segunda-feira, 26 de março de 2018

Diferentes Processos de Formação de Educadores


SÍNTESE  TEÓRICA  E CRÍTICA



Teorias: 
Podemos citar os seguintes representantes: 
1.  Comênico, para ele o homem tinha como objetivo a felicidade eterna, não observa a tendência nata de cada indivíduo. 

2.  Pestalozzi, a educação é um fator de transformação social, deve respeitar as características de cada criança. 

3.  Herbert, a base psicológica de aquisição do conhecimento, seguindo as etapas: preparação, apresentação, associação, sistematização e aplicação. 

4.   Na Escola Nova, o processo está centrado no aluno. A avaliação é Qualitativa e surge a auto-avaliação, há valorização do aluno. Seus representantes são: 

5.  A.Teixeira, L. Filho e Azevedo. No Brasil, a Pedagogia de Paulo Freire tem papel de denuncia das condições alienantes do povo. O ensino é centrado na realidade social, valoriza o conteúdo e o professor é um mediador. 

6.  Freinet, foca a escola democrática e popular, orientada para a emancipação e orientação para o trabalho.

7.  Piaget, mostra as mudanças qualitativas que a criança passa nos estágios da vida: assimilação, ação e operações.

8.   Vygotsky, foca o processo de construção do conhecimento. A aprendizagem se inicia ao nascer, as mudanças vêm da interação da própria história, cultura e sociedade.

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