sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

DENGUE OU chikungunya

O Verão esta chegando e com êle as

Doenças



Agronôma que viajou à Índia é uma das pessoas que contraíram novo vírus do mosquito da dengue

Uma moradora de Tanabi, em São Paulo, apresentou sintomas de um novo vírus transmitido pelo mosquito da dengue. Inni Márcia Nissida foi para a Índia a trabalho e antes de voltar ao Brasil começou a sentir fortes dores nas articulações. A agrônoma, de 25 anos, foi atendida em São Paulo e descobriu que estava com um novo vírus transmitido pelo mosquito aedes aegypti.

O vírus recebeu o nome de Chikungunya e foi descoberto na Tanzânia.

Em todo o Brasil, três pessoas foram infectadas: além de Tanabi, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.

De acordo com o Ministério da Saúde, os três pacientes contraíram a doença na Índia e na Indonésia.


Os sintomas são:

a. febre alta,

b. dores de cabeça,

c. dores nas articulações.


O contágio pode ocorrer em até 5 dias, mas as dores podem permanecer por até seis meses.

Para impedir que outras pessoas contraíssem a doença, a vigilância epidemiológica de Tanabi (SP) fez uma varredura pra eliminar larvas do vírus aedes aegipty em nove bairros em volta da casa da paciente.


Observação:


Chikungunya

Chikungunya (CHIKV) é um arbovírus, do gênero Alphavirus (Togaviridae), que é transmitido aos seres humanos por mosquitos do gênero Aedes. Até recentemente havia sido detectado somente na África, onde estava restrito a um ciclo silvestre (Jupp & Kemp 1996, Diallo et al. 1999), e na Ásia e na Índia onde sua transmissão era principalmente urbana, envolvendo os vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus. Casos da doença causada pelo vírus, a Febre Chikungunya, foram detectados no Brasil pela primeira vez em Agosto de 2010. O período de incubação do vírus é de 4 a 7 dias, e a doença, na maioria dos casos, é auto-limitante. A mortalidade em menores de um ano é de 0,4%, podendo ser mais elevada em indivíduos com patologias associadas. O nome Chikungunya, que significa "aqueles que se dobram", tem origem no Swahili, um dos idiomas oficiais da Tanzânia, onde foi documentada a primeira epidemia da doença, em 1953, e refere-se à aparência curvada dos pacientes, motivada pelas intensas dores articulares e musculares, característica da doença.


Onde foi detectado o vírus

Há casos da Febre Chikungunya relatados na:

a. Tailândia (em 1953),

b. Indonésia,

c. Taiwan,

d. Cingapura,

e. Malásia,

f. Sri Lanka,

g. Ilhas Maldivas,

h. Quênia (em 2004),

i. Comores (em 2005),

j. Mayotte,

k. Ilhas Seychelles,

l. Maurícias,

m. Reunião (2005-2006),

n. Índia (2006),


E, em menor intensidade, na:

1. Itália,

2. Martinica,

3. Guadalupe,

4. Guiana Francesa,

5. Estados Unidos

6. Brasil (em 2010).


Os casos confirmados no Brasil referem-se a dois pacientes do sexo masculino (de 41 e 55 anos, em São Paulo) que apresentaram os sintomas depois de uma viagem para Indonésia. A terceira paciente, uma paulista de 25 anos, esteve na Índia.


Um surto de CHIKV foi relatado em 2006 em Andhra Pradesh (India), mesma época em que casos alóctones foram relatados em diversos países europeus. A existência de grandes cidades densamente povoadas onde existam os insetos vetores da doença, bem como o aumento do número de viagens entre países e intercontinentais facilitam sobremaneira a disseminação do vírus.


Vetores e transmissão

A transmissão do vírus Chikungunya (CHIKV) é feita através da picada de insetos-vetores do gênero Aedes, principalmente pelo Aedes aegypti. O Aedes albopictus, à parte a sua predileção pelo ambiente silvestre, também é considerado vetor da doença. Embora a transmissão direta entre humanos não esteja demonstrada, há de se considerar a possibilidade da transmissão in utero da mãe para o feto.


Principais sintomas



Os sintomas da Febre Chikungunya são característicos de uma virose, e portanto, inespecíficos. Os sintomas iniciais são:

a. febre acima de 39º, de início repentino,

b. dores intensas nas articulações de pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos,

c. dores de cabeça,

d. dores musculares,

e. manchas vermelhas na pele.


O diagnóstico diferencial com a Febre Hemorrágica da Dengue é extremamente importante, razão pela qual, ao aparecimento dos sintomas é fundamental buscar socorro médico. É interessante ressaltar que, diferentemente da Dengue, por exemplo, doença viral transmitida pelos mesmo vetores, uma parte dos indivíduos infectados pode desenvolver a forma crônica da doença, com a permanência dos sintomas, que podem durar entre 6 meses e 1 ano. “Há casos de pacientes que não conseguem escrever”.


Tratamento


O tratamento é similar ao da dengue, com o uso de paracetamol, antiinflamatórios e até corticoides. O Ministério da Saúde aconselha a quem for viajar para África e sudeste da Ásia adotar medidas de prevenção, como uso de repelentes e mosquiteiros.


Período de Incubação


O vírus que causa a chikungunya tem período de incubação de 3 a 7 dias.


OBS:

Foram registrados surtos da doença, em 2004, no sudeste asiático e, em 2006, na Índia, onde foram infectadas 1,3 milhão de pessoas, sem nenhuma morte registrada.


Febre de chikungunya começa a ser monitorada no Brasil

O Ministério da Saúde anunciou nesta semana , o início da vigilância e do controle no Brasil dessa doença.

O monitoramento se faz necessário pois nos meses de agosto, outubro e setembro, os primeiros três casos da febre foram registrados no Brasil. Dois em São Paulo e um no Rio de Janeiro, todos em pacientes que foram infectados em países da Ásia (Índia e Indonésia).

O coordenador do Programa de Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, afirmou que não há circulação do vírus nas Américas. A circulação é verificada apenas em países da África e do sudeste asiático. Originária da África, a doença só é transmitida pelo mosquito e registra baixos índices de letalidade (menos de 1%).

De acordo com o governo, após identificados os casos no Brasil, foram tomadas medidas de prevenção e combate ao mosquito da dengue. Segundo o coordenador do Ministério da Saúde, a vigilância foi intensificada e estão sendo fornecidas informações às sociedades médicas e à rede pública de saúde. Essas ações de combate utilizam a estrutura de controle da dengue que já existe no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário