipos de avaliação: diagnostica, formativa e somatíva;
4. Na avaliação proposta por Bloon, qual o papel do avaliador?
Resp.: - Nesta avaliação, o avaliador é também o responsável direto pelo
processo que vai avaliar. Este fato implica que pensemos a avaliação em
sala de aula como uma atividade contínua e integrada às atividades de ensino, que seja inerente a ela e que reflita sobre a concepção de educação do professor e da instituição escolar.
5. Qual a função da avaliação Diagnóstica?
Resp.: - ela fornece dados ou melhor, através dela se levanta dados sobre o conhecimento do estudante. É a partir desse processo é que se faz o plano de acompanhamento do estudante.
6. Com referência a avaliação Diagnóstica, quando ela é realizada?
Resp.: - Ela é realizada no início do programa, ou durante o processo de
aprendizagem, quando se evidencia uma dificuldade constante no nível
de aproveitamento do aluno.
7. O que vem a ser avaliação de acompanhamento ou avaliação Formativa?
Resp.: - avaliação Formativa, é uma avaliação de Feedback, se acompanha Passo a passo o desenvolvimento do aluno.
É comum hoje em dia, se fazer uma avaliação paralela para se
acompanhar dia a dia a evolução dessa pessoa nos assuntos estudados.
8. Na avaliação formativa o Professor deve ter uma visão da avaliação da prova?
Resp.: - Não. O professor não deve ter a visão da avaliação da prova, e sim, na capacidade do desenvolvimento do aluno. Dessa forma se reflete o processo e se encaminha o desenvolvimento se tem um ciclo em torno do desenvolvimento. Tudo isso vai proporcionar uma avaliação final.
9. Quando a avaliação formativa é realizada?
Resp.: - ela é realizada continuamente, durante todo o processo de
aprendizagem.
10. O que é avaliação Somativa?
Resp.: - é a avaliação final, onde se tem o foco Dio resultado.
11. Quando não há uma avaliação progressiva?
Resp.: - quando se dá foco apenas a avaliação final.
12. Cite alguns defensores da Avaliação Progressiva.
Resp.: a) Luckesi;
b) Celso Vasconcelos;
c) Sara Rofiman;
d) Sabala.
Todos esses autores falam de uma avaliação de acompanhamento, de uma
Avaliação passo a passo. Para se obter uma avaliação, o melhor possível,
é não se ter uma avaliação almejada pelo professor.
13. Quando a avaliação somativa é realizada?
Resp.: - A avaliação somativa, é realizada ao término de um programa, de
uma unidade, de um período de tempo determinado.
14. Que dados são coletados durante uma avaliação diagnóstica?
Resp.:
- São coletados dados relacionados aos pré-requisitos necessários para
a continuidade do programa;
- As causas de possíveis dificuldades;
- Assuntos de interesse que auxiliam na criação de uma aprendizagem
significativa.
15. Que dados são coletados durante a avaliação Formativa?
Resp.: - São coletados dados referentes ao contínuo processo do aluno
durante o processo de aprendizagem.
16. Que dados são coletados durante a avaliação Somativa?
Resp.: - Durante a avaliação somativa, coleta-se dados sobre o nível de
aprendizagem obtido, isto é, o grau alcançado pelo aluno após a realização
do programa de aula.
17. O que é feito com as informações obtidas durante a avaliação
Diagnóstica?
Resp.: - Durante a avaliação diagnóstica, as informações obtidas auxiliam
na previsão de futuraras dificuldades e guiam a escolha de estratégias
de ensino mais adequados.
18. O que é feito com as informações obtidas durante a avaliação
Formativa?
Resp.: As informações obtidas retroalimentam o processo
educacional, localizam dificuldades em curso e guiam o professor
no processo de correção e recuperação.
19. O que é feito com as informações obtidas durante a avaliação
Somativa?
Resp.: As informações obtidas são utilizadas para classificação dos alunos e julgamento sobre suas condições de promoção ou retenção após o término do programa/unidade.
20. Que tipo de retorno é dado ao aluno com referência a avaliação Diagnóstica?
Resp.: - é elaborado um perfil individual, com informações sobre os conhecimentos prévios diagnosticados.
21. Que tipo de retorno é dado ao aluno com referência à avaliação Formativa?
Resp.: - Feedback individualizado com informações qualitativas sobre o progresso obtido e sobre as aspectos a serem trabalhados como pontos de atenção.
22. Que tipo de retorno é dado ao aluno com referência à avaliação Somativa?
Resp.: - Notas/Scores quantitativo ( 0-10 ) ou conceitos ( A, B, C, etc.). Normalmente, essas notas são amplamente divulgadas.
23. Como a avaliação Reflete no Planejamento de aula, com referência na avaliação Diagnóstica?
Resp.: - O planejamento é adequado ao diagnóstico obtido sobre a existência efetiva dos pré-requisitos considerados necessários para a continuidade do programa.
24. Como a avaliação Formativa Reflete no planejamento da aula?
Resp.: - O planejamento é continuamente alterado e corrigido ao longo do curso para o alcance de aprendizagens significativas.
25. Como a avaliação Somativa Reflete no planejamento da aula?
Resp.: - O planejamento permanece estático. Não é alterado com os resultados de avaliação.
26. Existe uma maneira universal, única, para melhor avaliar os alunos em sala de aula ?
Reso.: - NÃO HÁ !
- Uma vez que o professor é o próprio avaliador, ele tem para si ( e perante seus alunos) a grande responsabilidade de que suas concepções sobre a educação reflitam no tipo de avaliação de aprendizagem praticada.
27. O que é avaliar no cotidiano Escolar?
Resp.: - O sujeito utiliza a educação em vários espaços-tempos, com os mais diversos sentidos, como a adequação de uma roupa para determinada ocasião e as propostas de governo de um candidato político.
28. Quais os objetivos da avaliação no espaço-tempo da escola?
Resp.: - A avaliação da aprendizagem, avaliação do nível de participação nas aulas, avaliação do compromisso com a relação de tarefas propostas, avaliação da assiduidade, avaliação das habilidades para realização de trabalhos coletivos, avaliação da auto-reflexão do estudante sobre seu próprio processo de aprendizagem, avaliação das necessidades da escola ( pessoal, infra-estrutura, política ), avaliação da prática docente de ensino e avaliação.
29. Como você conceituaria a avaliação progressiva?
Resp.: - A avaliação progressiva é um processo para o aluno desenvolver um aprendizado, mais um aprendizado que respeite o tempo do aluno. Neste caso a avaliação deixa de ser um instrumento de punição para ser um instrumento de avaliação desse processo.
Daí a importância do conhecimento das etapas de avaliação, para se fazer isso de forma integrada. Isto recebe o nome de avaliação Integradora, isto, porque ela une 3 ( três ) momentos:
1) o Início;
2) o Durante;
3) o Final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário