domingo, 25 de junho de 2017

REFLEXÃO SOBRE POSTURA ÉTICA DE UM PROFESSOR



           Postura Ética de um Professor em Sala de Aula

 


      A adversidade cultural esta presente no contesto, e a instituição escola, é a responsável por acolher essa  adversidade e construir sua história acolhendo-a na unidade. A realidade das diferentes culturas deve ser levada em questão, pois, observa-se na figura às diferentes adversidades culturais no grupo em questão. A ética, a crítica e o questionamento com referência a valores sociais e costumes de cada indivíduo deve ser observado e   respeitado, pois, as mudanças surgem com as condições históricas de cada sociedade, e num grupo heterogêneo de culturas sempre haverá conflitos. Nessas condições, a possibilidade de existir conflitos entre as diferentes opiniões, crenças e valores sempre existirá. Cada comunidade apresenta um tipo de comportamento diante do que é considerado bom ou ruim, e as crenças e tradições de cada povo deve  ser respeitada. A problemática está em como resolver as questões de conflitos que surgem  diante de tanta adversidade cultural. O professor diante de tanta riqueza e diversidade de valores culturais, deve procurar um caminho de ação para minimizar e resolver as contradições que acontecem na comunidade escolar. O professor deve ser um mediador e um estimulador do diálogo entre os grupos que apresentam conflitos.  As regras, as normas e as tomadas de decisão no ceio escolar, muitas vezes, contraria alguns interesses e não satisfaz na sua totalidade aos integrantes daquele grupo tão diversificado culturalmente. A convivência ética, social e escolar, está a mercê de alguns conflitos que podem ser de difícil solução, pois, há diferenças culturais e valores sociais em conflito. Os conflitos religiosos podem está presente quando diferentes nacionalidades e descendências fazem parte de um mesmo grupo escolar. As leis e as normas adotadas por uma comunidade ou um país,  pode ser conflitante para a convivência de um grupo tão diversificado culturalmente como a escola. Neste ponto cabe ao professor ser um mediador entre estes conflitos. Se a escola for considerada como um local para o intercâmbio cultural, já mais, as manifestações culturais de um indivíduo deve ser  reprimida, seja ela através do uso de adornos, do modo de se vestir, dos costumes representativos de um povo, pelo contrário os valores devem ser respeitados e estudados para melhor compreensão entre os povos.  A escola é um local onde cabeças pensantes devem está presente, e deve assumir o seu papel primordial, que é o de pensar sobre as condutas a tomar diante de uma sociedade tão diversificada culturalmente, onde o que parece ser correto para um é considerado inadequado para outro.

       O Professor é o centro das atenções no sistema educacional e geralmente é considerado um modelo de ética e de conduta a ser seguido.
      Durante suas falas ou discursos, esse professor deve ter uma coerência nas teorias a serem apresentadas e ensinadas. Nesse contesto, quando esse professor apresenta um posicionamento democrático, tolerante e tem como foco um discurso de aceitação das diferenças culturais e comportamentais, não é aceitável que este se irrite quando seus alunos apresentam um comportamento de desatenção durante uma aula.  Este professor tem que demonstrar a capacidade de transformar aquela adversidade  em um ambiente que desperte a atenção dos alunos em questão, mantendo a ordem no ambiente escolar e com isso  possibilitando a seqüência do ensino,  que transforma e garante o processo do ensino-aprendizagem. 
        Ao educador consiste, manter atitudes que sejam coerentes com um processo democrático e garantir cortesia e harmonia entre os discentes, assim, objetivando a formação de cidadãos  conscientes de seus direitos e deveres, contribuindo para uma sociedade livre e  harmônica, tornando a vida bem melhor para todos.
        Para atingir tais objetivos, a escola deve ter um papel de fomentar e aprimorar  debates éticos, sobre as condutas e ações dos seres humanos em sociedade, deve destacar os valores éticos e morais, que são incorporados ao comportamento humano, pois, esses valores são frutos da criação dos homens e podem e devem ser aprendidos por eles.
      No mundo atual vemos que a sociedade vive em constante mudança de valores, e nesse contesto, a escola pode e deve  propor debates que venham aprimorar e desenvolver novos propósitos que ajudem a entender e a formar valores, que ajudem a construir medidas de condutas que facilite a convivência em sociedade.  Temos que pensar que o professor e  a escola tem a difícil tarefa de formar cabeças pensantes, só assim as relações humanas poderão ser harmônicas entre as diversas maneiras e diferenças exercidas por uma sociedade, onde se tem pessoas oriundas de diferentes culturas.

   Referências Bibliográficas   
 MARIA SOARES DE FREITAS, Hélia; ANAGELO DE BARRENECHE, Miguel. Filosofia e Educação - UNIRIO. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2014. 253 p.
Com autor no texto: ... Maria Soares de Freitas e Anagelo de Barreneche (2014)
Com autor entre parênteses: ... (MARIA SOARES DE FREITAS; ANAGELO DE BARRENECHE, 2014)
M. DE BARROS DIAS, J. Ética e Educação. São Paulo: ISBN V. Impressa, 2013. 84 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário