quinta-feira, 4 de junho de 2015

04 DE JUNHO DIA DE CORPUS CHRIST

  FESTA DE Corpus Christi


   UM MOMENTO DE FÉ !


VEJA A PROCISSÃO  DE  CORPUS CHRISTI   EM 
SÃO GONÇALO :



01.   O que é Corpus Christi ?

 

--   Corpus Christi significa Corpo de Cristo.

  É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem
por objetivo   celebrar  o mistério da eucaristia, o sacramento  do corpo e do sangue de Jesus
Cristo.
    A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

02.    Origem do Corpus Christi




  A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.


03.   A  TRADIÇÃO



A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

04.   A   PROCISSÃO





  A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.



05.   Maior tapete de Corpus Christi da América Latina é confeccionado em São Gonçalo, no Rio de Janeiro.




    Um quilômetro e meio de dedicação e zelo em cada contorno dos desenhos. O tamanho e os detalhes representam o amor dos fiéis a Jesus Eucarístico.
    A confecção do tapete de Corpus Christi, no município de São Gonçalo, é realizada desde 1995. Atualmente, o tapete da cidade é o maior da América Latina e cerca de 50 toneladas de sal são utilizadas. A preparação dos 240 tapetes sempre começa na noite anterior, quando fiéis das diversas pastorais, movimentos e associações da Arquidiocese de Niterói se unem para prestar suas homenagens a Jesus Eucarístico. O evento faz parte do patrimônio público, cultural e religioso do município de São Gonçalo.



   A confecção do tapete em São Gonçalo começou a obra por volta das 20h de quarta-feira (3). A obra, com um quilômetro e meio de extensão, precisou de mais de 50 toneladas de sal, além de pó de café e mais de 200 sacos de serragem. O tapete formado por 241 quadros ao longo da Rua Nilo Peçanha é Patrimônio Público Cultural e Religioso do Município.


 OBSERVAÇÃO:

     Esse ano a festa superou as expectativas, além do maravilhoso trabalho de arte  esculpido  na  principal rua que corta o centro de São Gonçalo, a presença da população prestigiando a festa foi marcante.


VEJA  AS  FOTOS :



Nenhum comentário:

Postar um comentário