quinta-feira, 18 de março de 2010

CICLO MENSTRUAL E SEUS DESCONFORTOS



Introdução

MenstruaçãoA menstruação é a limpeza das paredes internas do útero, quando não há fecundação.

Esta limpeza é necessária para que o processo comece novamente.

Entendendo ciclo menstrual, ovulação e dias férteis para a tabelinha

Conhecer o ciclo menstrual, e alterações no corpo que acontecem nesse período, são pontos-chave para ajudar a mulher a planejar a gravidez, ou evitá-la, e utilizar o método anticoncepcional da tabelinha. Durante o ciclo menstrual, que tem em média 28 dias, há duas partes: antes e depois da ovulação.

Dia 1 do ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação.


* Geralmente pelo dia 7 o ovo começa a ser preparado para fertilização pelo esperma.


* Entre os dias 7 e 11 o revestimento do útero começa a ficar mais espesso, esperando que o ovo fertilizado seja implantado nele.


* Por volta do dia 14 (em um ciclo menstrual de 28 dias), hormônios fazem com que o ovo seja liberado em um processo chamado ovulação. O ovo viaja pelo tubo de falópio até o útero. Se o esperma fertilizar o ovo, ele se fixará no revestimento do útero e acontecerá a gravidez.


* Por volta do dia 25 os níveis de hormônios caem e se não ocorrer a gravidez a revestimento extra do útero será eliminado pela menstruação.

A primeira parte do ciclo menstrual é diferente em cada mulher, e até pode variar na mesma pessoa de mês para mês, indo de 13 a 20 dias. Essa é a parte mais importante do ciclo para conhecer e para o método anticoncepcional da tabelinha, uma vez que ovulação e gravidez podem ocorrer. Após 14 a 16 dias da ovulação toda mulher que não engravidou terá menstruação, a não ser que tenha problema de saúde que afete isso.

Ciclo menstrual, Menstruação Irregular e Período Fértil

01. O que é ciclo menstrual?

O ciclo menstrual representa mudanças fisiológicas recorrentes relacionadas ao sistema reprodutivo, que ocorrem em mulheres em idade reprodutiva. O ciclo menstrual fica sob controle do sistema hormonal e é necessário para a reprodução. Conta-se o ciclo menstrual desde o primeiro dia de menstruação, uma vez que o sangramento da menstruação corresponde de perto ao ciclo hormonal.

O ciclo menstrual pode ser dividido em várias fases, e a duração de cada fase difere de mulher para mulher e de ciclo para ciclo.

Nome da fase

Dias no ciclo

Fase de menstruação

dias 1a 4

Fase folicular

dias 5 a 13

Ovulação*

dia 14

Fase luteal

dias 15 a 26

Fase isquêmica

dias 27 a 28

* Na verdade a ovulação não é uma fase, mas um evento dividindo fases.

02. O ciclo menstrual


Durante a fase folicular o revestimento do útero fica mais espesso, estimulado ao aumentar gradualmente as quantidades de estrogênio. Os folículos no ovário começam a desenvolver sob a influência de hormônios e depois de vários dias um folículo (ou ocasionalmente dois) fica dominante. Os folículos não-dominantes atrofiam e morrem. Então, o folículo dominante libera um ovo em um evento chamado ovulação. Se o ovo não for fertilizado por espermatozóide em até 1 dia após a ovulação ele morrerá e será absorvido pelo corpo da mulher. Depois da ovulação, durante a fase luteal, os restos do folículo dominante no ovário transforma-se com corpo lúteo, o qual tem como função principal produzir grandes quantidades de progesterona. Sobe a influência da progesterona, o endométrio (revestimento do útero) muda para se preparar a uma possível implantação do embrião. Se a implantação do embrião não ocorrer dentro de aproximadamente duas semanas, o corpo lúteo morrerá causando queda brusca nos níveis de progesterona e estrogênio (fase isquêmica ou pré-menstrual). Essa queda nos níveis hormonais faz com que o útero elimine seu revestimento em um processo chamado menstruação.

03. Ciclo menstrual irregular e outras anormalidades da menstruação



a. Anovulação
Aparentemente o fluxo menstrual normal durante a menstruação pode ocorrer sem a ovulação precedendo. Em algumas mulheres o desenvolvimento folicular pode começar mas não se completar, apesar disso estrogênio formará e estimulará o revestimento do útero. A menstruação anovulatória resulta em um endométrio bem espesso causado pelos níveis de estrogênio prolongadamente altos. O sangramento anovulatório pode ocorrer me base regular, mas geralmente acontece com freqüência irregular. Menstruação anovulatória acontece mais comumente antes da menopausa e em mulheres com a síndrome do ovário policístico.

b. Sangramento irregular da menstruação
Sangramento excessivo na menstruação, definido pela quantidade de sangue superior a 80 ml, é chamado de hipermenorréia ou menorragia. Já a pouca quantidade de sangue na menstruação (menos de 10 ml) é chamada de hipomenorréia. Menstruação prolongada (metorragia) não mostra um padrão de intervalos claro do ciclo. Todas as irregularidades no sangramento da menstruação precisam de atenção médica, pois podem indicar desequilíbrio hormonal, fibróide uterina ou outros problemas.



c. Duração do ciclo menstrual irregular
O termo médico para ciclo menstrual que dure 21 dias ou menos é polimenorréia, e para ciclo excedendo 35 dias é oligomenorréia, ou amenorréia se exceder 180 dias. Amenorréia refere-se à falta prolongada de menstruação durante os anos reprodutivos da mulher. Mulheres com muito pouca gordura corporal podem sofrer de amenorréia.


Menstruação irregular




A menstruação irregular ou distúrbio da ovulação é caracterizado por ciclos menstruais que não seguem um rítmo semelhante todos os meses, dificultando a detecção do periodo fértil e da concepção.

Em geral os ciclos menstruais variam entre 21 a 40 dias e o ciclo mais regular seria aquele de exatamente 28 dias, e são regulados por uma interação sensível e complexa entre os hormônios sintetizados pela hipófise e os hormônios sexuais produzidos pelos ovarianos.

Quando uma mulher menstrua irregularmente ou não mestrua, a causa deve ser conhecida antes de iniciar algum tipo tratamento para estimular a ovulação, e a monitorização da quantidade de hormônio produzido pelos ovários, o hormônio luteinizante e a progesterona, é importante para se administrar medicação na dose ideal para que o controle hormonal possibilite a ovulação e regule a menstruação.

Mas é importante ter a consciência de que é natural que os intervalos entre os períodos menstruais sejam mais longos nos anos imediatamente posteriores à primeira menstruação, assim como nos anos anteriores à menopausa.

04. Período fértil




A duração do ciclo menstrual pode variar bastante, entretanto a fase luteal quase sempre tem a mesma duração para cada mulher. Algumas mulheres têm a fase luteal de 10 dias, outras de 16 dias, enquanto que a média é de 14 dias. A vida normal do espermatozóide dentro da mulher varia de 1 a 5 dias. O período mais fértil, ou seja aquele no qual há maior probabilidade de gravidez, compreende de 5 dias antes até 1-2 dias após a ovulação. Em um ciclo de 18 dias e 14 dias de fase luteal, isso corresponde ao começo da terceira semana do ciclo. Pessoas que querem usar o método anticoncepcional da tabelinha devem estar cientes de que o dia da ovulação pode variar, o que diminui a eficácia desse método. Para mulheres que querem engravidar, o período mais fértil ocorre entre 19 a 10 dias antes do dia esperado para a menstruação.

05. O que fazer em caso de menstruação irregular

Quando a menstruação é irregular, além de ser muito desconfortável que ela chegue de surpresa, fica difícil calcular seu período fértil e tomar algum tipo de prevenção.

A irregularidade da menstruação por vezes se dá mais em adolescentes que não estão com seu ciclo definido ainda, por isso, para as meninas que decidem iniciar sua vida sexual cedo, é necessário mais que uma simples camisinha para a prevenção, as únicas coisas seguras em caso de ciclo menstrual que apresenta irregularidade é o uso de injeção ou pílulas, mas nesse caso, antes de fazer uso de qualquer um dos dois, é importnte consultar um médico.

Outros fatores que apresentam muito desconfortos e cólicas fortes são o sangramento irregular na menstruação, que é excessivo, e também a duração irregular do ciclo menstrual, aquela menstruação que chega, mas não tem dia para acabar. Nesses casos, independente da idade ou de vida sexual ativa ou não, é preciso procurar um médico e pedir uma orientação, e se preciso, fazer uso de medicamentos, afinal, eles serão de ajuda para regularizar o seu ciclo menstrual e te proporcionar mais tranqüilidade durante um período, pois você saberá exatamente quando vai chegar a sua menstruação, e não a receberá de surpresa, além de ser também uma questão de saúde ter o ciclo menstrual regulado.

Mas lembre-se, nunca se automedique, isso pode levar a agravar o problema ou ainda causar outros. Por isso, para maiores esclarecimentos ou mesmo a resolução de algum problema que você possa estar tendo com o seu ciclo menstrual, procure um médico.

06. Como resolver o caso da menstruação irregular




As meninas quando chegam perto dos 12 anos ou até antes tudo já começa a mudar seu comportamento, seu corpo, modo de pensar, de falar enfim passam por grandes mudanças e acaba sendo muito difícil essa fase na qual os pais, parentes devem ter muita paciência para ensinar a fazer tudo certinho e não ficar cheia de duvidas.

Isso é muito comum sendo que as pessoas acabam não explicando realmente ao certo o que irá acontecer com a adolescente o que irá mudar em sua vida a partir de sua primeira menstruação, os cuidados que deve ter enfim tudo o que ela precisa saber.

A menstruação irregular não é nada fora no normal, mas que deve ter cuidado sendo que se for muito frequente deve estar indo ao médico que irá receitar um remédio anticoncepcional que ajuda a regular a menstruação e ainda se sente muitas cólicas esse remédio acaba com elas. Se ao vir para você normal, mas sendo irregular cada mês vem um dia, ou fica meses sem vir é normal, mas depende muito se você notar algumas mudanças na menstruação e vir algo anormal ou se ficar muitos meses sem vir o que deve fazer é recorrer a um ginecologista, ele ajudará a resolver esse problema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário