segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Aedes aegypti : Dengue + zika + Chikungunya



  Vejamos  um breve comentário sobre o problema enfrentado  no Brasil .



   Transmitido pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito da dengue, o vírus zika já infectou várias  pessoas em vários Estados brasileiros,  como exemplo podemos citar :  Rio Grande do Norte e Bahia. 

                    
                                Mosquito  
Aedes aegypti


Os sintomas da doença são dores nas articulações, no corpo e na cabeça, febre, náuseas e diarréia.



     A  Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae.
Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.
Seus sintomas são semelhantes aos da dengue:
a. febre,
b. mal-estar,
c. dores pelo corpo,
d. dor de cabeça,
e. apatia e cansaço. 

     Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações:
---   o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.
    A febre chikungunya teve seu vírus isolado pela primeira vez em 1950, na Tanzânia. Ela recebeu esse nome pois chikungunya significa “aqueles que se dobram” .
   A doença, apesar de pouco letal, é muito limitante.
  O paciente tem dificuldade de movimentos e locomoção por causa das articulações inflamadas e doloridas, daí o “andar curvado”.

  
                                       MOSQUITOS

                                   
                                  Mosquito   Aedes aegypti


                        
  --  Os mosquitos transmitiam a doença para africanos abaixo do Saara, mas os surtos não ocorriam até junho de 2004.
    A partir desse ano, a febre chikungunya teve fortes manifestações no Quênia, e dali se espalhou pelas ilhas do Oceano Índico. Da primavera de 2004 ao verão de 2006, ocorreu um número estimado em 500 mil casos.
    A epidemia propagou-se do Oceano Índico à Índia, onde grandes eventos emergiram em 2006.
    Uma vez introduzido, o CHIKV alastrou-se em 17 dos 28 estados da Índia e infectou mais de 1,39 milhão de pessoas antes do final do ano.
       O surto da Índia continuou em 2010 com novos casos aparecendo em áreas não envolvidas no início da fase epidêmica.
    Os casos também têm sido propagados da Índia para as Ilhas de Andaman e Nicobar, Sri Lanka, Ilhas Maldivas, Singapura, Malásia, Indonésia e numerosos outros países por meio de viajantes infectados. A preocupação com a propagação do CHIKV atingiu um pico em 2007, quando o vírus foi encontrado no norte da Itália após ser introduzido por um viajante com o vírus advindo da Índia.
    Em 2010, o vírus continua a causar doença em países como Índia, Indonésia, Myanmar, Tailândia, Maldivas e reapareceu na Ilha Réunion.
Casos importados também foram identificados no ano de 2010 em Taiwan, França, Estados Unidos e Brasil, trazidos por viajantes advindos, respectivamente, da Indonésia, da Ilha Réunion, da Índia e do sudoeste asiático.
     Atualmente, o vírus CHIKV foi identificado em ilhas do Caribe e Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado do Amapá.
     Isso quer dizer que a febre chikungunya está migrando e chegou  ao Brasil, onde os mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus têm todas as condições de espalhar esse novo vírus.

      Em 2014 com o advento da Copa do Mundo no Brasil, o vírus CHIKV, devido a migração de vários povos para assistir o evento, foi  introduzido no Brasil com maior intensidade, pois, aqui o mosquito causador da mesma tem um  ambiente favorável. Em 2015 a doença tomou um vulto maior ainda devido as condições climáticas adequadas para a reprodução do mosquito já contaminado pelo vírus. 

                            
   Mosquito   Aedes aegypti após ter sugado o sangue de uma pessoa.


           Sintomas de Febre Chikungunya 
O período de incubação da febre chikungunya varia de dois a 12 dias. Muitas pessoas infectadas com CHIKV não apresentarão sintomas. O quadro clínico é muito semelhante ao da dengue, e os sintomas de febre chikungunya são:

  • Febre
  • Dor nas articulações
  • Dor nas costas
  • Dor de cabeça.
Outros sintomas incluem:

  • Erupções cutâneas
  • Fadiga
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Mialgias.
Os sintomas comuns de chikungunya são graves e muitas vezes debilitantes, sendo as mãos e pés mais afetados. No entanto, pernas e costas inferiores frequentemente podem estar envolvidas. 



A   DENGUE



     Em  média o ciclo da dengue é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem.



      Quase sempre os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos.



     Há dois tipos de dengue : a dengue clássica e a dengue hemorrágica e  os sintomas característicos são respectivamente.


01.  Dengue Clássica
a. Febre alta com início súbito.
b. Forte dor de cabeça.
c. Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
d. Perda do paladar e apetite.
e. Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
f. Náuseas e vômitos·
g. Tonturas.
h. Extremo cansaço.
i. Moleza e dor no corpo.
j. Muitas dores nos ossos e articulações.


  02.    Dengue hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum, mas,  a única  diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:

a.     Dores abdominais fortes e contínuas.
b. Vômitos persistentes.
c. Pele pálida, fria e úmida.
d. Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
e. Manchas vermelhas na pele.
f. Sonolência, agitação e confusão mental.
g. Sede excessiva e boca seca.
h. Pulso rápido e fraco.
i. Dificuldade respiratória.
j. Perda de consciência.



 Observação:

  Dengue hemorrágica :

-   o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas.

-   dados do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.

   O dengoso pode apresentar sintomas como:

a.  febre, dor de cabeça,

b. dores pelo corpo,

c. náuseas,

d.  ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma.



     Atenção:

    O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

   É  muito importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.



     

 O  Zika Vírus 

 

   O que é a febre por Vírus Zika? 

     É uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias.




    Como é transmitida?


      O principal modo de transmissão descrito do vírus é por vetores, mas, laboratorialmente já se constatou outras formas de transmissão.
Ou seja: a ocorrência de transmissão ocupacional em laboratório de pesquisa, perinatal e sexual, além da possibilidade de transmissão transfusional , já foram descritas cientificamente.

    Como foi dito inicialmente, Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue da febre chikungunya

 

      O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros seres humanos foram contaminados, na Nigéria. O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a França no ano de 2013. 

      O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia, se intensificando por volta do final de 2014 e 2015, pós-advento da copa do mundo. 

     Apesar de a doença ter chegado ao Brasil, ela não é uma preocupação tão grande quanto a dengue, uma vez que seus sintomas são brandos e duram pouco tempo.
      Os maiores incômodos são:
a.     febre é baixa,
b.    coceira e comichão na pele,
c.      além de manchas avermelhadas.


     É necessário, contudo, ficar atento com as contaminações combinadas :  dengue, febre chikungunya e Zika vírus , já  que os efeitos dessas infecções em conjunto ainda não são conhecidos.


       Sintomas de Zika Vírus 

 

         Os sinais de infecção pelo Zika vírus são parecidos com os sintomas da dengue, e começam de 3 a 12 dias após a picada do mosquito. Os sintomas de Zika Vírus são: 

  1. Febre baixa (entre 37,8 e 38,5 graus)
  2. Dor nas articulações (artralgia), mais frequentemente nas articulações das mãos e pés, com possível inchaço
  3. Dor muscular (mialgia)
  4. Dor de cabeça e atrás dos olhos
  5. Erupções cutâneas (exantemas), acompanhadas de coceira. Podem afetar o rosto, o tronco e alcançar membros periféricos, como mãos e pés.
  6.  
     
     
Sintomas mais raros de infecção pelo Zika vírus incluem: 

  1. Dor abdominal
  2. Diarreia
  3. Constipação
  4. Fotofobia e conjuntivite
  5. Pequenas úlceras na mucosa oral. 
                                             

 

                                      A diferença entre as doenças
    


RESUMIDAMENTE  TEMOS :

A dengue é, sem dúvidas, a doença mais grave quando comparada à chikungunya e à zika. Ela causa febre, dores no corpo, dores de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Em casos mais graves, a dengue pode provocar hemorragias, que, por sua vez, podem ocasionar óbito.

     A chikungunya também causa febre e dores no corpo, mas as dores concentram-se principalmente nas articulações. Na dengue, as dores são predominantemente musculares. Alguns sintomas da chikungunya duram em torno de duas semanas; todavia, as dores articulares podem permanecer por vários meses. Casos de morte são muito raros, mas a doença, em virtude da persistência da dor, afeta bastante a qualidade de vida do paciente.


    Em fim, temos a febre zika, que é a doença que causa os sintomas mais leves. Pacientes com essa enfermidade apresentam febre mais baixa que a da dengue e chikungunya, olhos avermelhados e coceira característica. Em virtude desses sintomas, muitas vezes a doença é confundida com alergia. Normalmente a zika não causa morte, e os sintomas não duram mais que sete dias. Vale frisar, no entanto, que a febre zika relaciona-se com uma síndrome neurológica que causa paralisia, a Síndrome de Guillain-Barré, e também com casos de  MICROCEFALIA.

      VEJA OS QUADROS COMPARATIVOS ABAIXO







   CURIOSIDADE :



    O QUE É  MICROCEFALIA ?

    Microcefalia é o nome dado à condição ocorrida quando o crânio do bebê não atinge o tamanho normal, influenciando no desenvolvimento mental. A alteração pode ser percebida ainda nas primeiras horas de vida por meio da medida do perímetro cefálico (medida da cabeça), que no caso dos recém-nascidos é maior do que 32 cm. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e literatura científica internacional, a microcefalia é uma anomalia em que essa medida do crânio é menor do que o normal, levando em conta o sexo, a idade ou tempo de gestação.




   
    A microcefalia não é uma doença transmissível. A malformação congênita – ou seja, que ocorre antes do nascimento, é um sinal que não houve um desenvolvimento padrão do cérebro durante a gestação, já que é ele que comanda o crescimento e formação crânio. Essas alterações podem ser percebidas durante a gestação, em ultrassons de rotina.









   








Nenhum comentário:

Postar um comentário