domingo, 4 de dezembro de 2011

Morre Dr. Sócrates

Ex-Jogador Sócrates morre em São Paul
Morre aos 57 ano de idade.

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira - Brasileito até no Nome.

Sócrates, não resistiu a terceira internação em cerca de quatro meses e morreu nesta madrugada de domingo, em São Paulo. O Hospital Israelita Albert Einstein, local onde o ídolo corintiano estava internado desde a noite da última quinta-feira, confirmou a notícia por intermédio de boletim médico emitido às 5h30 (de Brasília).

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, de 57 anos, foi um dos maiores craques da história do futebol brasileiro. Ídolo do Corinthians, ele defendeu o clube alvinegro entre 1978 e 1984.

Meia de habilidade, o paraense iniciou a carreira no Botafogo-SP na década de 70. Foi um dos principais astros da badalada Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 1982, eliminada pela Itália de Paolo Rossi.

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira (Belém, 19 de fevereiro de 1954 - São Paulo, 4 de dezembro de 2011), o Doutor Sócrates, Doutor, Magrão, mais conhecido como Sócrates, foi um dos melhores jogadores de futebol do Brasil e um dos maiores ídolos do Corinthians ao lado de Luisinho, Cláudio, Roberto Rivellino, Neto, Marcelinho Carioca dentre outros. É irmão de Raí, outro famoso futebolista. Exercia a medicina, além de ser articulista da revista CartaCapital e comentarista do programa Cartão Verde da TV Cultura.

Em agosto de 2011, Sócrates foi internado na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein devido a uma hemorragia digestiva alta causada por hipertensão portal. Ainda em 2011, Sócrates seria internado mais uma vez devido a uma suposta intoxicação alimentar, que acabou por se transformar em um grave quadro de choque séptico em razão de sua condição de saúde já debilitada. O jogador morreu às 4:30 da manhã de 4 de dezembro de 2011, em decorrência do choque séptico.

Títulos

Botafogo-SP

São Paulo Campeão do 1º Turno do Campeonato Paulista: 1977

Corinthians

São Paulo Campeonato Paulista: 1979, 1982, 1983

Flamengo

Rio de Janeiro Taça Rio de Janeiro: 1986
Rio de Janeiro Campeonato Carioca: 1986

Seleção Brasileira

Brasil 3ª Colocação Copa América: 1979
Uruguai 2º Lugar Mundialito de Montevidéu: 1980
Inglaterra Taça da Inglaterra: 1981
França Taça da França: 1981
Espanha 5ª Colocação Copa do Mundo: 1982
Espanha Troféu Sport Billy Time Fair play Copa do Mundo 1982
Brasil 2ª Colocação Copa América: 1983
México 5ª Colocação Copa do Mundo: 1986
México Troféu Sport Billy Time Fair play Copa do Mundo 1986

Pêmios

FIFA 100: 2004
All-Star Team da Copa do Mundo da FIFA: 1982
Bola de Prata da Revista Placar: 1980
Melhor Jogador Sulamericano do ano eleito pelo jornal El Mundo: 1983
6º Maior Jogador da Copa do Mundo FIFA de 1982: 1982
5º Melhor jogador do Mundo eleito pela World Soccer: 1982
100 Craques do Século - World Soccer: 1999
CNN Sports - 100 Maiores das Copas: 2002

Frases Sobre o Ex-Jogador Sócratis

"O SÓCRATES É INVENDÁVEL, INEGOCIÁVEL E IMPRESTÁVEL"
(Vicente Matheus, ao recusar a oferta dos franceses)

"O MAIOR GENERAL DA FRANÇA É O GENERAL ELETRIC"
(Vicente Matheus, ao responder uma pergunta dos franceses que queriam
comprar
Sócrates)

“É diferente, sim. Nem a do Flamengo é igual. Todos sabem o que essa torcida representa. Parece que Deus deu uma paradinha lá no Parque e transformou o time e a torcida no que eles são.” (Sócrates, sobre a torcida corinthiana)

“A grande força do Corinthians é a emoção que a torcida passa para o time, algo numa dimensão que nenhuma outra passa.” (Sócrates, ibidem)

"A vida não consiste em ter boas cartas na mão e sim em jogar bem as que se tem." ... "As ausências curtas inflamam as paixões, enquanto que as longas ..... homens vivem para comer e beber, os bons comem e bebem para viver." Sócrates ...


Carreira dividida entre a bola e a Medicina


Sócrates conquistaria o Brasil e o mundo pelo toque refinado, a inteligência dentro e fora dos gramados, e a imensa facilidade de fazer gols. Ficaria famoso pelo toque de calcanhar, sua especialidade. O início de tudo, porém, foi complicado, já que a decisão de se dedicar à Medicina quase o impediu de seguir no futebol.

O Botafogo de Ribeirão Preto, clube onde começou, teve muita paciência com aquele rapaz magro e alto, com perfil pouco atlético e que, se não fosse tanto talento, teria sido dispensado. A recompensa do clube do interior por apostar no garoto veio em 1977, quando o Botafogo conquistou o primeiro turno do Campeonato Paulista e Sócrates foi o artilheiro.

Também se destacou no Campeonato Brasileiro, autor de célebre gol de calcanhar contra o Santos na Vila Belmiro. No ano seguinte, em 1978, se transferiria para o Corinthians e, ao lado de Palhinha, formaria uma dupla que conquistaria a torcida. A primeira delas, porque, já na década de 80, repetiria o sucesso ao lado de Casagrande.

No novo clube, rapidamente se tornaria ídolo da torcida e ganharia o apelido de "Doutor" e "Magrão". O primeiro título no Alvinegro viria no ano seguinte, em 1979, em final contra a Ponte Preta, ao lado de Jairo, Zé Maria, Mauro, Amaral, Wladimir, Caçapava, Biro-Biro, Píter, Palhinha e Romeu.

A primeira convocação para a seleção também viria em 1979 e, daí em diante, nunca mais deixaria de ser lembrado pelo técnico Telê Santana, admirador do futebol elegante do meia. Disputou as Copas de 1982 e 1986.

No Corinthians, viveria seu melhor momento em 1982 e 1983, quando comandou um movimento chamado "Democracia Corintiana", em que os jogadores participavam de decisões internas do clube, como concentração, premiação e viagens.

Era uma forma de usar o futebol para dar um recado político, já que o País lutava pelo voto direto, na famosa campanha das "Diretas Já". Nestas duas temporadas, o time foi campeão paulista vencendo o São Paulo nas finais.

Depois, ainda jogaria pela Fiorentina, entre 1984 e 1985, e retornaria ao Brasil em 1985 para defender o Flamengo, onde permaneceu até 1987. Em seguida, jogaria no Santos em 1988 e 1989.

Bibliografia:

FONTE:
http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,carreira-dividida-entre-a-bola-e-a-medicina,806534,0.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates_%28futebolista%29



Nenhum comentário:

Postar um comentário