sábado, 7 de abril de 2018

RESUMO DE TEORIAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES





 Diferentes processos de formação de educadores, numa perspectiva 
histórico-social, indicando as diferenças mais características de cada 
um de maneira sucinta. 




 Teorias: 

Podemos citar os seguintes representantes: 

Comênico, para ele o homem tinha como objetivo a felicidade eterna, não observa a tendência nata de cada indivíduo. Pestalozzi, a educação é um fator de transformação social, deve respeitar as características de cada criança. 

Herbert, a base psicológica de aquisição do conhecimento, seguindo as etapas: preparação, apresentação, associação, sistematização e aplicação. 

Na Escola Nova, o processo está centrado no aluno. A avaliação é Qualitativa e surge a auto-avaliação, há valorização do aluno. 
Seus representantes são: A.Teixeira, L. Filho e Azevedo. No Brasil, a Pedagogia de Paulo Freire tem papel de denuncia das condições alienantes do povo.
 O ensino é centrado na realidade social, valoriza o conteúdo e o professor é um mediador. 

Freinet, foca a escola democrática e popular, orientada para a emancipação e orientação para o trabalho.

Piaget, mostra as mudanças qualitativas que a criança passa nos estágios da vida: assimilação, ação e operações.Vygotsky, foca o processo de construção do conhecimento. 

A aprendizagem se inicia ao nascer, as mudanças vêm da interação da própria história, cultura e sociedade.

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