sábado, 30 de setembro de 2017

MODELO DE RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE QUÍMICA




        MODEDO DE RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

                     --------      QUÍMICA  --------

1) Nome completo:
2 ) Pólo:
3 ) Título da Aula
4) Data:   Objetivo:

5) Introdução teórica:
Descrição resumida da parte teórica necessária ao entendimento da prática.  Deve ser baseada na síntese dos materiais consultados indicados nas referências bibliográficas.

6)  Materiais:
Indique o nome dos materiais e equipamentos utilizados, bem como a quantidade.

7) Reagentes:
Indique o nome dos reagentes, bem como a quantidade e concentrações utilizadas.


8)  Procedimento:
Descrever o experimento, com detalhes e na ordem em que foi realizado, de forma que o mesmo possa ser reproduzido por outra pessoa a partir da leitura deste seu relatório.

 9) Observações:
Neste campo, descreva todas as observações que você anotou durante a realização da prática. Atente para as mudanças de cor, temperatura, liberação de gases, formação de bolhas, mudanças na aparência em geral.
Esquemas e/ou tabelas (quando houver); Este campo não é obrigatório, porém sempre que for realizada uma montagem de equipamentos, é conveniente utilizá-lo com a identificação dos detalhes da montagem. As tabelas também podem ser úteis para organizar alguns dados.


10) Resultados e Cálculos:
Coloque neste campo, todos os resultados obtidos e os cálculos utilizados para atingi-los. Atente para práticas que contenham várias etapas, é importante identificar cada etapa, situando a qual delas se refere a informação.


11)  Conclusões:
Faça uma síntese sobre as conclusões alcançadas, enumerando os resultados mais significativos. É nesta parte que você deve propor uma explicação para o caso do experimento não apresentar o resultado esperado.


12) Referências Bibliográficas:
Coloque aqui os dados dos livros e revistas consultados e/ou páginas de internet (neste caso use o endereço completo de onde realizou a consulta e não do site de busca em que chegou a página consultada. Por exemplo, não coloque como referência o site do Google, pois o mesmo é apenas o caminho que você usou para chegar no site em que consultou o assunto.

 Obs: Utilize o formato de arquivo em documento word (extensão .doc) ou pdf.


Nenhum comentário:

Postar um comentário