terça-feira, 28 de junho de 2011

COMO ESCOLHER UM BOM VINHO

Dicas para escolher um bom vinho

COMO ESCOLHER UM BOM VINHO

É a pergunta que se faz a si mesmo quando surge a ocasião de oferecer um jantar ou um almoço para os amigos ou parentes, então vem a dúvida de qual vinho escolher?

Apesar de não ser tão fácil escolher um bom vinho, também não nenhum bicho de sete cabeças.

Muitas pessoas têm a falsa idéia de que vinhos envelhecidos são os melhores, mas nem sempre isso é verdadeiro, já que há de se considerar que a safra tem um tempo certo para ser bebido, além de que o armazenamento que é essencial na maioria destes casos.

Você pode muito bem comprar um bom produto que seja acessível financeiramente e sem ter muito conhecimento. Há vários vinhos bons e baratos.

Ah, “Não sei dizer se este vinho é bom, pois não entendo nada de vinho”, é uma frase bem comum, porém por mais inexperiente que você seja, basta colocar uma taça de um bom vinho e uma de um ruim que você saberá qual é o melhor.

Vamos então as dicas para escolher um bom vinho:

1 – O preço pode ser um indicador da qualidade do vinho, você não precisa comprar o vinho mais caro, mas também não vai comprar o mais barato, principalmente em supermercados onde há produtos de boa e os de péssima qualidade, como feijão tipo A, B, C etc.

2 – Observe o líquido sob a luz, se o vinho branco estiver amarelado e o tinto muito acastanhado pode ser que esteja oxidado, uma característica de alteração pelo contato do líquido com o ar. Para reduzir a chance de comprar vinho oxidado, escolha locais com boa rotatividade de estoque.

3 – Compre vinho com menos de 4 anos, principalmente os brancos.

4 – Normalmente nos contra-rótulos das garrafas há sugestões dos pratos a serem servidos de acordo com sua característica. Uma norma usual recomenda os brancos para peixes, os tintos para carnes e os vinhos doces para sobremesas.

5 – Quando não conhecer a marca e o tipo, só compre uma garrafa, se aprovado você pode comprar mais, se não aprovado você não fica com um produto que não quer.

6 – Faça uma lista dos nomes dos que você gostou e também dos que não lhe agradaram para serem evitados. Imagine que um dia terá a tarefa de escolher um no restaurante, é só ler a carta que você lembrará dos que mais gosta.

7 – Dica dos amigos, ou matérias especializadas que existem em revistas, jornais e na própria Internet.

8 – Seja curioso, leia sobre o assunto, os tipos e uvas usadas etc. Quando mais você se informar, mais fácil vai ser para você escolher.

9 – Opte por comprar vinho em locais especializados, lá você poderá obter uma orientação muito melhor do que qualquer outro lugar.



10 – Participar de cursos de degustação, ou mesmo montar com amigos grupos de degustação, para experimentar vários vinhos, cotejando- os lado a lado.

11 – Não beba por beber, preste atenção nos mínimos detalhes, o aroma, a cor, o paladar, à medida que se bebe mais, e mais e se presta atenção, mais se consegue identificar a riqueza das sutis gamas de sabores e aromas de cada bebida. Para que serve isso? Apenas para uma coisa: amplificar o prazer. Para chegar a esse ponto, o melhor caminho é a prática.

12 – Experimentar. Você pode não saber como escolher o melhor vinho hoje, nem amanhã, mas a medida que você vai degustando e apreciando esta bebida tão especial, vai aprendendo, aos poucos, escolher o de seu gosto, e neste caso, só sua experiência pessoal irá lhe ajudar obter a bebida de sua preferência. É seu paladar, seu gosto, que dirá aquilo que o agrada, o tipo de vinho que prefere.

Isso não quer dizer que, uma vez experimentado um vinho que agrada, o bebedor vá ficar a vida inteira amarrado nele. A oferta hoje é tão variada que dificilmente alguém gosta somente de um tipo de vinho – a tendência é termos várias preferências.

Assim, o que é mais importante na escolha de um bom vinho é seu gosto.


APRENDA A ESCOLHER UM BOM VINHO

Poucos são aqueles que sabem identificar um vinho de qualidade.

Como escolher a melhor safra, aquele com o gosto mais compatível com o alimento a ser servido e o mais saboroso entre uma quantidade de milhares de tipos.

Vinho –

a. Como Comprar,

b. Escolher,

c. Degustar.

“Sem gastar uma fortuna, ou anos de estudo, há dezenas

de maneiras de melhorar sua experiência com os vinhos.

O vinho é uma bebida incrível, que se torna melhor

quanto mais você a conhece”.

Há dicas que devem ser avaliadas no ato da compra feita em um supermercado ou em adegas.



No primeiro caso, explica-se que as vantagens de compra são os preços competitivos e a organização simples. “(Nesses locais) O que ganhará no preço provavelmente vai perder em variedade e interesse”,.

Além disso, geralmente não são estabelecimentos com pessoas experts no assunto que poderão tirar qualquer dúvida sobre o produto. Em lojas especializadas, além de não passar esses problemas, ainda há a opção de degustar, o que faz toda diferença.

O segundo passo é entender os rótulos das garrafas, cuja informação mais importante é acerca do produtor:

a. saber quem são os melhores do mundo

b. é a diferença entre o vinho bom e o ótimo.

Também deve-se analisar a variedade – dividida em Novo Mundo e Velho Mundo , assim como a região e vinhedo.



Outros itens essenciais são a safra, o teor alcoólico e aditivos.

O único cuidado é deixar-se levar pela estética da garrafa – dividida em Bordeaux, Champanhe e Borgonha e Francônia –, o que não garante uma boa bebida.

Entre as demais instruções estão a melhor forma de abrir a garrafa, como servi-lo, a temperatura ideal, armazenamento e as combinações gastronômicas.

“Conforme a comida fica mais pesada, assim também deve ser o vinho”, recomenda, acrescentando que o peso não corresponde a quilogramas, mas à sensação ao ingerir a comida. As melhores combinações são:

a. O Xerez fino e azeitonas verdes,

b. O Champanhe e ostras,

c. O Chardonnay e frango assado,

d. O Rosé e mozarela,

e. O Sangiovese e pizza,

f. O Mascato e sorvete italiano,

entre outras.



CURIOSIDADES

- Conforme o vinho envelhece, a rolha permite um fluxo constante e vagaroso de oxigênio para dentro da garrafa, o que pode ter um efeito maravilhoso sobre alguns.


- Fatores que influenciam no preço final da bebida são origem, o produtor e a reputação da região, a variedade de uvas, safra, raridade e a idade.

- A melhor maneira de degustar a bebida é colocá-la na taça, cheirá-la, agitar levemente e sentir seu aroma de novo. Deve-se manter o vinho na boca por cerca de nove segundos, espalhando. Em seguida, puxe um pouco o ar e só assim sentirá o seu gosto de verdade.

- Ao servi-lo, deve-se ter preocupação até com o saca-rolha, com as taças – esqueça os cálices de metal – e a temperatura (muito gelado esconde aromas e sabores agradáveis e altera a textura).

Tim, tim e saúde!

2 comentários:

  1. Assim facilita a escolha do vinho. Sobre a questão de vinho antigo encontrei um artigo interessante para escolher que deseja caprixar com um vinho mais velho.
    http://www.tacacheia.com.br/index.php/2012/02/dicas-ao-comprar-vinhos-velhos/
    Não entendo muito de vinho, não a nível de degustador, apenas de um consumidor primário, mas esse artigo ajuda bastante para escolher um bom vinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! O artigo tem o objetivo de passar o pouco que aprendi sobre vinhos. Se tiveres outras informações fico grato em recebe-las.
      Mais uma vez obrigago !

      Excluir