quinta-feira, 5 de abril de 2018

UM POUCO DE HISTÓRIA DO BRASIL


  
Defina as seguintes características presentes no Período Colonial Brasileiro: grande propriedade, monocultura e mão-de-obra escrava. Explique porque na economia do Período Colonial, podemos afirmar que a pecuária nordestina desenvolveu-se como uma atividade de ajuda do setor açucareiro.

Solução:
. Grande propriedade - são grandes extensões de terra sob o comando de um único proprietário.
.  Monocultura – é a produção ou cultura agrícola de apenas um único tipo de produto agrícola. No período colonial está associada aos latifundiários de grandes extensões de terra.
.  Mão de obra escrava -  é o tipo de trabalho em que a pessoa não tem um salário e não tem direito a nada, no início o Brasil utilizou os índios e, posteriormente os negros africanos.
    Explicação: 
       Durante  o período Colonial, a empresa açucareira foi o grande investimento dos portugueses  nas terras brasileiras. A necessidade  de consumo das populações nativas serviram para o desenvolvimento de outras atividades econômicas destinadas a subsistência, com isto a atividade pecuária começou a ganhar espaço com a importação de reses para o trabalho nos engenhos de açúcares.  A pecuária instituiu novas relações de trabalho alheio ao uso da mão de obra escrava. A pecuária precisava de um pequeno número de trabalhadores e tinha sua mão de obra formada por trabalhadores de origem negra, indígena, branca  ou  mestiços.

Com base na leitura dos textos, responda o que se pede: Quais os objetivos da educação jesuítica no Brasil Colônia? Aponte quatro características da pedagogia jesuítica presentes no período colonial. 

Solução::
    A história da educação do Brasil foi e ainda é um processo de transmissão de conhecimentos, que foi iniciado no período Colonial pelos Jesuítas. Eles tiveram uma missão muito grande, a dê, alfabetizar os filhos dos poderosos e procurar trazer para sua fé os índios colonizados, mas, observaram que só conseguiriam evangelizar, se alfabetizassem os índios.
       Os principais objetivos do Ensino Jesuítico eram:
  1. Levar o Catolicismo para a América recém descoberta;
  2. Catequizar os Colonizados, índios e filhos dos poderosos, trazendo a eles uma linguagem portuguesa, costumes europeus e da sua religião;
  3. Difundir a religião, evitando assim que o protestantismo se difundi-se mais que a religião católica;
  4. Construir escolas que propagassem o seu evangelho por todo o mundo.
     A educação jesuítica  seguia o método Ratio Studiorium, onde não só pregavam a sua fé, mas ensinavam a as Letras, Filosofia em curso normal, Teologia e Ciências Sagradas para nível Superior, etc...  Em 1834, foi promulgada a formação das escolas Normais, sendo criados os sistemas de 1º e 2º grau de formação de professores. Os padres Jesuítas ensinavam teologia- política, por meio de encenação teatral nas escolas.  Para as escolas eram repassadas para as instituições de ensino, os métodos trazidos do Tento, o Concílio de Trento, o qual deu uma nova dinâmica aos sistema pedagógico e, como conseqüência, transformou os métodos antigos de ensino, que eram arcaicos, em uma nova metodologia educacional. Nos colégios jesuítas, eram ministrados Preceitos do Teatro de Cícero ( De Oratore ), Quintiliano ( Instituto Oratória ), Aristóteles (Rhetoria), Santo Agostinho ( De doctrina Christiana ).
      Assim, observa-se que os professores da época Colonial não tinham as mínimas informações de métodos pedagógicos para passar seus conhecimentos  aos seus discípulos. Os padres Jesuítas, como outros “educadores”  tinham em mente que os africanos e os índios não possuíam  uma inteligência fértil como os filhos dos burgueses da época. Havia muita discriminação, os métodos apresentavam formas grotescas, como castigos duros, tais como:
a)      Chibatadas,
b)      Palmatórias,
c)      Amarrar ao Tronco,
a quem não “ aprendesse” como os instrutores queriam, etc.., castigos esses que eram aplicados aos negros e aos nativos.

Referências :

SCHMITZ, Egídio. Os Jesuítas e a Educação: a filosofia educacional da Cia. de Jesus. São Leopoldo: Unissinos, 1994.

SODRÉ, Nelson Werneck. Síntese de história da Educação Brasileira. 17 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.
PAIVA, José Maria de; PUENTES, Roberto Valdés. A proposta jesuítica de Educação – uma leitura das Constituições. Comunicações, São Paulo, nov. 2000. Disponível em: http://www.unimep.br/jmpaiva/a-proposta-jesuitica-de-educacao.pdf.

Pecuária no período colonial História do Brasil - https://www.colegioweb.com.br/colonizacao-portuguesa-no-brasil/a-economia-colonial.html

 FAUSTO, Carlos. Fragmentos da história e cultura tupinambá: da etnologia como
instrumento crítico de conhecimento etno-histórico. In: CUNHA, Manuela Carneiro
da (Org.). História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras:FAPESP:
SMC, 1992, p. 381-396.

Resumo sobre a História dos Índios do Brasil, cultura, sociedade, organização, contato com os portugueses, História do Brasil - https://www.historiadobrasil.net/indiosdobrasil/







Nenhum comentário:

Postar um comentário