sábado, 12 de janeiro de 2019

SOBRE ECOSSISTEMA


 NAVEGANDO ENCONTREI ESTE TEXTO, CUJO O AUTOR E O ENDEREÇO ELETRÔNICO NÃO ME RECORDO, MAIS É MUITO INTERESSANTE COM REFERÊNCIA AO ECOSSISTEMA.
    POR ACHAR INTERESSANTE RESOLVI DEIXAR NESSE ESPAÇO, QUE CONSIDERO DE CONHECIMENTO GERAL E NÃO TEM FINS LUCRATIVOS.

    

                                 Ecossistema

 Observa-se que existem várias definições sobre ecossistema.
Vamos ver algumas.

1.   O ecossistema é definido como um sistema aberto que inclui, em uma certa área, todos os fatores físicos e biológicos do ambiente e as suas interações.

2.  O ecossistema ainda pode ser conceituado como uma unidade funcional, que inclui, ao mesmo tempo, os seres vivos e o meio físico e biológico onde vivem, com todas as interações recíprocas entre o meio e os organismo"(Dajoz, 1973).

3.  O ecossistema pode ser conceituado como um "... sistema resultante da integração de todos fatores vivos e não vivos do ambiente" (Tasley, citado por Branco e Rocha, 1987, 20), ou seja, "... qualquer unidade que inclua todos os organismos de uma determinada área interagindo com o meio físico de forma tal a originar um fluxo de energia definindo claramente uma estrutura trófica, uma diversidade biológica e um ciclo de matérias (intercâmbio de matéria entre partes vivas e não vivas) ..." (Odum, citado por Branco e Rocha, 1987, 20).

  Como se pode observar, estes autores definem os elementos componentes do ecossistema - os elementos vivos e não vivos em interações.
    Definem a natureza destas interações ou seja: o fluxos de energia e informações entre organismos e meio físico.
   
     Como se sabe, hoje em dia: "Os vegetais , animais e microorganismo que vivem numa região e constituem uma comunidade biológica estão ligados entre si por uma intrincada rede de relações que inclui o ambiente físico em que existem estes organismo. Estes componentes físicos e biológicos interdependentes formam o ecossistema". (Ehrlich & Ehrlich, 1974).
     “O espaço limitado onde a ciclagem de recursos através de um ou vários níveis tróficos é feita por agentes mais ou menos fixos, utilizado simultânea e sucessivamente processos mutuamente compatíveis que geram produtos utilizáveis a curto ou longo prazo" (Dansereau, 1978).

      "É um sistema aberto integrado por todos os organismos vivos e os elementos não viventes de um setor ambiental definido no tempo e no espaço, cujas propriedades globais de funcionamento e auto-regulação derivam das relações entre todos os seus componentes, tanto pertencentes ao ecossistemas naturais , quanto aos criados ou modificados pelo homem" (Hurtubia, 1980).

"Sistema integrado e auto funcionamento que consiste em interações de elementos biótipos e abioticos; seu tamanho pode variar consideravelmente"(USDT, 1980).

      Compreende a comunidade total de organismo, junto com o ambiente físico e químico no qual vivem se denomina ecossistema, que é unidade funcional da ecologia (Beron, 1981).

     Como se pode observar existem conceitos mais complexos e outros mais simples. Como elemento comum, os conceitos referem-se às relações estabelecidas entre todos os seres vivos (incluindo o Homem), denominados elementos bióticos, e os elementos abióticos (não tem vida). Estas relações resultam na alteração, pelo Homem, principalmente, do ambiente físico, natural assim como o ambiente construído.

       O que se tem a ressaltar é que nos ecossistemas que abrangem aglomerações de população e atividades humanas (ecossistema urbano) a energia e as matérias necessárias a seu desenvolvimento provem predominantemente do seu exterior.
      
       Com isso, o desenvolvimento destes ecossistemas tem como limite apenas a disponibilidade de recursos naturais que não podem ser importados, como o ar, a água, o solo, o silêncio, cujo esgotamento pode impor limites a seu desenvolvimento. As relações dos homens de apropriação e uso destes elementos da natureza são relações constitutivas do ambiente urbano.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário