domingo, 28 de maio de 2017

PRINCIPAIS BIOMAS DO BRASIL



Biomas do Brasil         

O que é Bioma ?

- o conceito de Bioma fala da uniformidade de características ecológicas  predominantes numa dada área, num dado ecossistema, num conjunto de comunidades.
   Basicamente se tem uma uniformidade da variação de temperatura, de umidade, ao longo do dia, ao longo do ano naquele local. Existe uma série de condições edáficas dentro de uma certa amplitude de variação que permitem que a maior parte dos organismos que convivem ali, esteja  vivendo comunitariamente, compartilhando aquelas características.
   
Observação:

Os principais biomas brasileiros são: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas, Caatinga e Pantanal.
    
    Amazônia

   A  Amazônia é a maior floresta tropical úmida do mundo, ela é o nosso maior Bioma, e ocupa aproximadamente 45% do território nacional.
     A Amazônia guarda a maior adversidade biológica do planeta, porém muitas espécies, tanto de animais quanto de plantas são desconhecidos.
     Sua variedade de fauna, flora e hídrica, são resultado de um processo de formação  longo e complexo, que duram muitos milhões de anos, eventos como invasões dos oceanos e o surgimento dos Andes são responsáveis pela Amazônia que conhecemos hoje.
     Desde o começo do terciário, aproximadamente 65 milhões de anos atrás da já já existiam florestas cobrindo grande estações de muitos territórios de mundo, o mesmo se dá com a América do Sul.
      Aparentemente  temos que olhar para as nossas florestas como Biomas antigos, dos mais antigos que a gente possui.
     
Mata Atlântica
   A Mata Atlântica é formada por um mosaico de formações florestais que cobriam aproximadamente 45% do território brasileiro, hoje apresenta 7% da mata restou bem conservada.
    A  Mata Atlântica  tem uma história complexa  devido a sua extensão latitudinal, enquanto a  Amazônia tem basicamente uma grande extensão territorial  numa faixa estreita, a Mata Atlântica é uma ampla faixa latitudinal. Esta faixa vai do Nordeste até a Argentina, sul do Brasil.
     Caatinga
   A Caatinga cobre 10% do Território Nacional, e está situada na Região  Nordeste do Pais, a região é de clima semi-árido, com altas temperaturas e baixas precipitações anual. A Caatinga é caracterizada por uma vegetação que cresce sobre um  solo arenoso ou pedregoso, é composta por Cactos, é compostas por cactos e por arbustos  que perdem as folhas nas estações secas.
     A Caatinga   possui uma grande diversidade de plantas com alto grau de organismos, como lagartos e abelhas.

     Cerrado

   O Cerrado, é uma savana tropical muito rica em espécies, o fogo natural é responsável pela distribuição vegetal do cerrado, sua vegetação é adaptada ao fogo  e mostra um aspecto retorcido cascas espessas.
    O Cerrado fica na porção central do Brasil e forma junto com a Caatinga a diagonal seca, que forma um conjunto de Biomas com climas seco, entre a Amazônia e a Mata Atlântica.
   Estudos recentes indicam que a diversidade das vegetações do cerrado é mais recente e provavelmente ocorreu a partir de florestas úmidas adjacentes.
    O conhecimento das variações de temperatura no mundo ao longo dos milhões de anos, associados no conhecimento da evolução da topografia dos terrenos, dos tipos de solo, solos que só se formam sobre climas muito seco estão coordenando para contar a história que serrado só existe aproximadamente entre 30 ou 20 milhões de anos para cá e dessa forma a hitória dos fósseis também nos conta, que fósseis de plantas de família típicas de serrado,  típicos  de caatinga são mais recentes.
     O interessante é ver que muitos desses grupos de serrado e caatinga parecem ser produtos de linhagem florestal, então essas plantas existiam nas florestas e a medida apareceram ambientes não florestais, houve a  oportunidade de algumas linhagens tentarem colonizar essa área nova e elas fizeram muito bem.

    Pantanal

   O Pantanal é considerado a maior área continental úmida do planeta e é constituído principalmente por savana estépica alagada.  Ela ocupa menos de 2% do território brasileiro, estende-se  pelo Mato Grosso , Mato Grosso do Sul, Paraguai e Bolívia, onde é conhecida como  Chaco ou Gran Chaco. O Pantanal é um dos ecossistemas mais ricos do Brasil e também é importante ponto de parada para as aves migratórias do Neo-Artico.

 Observação:
  -  O Chaco ou Gran Chaco, é uma das principais regiões geográficas da América do Sul. Possui aproximadamente 1 280 000 km2 e abrange partes dos territórios da Bolívia, Argentina, Paraguai e Brasil.
Caracteriza-se por muitos ecossistemas e climas distintos, que variam dos pampas a florestas e semi-árido. As temperaturas oscilam entre -7 °C no inverno e 47 °C no verão. O regime de chuvas também é bem diversificado, indo de 400 milímetros ao ano na região oeste até atingir 1 600 milímetros já próximo a Assunção, no Paraguai.

        Pampa

     O Pampa ou Campo Sulino, ocupa cerca de 2% do território brasileiro, sendo o único Bioma do País presente em somente um Estado, o Rio Grande do Sul.
     O pampa é constituído principalmente por relevo de planície e vegetação campestre, como: gramíneas, erbáceas e algumas árvores.
     
      Ambientes Costeiros
    Os Ambientes Costeiros não são considerados Biomas por conta de suas variáveis características ecológicas.
    A costa brasileira é bastante antiga, e se formou após a separação entre a América do sul e a África, à aproximadamente  120 milhões de anos.
     Hoje é possível encontrar diversos tipos de ambientes ao longo de 8 mil Km de extensão do litoral brasileiro, como:  manguezais, praias, restingas, dunas, recifes de corais, costões rochosos, ilhas, etc...
     Cada Bioma  é resultado de um processo longo e complexo, nós humanos destruímos  boa parte deles num espaço de tempo infinitamente menor, portanto são necessárias medidas que visem a conservação desses ambientes garantindo  a sua manutenção para gerações futuras.
     Quanto tempo cada bioma  pode existir ?
     Tudo depende das condições e gentes que permitam que ele se mantenha, eu acredito que o que agente tem de resposta atual, é que esta havendo um aquecimento Climático Global, se é a causa antrópica ou não,  não vou discutir aqui, mais a  tendência, é de estarmos entrando num aquecimento Global de novo, fato que vai levar a alguns Biomas serem favorecidos e outros a serem prejudicados.
     
   Observação: 
    -  Antrópico é um têrmo usado em Ecologia que se refere à
tudo aquilo que resulta da atuação humana. 
       Por exemplo: acão antrópica é a ação do homem sobre o
habitat e as modificações dela resultantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário