domingo, 13 de março de 2011

Esquema de Hepatite B em Situações Especiais

Como existe inúmeras dúvidas sobre Esquema vacinal para Hepatite B, deixo o artigo abaixo, com a finalidade de diminuir estas dúvidas ou mesmo saná-las.

Esquema de Hepatite B em situações especiais:


- Recém-nascidos de mães HbsAg+:

O esquema é de 3 doses. A aplicação da vacina é fundamental, o mais precocemente possível, idealmente nas primeiras horas de vida. Nestes casos também é necessário a aplicação de imunoglobulina humana anti-hepatite B.


- Prematuros (menos de 33 semanas) ou baixo peso (menos de 2000g):

Quando a primeira dose for feita ao nascer (nas primeiras 24 horas de vida) recomenda-se o esquema de 0, 1, 2 e 6 meses. Se a primeira dose for administrada com mais de quatro semanas de idade, o esquema a ser adotado é o habitual de três doses (ex. 1, 2 e 6 meses de idade).

- Hemofílico e Talassemico:

O esquema é o habitual (0, 1 e 6 meses) com volume de acordo com a faixa etária.


- Renal crônico:

Esquema vacinal de 0, 1, 2, 12 meses.
Dose: - Menor de 20 anos administrar 1,0 ml (20 mcg)
- Idade igual ou maior de 20 anos: administrar 2,0 ml (40mcg).


Realizar sorologia pelo menos uma vez a cada 12 meses e aplicar uma dose de reforço quando a concentração for menor que 10mUI. Registrar os reforços como 4ª dose.


- Infectados pelo vírus HIV:

O esquema é 0, 1, 2, 6 e 12 meses. Dose dobrada, igual ao renal crônico.


- RN de mães infectadas pelo HIV:

Iniciar esquema ao nascer (0, 1 e 6) com dose de rotina de 0,5 ml, se o diagnóstico de infecção for confirmado, as doses subsequentes serão aplicadas com 1,0 ml (20mcg). Caso o esquema já tenha sido completado com três doses, aplicar a 4ª dose de 6 a 12 meses após a 3ª dose.


Doses Recomendadas das Vacinas contra Hepatit B

Indicação

Engerix (GSK)

Dosagem

Recombivax (Merck)

Dosagem

Recém-nascidos

Pediátrica

0,5 ml / 10 mg

Pediátrica

0,5 ml / 5 mg

Crianças e adolescentes

Pediátrica

0,5 ml / 10 mg

Pediátrica

0,5 ml / 5 mg

. 20 anos

Ø

Adulta

1,0 ml / 20 mg

Adulta

1,0 ml / 10 mg

Em diálise ou imunocomprometidos

Adulta

2,0 ml / 40 mg

Adulta

4,0 ml / 40 mg


ATENÇÃO :


A vacina é indicada em todas as crianças e adolescentes até 24 anos. Entre adultos, deve ser utilizada em pessoas de alto risco (trabalhadores da área da saúde, homossexuais, usuários de drogas endovenosas e outros). A vacina está disponível gratuitamente na rede pública de saúde.

Gravidez, amamentação e uso de antibióticos não contra-indicam a vacinação.

Não são recomendadas "doses de reforço" para a vacina contra a hepatite B, pois mesmo que o nível de anticorpos desapareça com o tempo, há memória imunológica duradoura e rápida produção de anticorpos quando há contato com o vírus. Por esse motivo, não recomenda-se a realização de sorologia após a vacinação, a não ser em casos especiais (recém nascidos de mãe com hepatite B, imunodeficientes, nefropatas em diálise, parceiros sexuais de portadores e profissionais da saúde com contato com sangue contaminado). Nesses casos, se a sorologia demonstrou ausência de resposta à vacinação (sem títulos protetores de anti-HBs), é possível a realização de uma segunda série, com eficácia de cerca de 50%.

As reações adversas mais comuns são leves:

a. com dor (3%),

b. enduração (quase 10%) locais,

c. febre (0,2 a 1,0%),

aparecendo no primeiro dia após a vacinação. Reação grave, anafilática, ocorre apenas em 1 a cada 600.000 casos no Brasil, de 30 minutos até 2 horas após a aplicação.


3 comentários:

  1. Este blog precisa ser mais divulgado,é muito rico e útil.Estou levando o link.abçs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!
    Conto com a sua ajuda.
    Volte sempore !

    ResponderExcluir
  3. Ei Tony! Obrigado por essa paz de informação que você compartilhou sobre o Dr. Iyabiye sobre a cura da hepatite, ele é de fato uma bênção, entrei em contato com ele e me curei depois de aplicar seu tratamento. Ele me enviou o medicamento através do serviço de correio DHL foi fácil para mim e eu tomei o remédio por 4 semanas e fui para o hospital depois para um teste e foi negativo. Eu vim até aqui para lhe dizer que você está certo sobre a medicação dele, está tudo bem comigo agora. Muito obrigado. Apenas no caso de alguém lá fora, que vai gostar de alcançá-lo, aqui está o seu contato: iyabiyehealinghome@gmail.com Call / Whatsapp: +2348072229413

    ResponderExcluir