sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O Que é Chia ? Qual a sua função Alimentar ?


O que é Chia ?


Parecem sementes de papoila, mas são na realidade sementes de chia (salvia hispanica L.), umas sementes pequeninas pretas, brancas ou acinzentadas, considerado por muitos especialistas em nutrição um superalimento da natureza.
São encontradas em países como o México, Argentina, Bolívia, Guatemala, Peru e Colômbia.

Durante muitos séculos, as sementes de chia foram um componente importante da alimentação dos aztecas e maias. Ainda actualmente, no México, costuma dizer-se que uma colher de sementes de chia é o suficiente para sustentar uma pessoa durante um dia. O valor desta sementes é tal que chegaram a ser usadas pelos aztecas como moeda de troca.

Não é também por acaso que chia é a palavra maia que significa “força”, por isso estas sementes, cultivadas pelo menos desde 2600 a.C, são hoje consideradas um superalimento.


Chia é a semente que elimina gordura

Chia existe nas versões em grãos, farinha e óleo; tem efeito superior ao da linhaça no papel de combater a fome e desintoxicar o organismo.





O que é

Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.

Composição


Entre os principais componentes está o ômega 3 - em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.

Ajuda a perder peso porque...



       A Chia ajuda a perder peso porque age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento,a causa saciedade: "suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago.
       Diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores",o combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro.
       Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite" e a desintoxicaçâo "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".
      A Chia é pequena no tamanho, mas grande em nutrição. Cem gramas de semente de chia, o que equivalente a sete colheres de sopa, tem o dobro de potássio de duas bananas grandes, vinte vezes mais magnésio do que cem gramas de brócolis, cinco vezes mais cálcio do que meia xícara de leite integral.
 


· Causa saciedade: "suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores".
· Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite".
· Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".

 Outros benefícios


Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

 

 

INDICAÇÃO:
 
a.  Perda de peso promovendo a saciedade, 
b.  ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite e a desintoxicação, 
c.  regulando o trânsito intestinal e limpando o organismo. 
 
        A chia colabora também na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo. 
 
       Pessoas que tem prisão de ventre podem utilizar a chia para melhorar o funcionamento e quem está com o intestino mais solto pode utilizar para regularizar o fluxo.

 

Contraindicações


Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada na matéria.


 

Como consumir?


Pode ser encontrada de três formas - in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).

 

MODO DE PREPARO:
 
        A chia pode ser consumida pura. Bastam duas colheres de sopa por dia, meia hora antes do almoço e outra meia hora antes do jantar, com um copo de água.Também pode ser usada em várias receitas, como pães e bolos.
        Pode ser consumida também misturada a frutas e iogurtes.

 

5 comentários:

  1. Eu quero saber como eu fico sabendo que estou comprando um produto original, porque as vezes a gente compra o produto falso. Estou precisando muito desse produto estou engordando muito e meu colesterol não está bom, espero receber uma resposta muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marissol
      Para sua segurança compre produtos naturais em casas especializadas.
      Nos lugares que tu compra Proteina de Soja, Gergelim e outras semenstes e farinhas especias os grãos vendidos lá são os verdadeiros.
      Consumo produtos naturais, junto com minha dieta normal a anos e sei que nestas casas estes produtos não são falsificados.
      O que não podemos dizer da maioria dos produtos vendidos nas ruas por camelôs, alguns destes são sim falsos.
      Espero ter ajudado.
      Elisabeth Lorena Alves

      Excluir
    2. O ideal e seguro é que você procure comprar produtos em casas especializadas e registradas. Evite comprar em lugares duvidosos, lugares que não tenha registro nem ponto fixo.

      Excluir
  2. nossa, que fascinante, nunca imaginei que iria ter umas dessas coisas

    ResponderExcluir
  3. Informação muito importante! Muito obrigada.

    ResponderExcluir