quinta-feira, 21 de abril de 2011

O QUE É SEMANA SANTA E PÁSCOA? O QUE FUNCIONA NESTE FERIADÃO?

Semana Santa e a Páscoa



O que é a Semana Santa

A Semana Santa é um período religioso do Cristianismo que celebra a Paixão - subida de Jesus Cristo ao Monte Calvário, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo para a salvação da humanidade; para o resgate desta das mãos do demônio, e a sua transferência para o mundo da luz, para a liberdade dos filhos de Deus. Quando os fiéis são batizados, aplica-se a cada um deles os efeitos redentores da Morte e Ressurreição de Cristo.

Observação:

A Semana Santa se inicia na quarta feira de Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre do domingo de ramos, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.

O que é a Páscoa

A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes.

Os eventos da
Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.

A palavra
Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir.

A última ceia partilhada por Jesus e pelos discípulos é considerada, geralmente, um “seder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos atermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros do Pesach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta festividade.

Os termos "Easter" (Ishtar) e "Ostern" (em inglês e alemão, respectivamente) parecem não ter qualquer relação etimológica com o Pesach(páscoa). As hipóteses mais aceitas relacionam os termos com Eostremonat, nome de um antigo mês germânico, ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera que era homenageada todos os anos, no mês de Eostremonat, de acordo com o historiador inglês do século VII, Beda.

Breve Sinopse sobre cada Dia Santo




Os dias da Semana Santa

01. Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a da entrada de Jesus em Jerusalém. Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. O Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os(discípulos). Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.

História A procissão do Domingo de Ramos surgiu depois que um grupo de cristãos da Etéria fez uma peregrinação a Jerusalém e, ao retornar, procedeu na sua região da mesma forma que havia feito nos lugares santos, lembrando os momentos da Semana Santa. O costume passou a ser utilizado gradualmente por outras igrejas e, ao final da Idade Média, foi incorporado aos ritos da Semana Santa.... O Rito A celebração do Domingo de Ramos começa em uma capela ou igreja afastada de onde será rezada a Missa. Os ramos que os fiéis levam consigo são abençoados pelo sacerdote. Então, este proclama o Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém, e inicia-se a procissão com algumas orações próprias da festa, rumo à igreja principal ou matriz. Em algumas cidades históricas como: Ouro Preto, Pirenópolis, Resende Costa e São João Del Rei, esta procissão é acompanhada de Banda de Música. Durante a procissão, os fiéis entoam a antífona: "Hosana ao Filho de Davi! Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Rei de Israel, Hosana nas alturas!" Ao chegar onde será celebrada a missa solene, a festa muda de caráter, passando a celebrar a Paixão de Cristo. É narrado o Evangelho da Paixão, e segue a Liturgia Eucarística como de costume. O sentido da festa do Domingo de Ramos tratar tanto da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, e depois recordar sua Paixão, é que essas duas datas estão intrinsicamente unidas. A Igreja recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como Rei pela multidão no Domingo, é cruficidado sob o pedido da mesma multidão na Sexta. Assim, o Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa, e também sua solene abertura

02. Segunda-Feira Santa

- é o segundo dia Onde o Nosso Jesus começa sua caminhada rumo ao calvário.. Rumo ao calvário.

03. Terça-Feira Santa

- É o terceiro dia da Semana Santa.Onde é celebrada, as sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria.

04. Quarta-Feira Santa

- É o quarto dia da Semana Santa. Encerra-se na Quarta-feira Santa o período quaresmal. Em algumas igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebra o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

05. Quinta-Feira da Ceia

- É o quinto dia da Semana Santa. Neste dia é relembrada especialmente a Última Ceia. É também celebrada a Missa de Lava-pés, onde se relembra o gesto de humildade que Jesus realizou lavando os pés dos seus doze discípulos e comendo com eles a ceia derradeira. É neste momento que Judas Iscariotes sai correndo e vai entregar Jesus por trinta moedas de prata. É nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e no amanhecer da Sexta-feira, açoitado e condenado. A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza desnudando os altares, quando é retirado todos os enfeites, toalhas, flores, velas, tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Neste dia cobre-se todas as imagens existentes no templo pois a igreja se inluta pela vespera da morte.

06. Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão

- É quando a Igreja recorda a Morte do Salvador. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e Adoração da Cruz.A recordação da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um padre, presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor vermelha.




07. Sábado Santo

- Também era chamado de Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo.

08. Domingo de Páscoa

- É o dia da ressurreição de Jesus, e as comemorações mais importantes do cristianismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus.

O que fecha no Feriadão de Páscoa no Rio de Janeiro

Os Fluminenses voltam a ter um descanso com o feriado prolongado da Páscoa.

Quem resolver ficar no Rio de Janeiro durante o feriadão deve ficar atento ao funcionamento dos principais serviços da cidade.


MENSAGENS DE PÁSCOA

Páscoa é ajudar mais gente a ser gente, é viver em constante libertação, é crer na vida que vence a morte.Páscoa é renascimento, é recomeço, é uma nova chance pra gente melhorar as coisas que não gostamos em nós. Para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho e vermos que hoje somos melhores do que fomos ontem.

Páscoa, momento de união, de parar para refletir, de ver a vida de diferente, de ver gente como a gente. Jesus morreu e ressuscitou para mostrar ao mundo o verdadeiro sentido da Vida.

A Páscoa não se resume a lembrar a morte e o sacrifício de Cristo, mas é também uma celebração de alegria e vitória pela sua ressurreição.

Para você na Páscoa. Que a alegria da ressureição de Cristo esteja em seu coração hoje e sempre.

Que, na Páscoa, nossa fé seja revigorada pela certeza de que Cristo ressuscitou e está entre nós!

Páscoa é dizer sim ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade.
Stela Maris Blandino


Veja se os principais serviços vão funcionar ou não :

01. Bancos


De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), as agências estarão fechadas para atendimento ao público na quinta (21) e na sexta-feira (22). As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem no período de 21 a 24 de abril poderão ser pagos no dia 25 sem incidência de multa.

A Febraban ainda lembra que os clientes podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos caixas eletrônicos ou correspondentes bancários.

02. Hospitais públicos


Os hospitais de emergência estaduais e municipais vão funcionar normalmente durante todo o feriado, assim como outras unidades de atendimento 24h.

03. Correios


As agências dos Correios ficarão fechadas de quinta a domingo, com exceção da unidade do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, que abre às 8h e fecha às 15h30.

04. Barcas


A concessionária Barcas S/A vai operar, entre os dias 21 e 24, com intervalos especiais. A linha Praça XV-Niterói-Praça XV terá intervalos de 30 minutos e as linhas de Charitas e de Cocotá não funcionarão. Já as viagens do trajeto Praça XV-Paquetá-Praça XV não sofrerão alterações. Nas linhas que atendem Angra dos Reis, Ilha Grande e Mangaratiba, viagens extras serão adicionadas. Confira todos os horários das partidas das embarcações em cada linha, no site das Barcas S/A.

05. Metrô


De quinta-feira (21) a domingo (24), o metrô vai funcionar das 7h às 23h, com transferência na estação Estácio, entre as Linhas 1 e 2. Os ônibus Metrô Na Superfície, que saem das estações Botafogo e Ipanema/General Osório em direção à Gávea, funcionarão no mesmo horário, das 7h às 23h. Na segunda (25), o metrô volta a operar de 5h à 0h, com a Linha 2 de Pavuna a Botafogo.

06. Trens


A SuperVia montou planejamento especial para o feriado. Na quinta-feira (21), quando está previsto um evento evangélico na Quinta da Boa Vista, a concessionária vai disponibilizar 11 trens extras, que serão alocados de acordo com a demanda de passageiros.

Na quinta, na sexta e no domingo, os trens vão operar com intervalos de 40 a 90 minutos. No sábado (23), os intervalos serão menores, de 20 a 60 minutos.

07. Rodoviária


Mais de 277 mil pessoas devem passar pela Rodoviária Novo Rio durante este feriado, segundo dados do Consórcio Novo Rio, responsável pela administração do terminal. De acordo com a empresa, o dia de maior movimento de saída do Rio será na quarta-feira (20), quando mais de 43 mil pessoas deverão sair da cidade pelo terminal. Para atender a população, mais de 9.100 ônibus serão disponibilizado, sendo 1.549 extras. Os destinos mais procurados são as regiões dos Lagos, Serrana, além de cidades de Minas Gerais e Espírito Santo.

08. Coleta de lixo


A Comlurb informou que as coletas de lixo domiciliar e seletivo serão normais durante o feriado. A limpeza em áreas públicas de maior circulação, como praças, parques, praias e ruas onde houver feiras livres, também será normal.

09. Feiras livres


Segundo a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop), as feiras livres vão funcionar normalmente em toda a cidade.


10. Shoppings


Quem deixar para comprar os ovos de páscoa durante o feriado vai poder aproveitar os horários de funcionamento especiais dos shoppings da cidade.



A. Na Zona Sul,:

Os shoppings Rio Sul e Botafogo Praia abrem às 15h e fecham às 21h na quinta, na sexta-feira e no domingo de Páscoa. No sábado, as lojas abrem às 10h e fecham às 22h. No Rio Plaza Shopping, o funcionamento será das 15h às 21h durante todos os dias do feriado, no entanto, no domingo, a abertura das lojas será facultativa.


B. Na Zona Norte:

O Tijuca Shopping vai funcionar das 15h às 21h na quinta, sexta e no domingo. No sábado, o estabelecimento funciona normalmente. O Norte Shopping tem horário especial na quinta e na sexta: abre às 15h e fecha às 21h. No sábado e no domingo o centro comercial funciona normalmente. O shopping Nova América funciona das 13h às 21h na quinta-feira e no domingo de Páscoa. Na sexta-feira e no sábado, as lojas abrem às 10h e fecham às 22h.


C. Na Zona Oeste:

O Barra Shopping funciona das 15h às 21h na quinta e no domingo de Páscoa. Na sexta e no sábado, o shopping abre às 10h e fecha às 22h. O Bangu Shopping abre a partir das 13h na quinta e na sexta-feira. No sábado e domingo, o shopping funciona normalmente. Em Campo Grande, o West Shopping funciona das 13h às 21h na quinta, sexta e domingo. No sábado, o estabelecimento abre normalmente.


D. Em Niterói:

O Plaza Shopping vai funcionar durante todo o feriado das 13h às 21h. Já no Bay Market, também em Niterói, as lojas abrem das 15h às 21h. Na Baixada Fluminense, o Shopping Grande Rio abre às 13h na quinta e na sexta-feira. No sábado, as lojas vão funcionar normalmente e no domingo o shopping funciona das 13h às 21h.

FONTE DA PESQUISA :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Semana_Santa

http://thepescador.blogspot.com/2009/03/semana-santa-pascoa-2009.html

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/04/veja-o-que-abre-e-o-que-fecha-no-feriadao-de-pascoa-no-rio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário