segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A V E R S Ã O A O S E X O



Repulsa ou Aversão ao Sexo
Repulsa ao sexo, medo, aversão, fobia sexual, suor, palpitação, sudorese, tremor, enjôo, falta de ar, traduzem uma plêiade de sintomas que fazem parte de um quadro mais avançado de disfunção do desejo sexual. Nessa situação, a mulher ou o homem não se mostram apenas indiferentes ao sexo, mas frente a ele, ou diante da possibilidade de vivê-lo, essas pessoas se mostram em graus variáveis de desconforto.



A aversão sexual faz a pessoa sentir um medo irracional de toda e qualquer situação erótica que a envolva. Obviamente, desta forma, é impossível ela vivenciar o prazer ainda que vença o estado inicial de pânico. E, mesmo assim, dificilmente, vai conseguir se comportar com certa naturalidade durante a relação sexual. Ela tem reações desagradáveis, como:
a. Sentir nojo do outro,
b. Suar de forma intensa,
c. Tremer,
d. Sentir falta de ar.
A aversão ao sexo trata-se de um quadro psiquiátrico digno de tratamento à base de remédios e terapia.
Na fobia, principalmente a mulher, reage com desconforto a simples menção de um beijo, e tem até nojo.



Na nossa sociedade, o homem ainda associa o simples ato de beijar à vontade de ter relações e isso faz com que a mulher apavore mais, evitando esse contato.
Podem ser inúmeras as causas da fobia sexual. Entre as mais freqüentes, estão :
a. Episódios de violência sexual e/ou experiências traumáticas;
b. Conflitos conjugais, quando, por exemplo, existe uma terceira pessoa, e uma educação restritiva e/ou que passa idéias erradas a respeito de sexo.
Mas, algumas vezes é difícil identificar de forma clara uma dessas causas.

Descompasso Sexual
Além dessas causas, acrescenta-se o descompasso sexual e a falta de desejo de um deles, geralmente a mulher, com a prática do sexo apenas para satisfazê-lo. No descompasso, o homem ou a mulher podem não ter a mesma necessidade de sexo e aquele que não sente tanto desejo assim acaba cedendo. Em ambos os casos, a pessoa faz sexo só para agradar o (a) outro (a). Com medo de perdê-lo, a mulher se submete ao sexo sem saber que ela acaba entrando em um quadro mais grave de distúrbio do desejo sexual, que é a fobia ou aversão sexual. Observa-se que as mulheres jovens, ao contrário daquelas de geração mais antiga, quando “aceitam” fazer sexo sem vontade, em pouco tempo evoluem para a aversão.
Também há homens com esse problema (aversão sexual). Existe caso em que o homem chegou a fugir do apartamento correndo para não ter relações sexuais demandadas de maneira brusca pela mulher. Ele, simplesmente, entrou em pânico diante da possibilidade. Inconscientemente, alguns homens podem até agredir a mulher em uma reação da fobia sexual. Está tão tenso, que não percebe a força da contratura muscular na hora de empurrar a mulher que o está assediando.
Hoje, alguns os especialistas chegaram a conclusão de que este tipo de problema deve ser tratado com psicoterapia sexual e também medicamentos, como antidepressivos específicos. Nesse período, o médico estimula a descoberta do corpo dela e do outro, mas sem a genitalização, ou seja, a relação sexual convencional tem de ser proibida.
No caso de descompasso sexual, em que um sente mais desejo e deseja mais sexo do que o outro, o caminho é a conversa aberta entre o casal. Tudo é uma questão de negociação. Se ele quer ter cinco relações sexuais por semana e ela três, por que não fecham em quatro, por exemplo? O que não dá, é fazer sem vontade, pois agindo assim, pode se evoluir para a fobia sexual.
Todo este processo Gera uma Polêmica
Os parceiros das mulheres com aversão ao sexo, normalmente procuram o prazer fora do casamento ou da relação.

E em muitos casos, a mulher aceita esta situação de infidelidade, sempre e quando isso implica que tenha paz, sexualmente.

Também pode ser o homem que tenha aversão ao sexo, mas é muito menos frequente.

Casos há, de vidas em comum com dezenas de anos e cuja actividade sexual foi ou é escassa e de má “qualidade”.

Normalmente é a mulher que sente a repulsa para a prática rotineira de sexo.

Não havendo sequer a probabilidade de existirem pensamentos quanto a outros tipos de sexo, anal, oral, etc.

Isso leva invariavelmente a que o homem procure uma amante, colocando a mulher num dilema terrível.

Ou aceita a situação de infidelidade e sabe que ele tem uma relação sexual satisfatória e deixa-a em paz, no que se refere ao sexo, ou tem que procurar ajuda médica, que é sempre preciosa, se ainda lhe resta algum amor próprio ao aceitar essa infidelidade que devia ser de repulsa.





Geralmente a pessoa com repulsa por sexo não tem desejos de modificar a situação.

É muito difícil que a aversão esmoreça ou desapareça.

Resta acrescentar que a aversão ao sexo também surge nos homens e mulheres jovens, ainda que penses que este problema é próprio de gerações retrógradas e antigas.

Para melhor entendimento, reflita através das questões:
a. Que experiência você tem no que se refere à aversão ao sexo?

b. Consegues entender a aversão ao sexo ?

c. que opinião coce tem sobre a aversão ao sexo?

d. Você tem conhecimento de algum caso de aversão ao sexo ?

e. Alguma vez tiveste conhecimento desse esses problema numa relação de par ou casal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário