segunda-feira, 25 de junho de 2012

ARTROSE


Não há cura para a artrose, que é uma doença que atinge 15 milhões de brasileiros.
Mas é possível controlar seu avanço.

A OSTEOARTROSE, OSTEOARTRITE ou ARTROSE é a doença relacionada com a lesão degenerativa (desgaste) da  cartilagem  articular. A articulação é a parte do corpo que liga dois ossos e permite a realização de movimentos. As superfícies dos dois ossos que se aproximam são revestidas pela cartilagem articular, cuja função é evitar o atrito de um osso contra o outro e amortecer o impacto produzido pelo movimento ou pelo esforço, facilitando o deslizamento das extremidades ósseas. 



                     


 
   À  ARTROSE,  que era uma doença associada à velhice, começa a mudar de perfil.


    Hoje em dia, é cada vez mais comum a presença de pacientes ao redor dos 45 a 50 anos que reclamam de dores nas articulações, e não apenas a partir dos 65 ou 70 anos, como acontecia até pouco tempo atrás.  Isto se deve aos maus hábitos da vida moderna. Obesidade, sedentarismo, exercícios de alto impacto sem orientação adequada e movimentos repetitivos aceleram o processo de desgaste das cartilagens articulares, o que, no estágio mais avançado da artrose, pode levar à destruição total da articulação e provocar deformidades e dores terríveis.
   Só no Brasil calcula-se que haja atualmente 15 milhões de doentes – a estimativa é que, em duas décadas, esse número dobre. A boa notícia é que o mercado brasileiro acaba de ganhar um medicamento mais eficiente no combate à artrose.
O remédio faz  associação de duas substâncias que contribuem fortemente para a reconstituição de cartilagens: os sulfatos de glicosamina e de condroitina.
Essas substâncias (glicosamina e de condroitina ) são essenciais para a renovação das cartilagens e para manter a sua elasticida de e resistência. Ao aumentar a oferta de glicosamina e condroitina no organismo, o novo remédio promete baixar o ritmo de progressão da doença.
"A glicosamina é analgésica e protege a cartilagem. Ela ajuda a melhorar a qualidade do líquido Sinovial, que a nutre a cartilagem  e a mantém viva. A condroitina tem ação antiinflamatória".
 O uso combinado dessas duas substâncias já era usado no Brasil á mais de dez anos, mas sempre obtidos por meio de farmácias de manipulação. A combinação das substâncias revelou-se eficiente também no combate à dor.
 Os benefícios não são imediatos. "Geralmente, os efeitos podem demorar de 06 (seis) a 08 (oito) semanas para aparecer". A vantagem do novo medicamento, é a possibilidade de "diminuir ou até frear o processo de degeneração". 




  A artrose não é uma doença que aparece somente na terceira idade, mais também é verdade que a incidência maior acontece após os 70 anos, mas também há jovens com dores nas "juntas" e dificuldades de movimentos relacionados às inflamações nessas cartilagens. 
  As articulações mais atingidas pela doença são as dos joelhos, mãos, quadris e coluna.
 Como é notório a  obesidade e práticas esportivas que exigem demasiadamente das articulações, como futebol e atletismo, podem acelerar a ocorrência da enfermidade em jovens e adultos.  Segundo a OMS, a artrose atinge cerca de 10% da população mundial, e a incidência aumenta com o passar da idade. Em pessoas com mais de 70 anos, a evidência da doença chega a 85%, sendo que metade delas não sente dores.
 No Brasil, a combinação medicamentosa, é vendido sob dois nomes comerciais, Artrolive, e Condroflex.  
 
   Após o diagnóstico feito pelo médico, hoje em dia  pode-se controlar a doença com um dos novos medicamentos, dieta para perder peso e exercícios físicos para manter a saúde das articulações. 



ATENÇÃO:


      Lembre-se: que não se deve tomar qualquer medicamento sem indicação médica.
   É importantíssimo a consulta médica para  iniciar  tratamento com qualquer substância medicamentosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário