terça-feira, 19 de junho de 2018

A DIDÁTICA EM QUESTÃO



  A  IMPORTÂNCIA  DA  DIDÁTICA NA VIDA DE UM PROFESSOR

1.   Reflita, com suas palavras, sobre o significado do Método, dá técnica e do procedimento de ensino ao longo de uma aula.

Resp: 
A base de tal reflexão está em três elementos fundamentais: o Método, a Técnica e o Procedimento.
   Vejamos cada um:
a)            O Método, é o caminho mais geral que adotamos  para medir o conhecimento que pretendemos desenvolver num professor.  É o conjunto organizado de técnicas e procedimentos empregados pelo professor ao ensinar.
b)           A Técnica compreende as ações mais concretas de proceder: tem a função de operacionalizar o método.
c)            O Procedimento, generaliza todas as ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor, par colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que possibilitem modificar sua conduta em função dos objetivos previstos. 

2.   Apresente as vantagens do avanço tecnológico para a educação? Justifique sua resposta.

Resp.:    É necessário se ter conhecimento de novas técnicas e novas tecnologias, e saber  utilizar-las como recursos didáticos quando couberem. O uso da tecnologia, assim não tem como pressuposto a substituição do professor. Pelo contrário quando bem utilizada, com um domínio satisfatório, é possível pensar na tecnologia como mais um recurso de que  dispõe o professor.  A interatividade, como exemplo, tem permitido ao aluno novas descobertas que se revelam como novas formas de aprendizagem.

3.   Apresente a diferença conceitual entre EDUCAÇÃO MULTICULTURAL  e  EDUCAÇÃO TRADICIONAL.  Apresente ainda, exemplos que caracterizam as particularidades dessas duas propostas de ensino.

Resp.:   A EDUCAÇÃO MULTICULTURAL,  é aquela capaz de dar conta de atender à diversidade do grupo de alunos, nas suas variâncias culturais de gênero, raça, credo, sexualidade, etc., nesse sentido a EDUCAÇÃO  Tradicional é homogeneizante e privilegia a formação e o trabalho, exclusivamente, desconsiderando as questões culturais do grupo a que se destina.

4.  Observe as frases  a seguinte:

.                                                                                                                      .
 1.   Minha mãe me mima.
      - Minha mãe me ama.
2.         Parabéns, Professora pelo visto sua mãe é ótima.

3.          Agora, por favor, ensine pra gente coisa realmente importantes.

  Sabemos que os conteúdos de ensino não são apenas os conhecimentos específicos – e por vezes isolados – de cada disciplina. Logo, é também função do educador trabalhar as habilidades, as atitudes, a formação humana, enfim, que são construídas nas relações interpessoais em sociedade.
   A partir dessa reflexão, problematize a idéia das frases (tirinhas) acima, especialmente sobre a relação entre conteúdo disciplinar e contextualização do ensino, apresentando os possíveis instrumentos de que o professor dispões para buscar esses dados de forma contextualizada.  

Resp.:  Ainda há dificuldade para a escola conseguir aproximar conteúdo de ensino e sua contextualização ao grupo de alunos – Os princípios básicos definidos pela Didática Crítica, especialmente visando à formação ampliada do aluno.
    Para tanto, é preciso que o professor busque os conteúdos nos documentos oficiais, tais com LDB, os Parâmetros Culturais Nacionais, os Livros Didáticos, o PPP da escola, os próprios planos de Ensino, de Aula, de Curso e demais profissionais da escola, consultando, ainda, especialistas e outras mídias ( como a Internet, entre outros ).

5.  Em que consiste à avaliação educacional ?

Resp.:  A avaliação educacional precisa considerar o processo o processo de ensino e de aprendizagem a partir de diferentes modelos de avaliativos.

6.   Qual a diferença entre Método, Técnica e procedimento que um professor deve dominar?

Resp.: 
a)          Método – é o caminho mais geral que adotamos para medir o conhecimento que podemos desenvolver como professor. É o conjunto organizado de técnicas e procedimentos empregados pelo professor.
b)          Técnica – nada mais é que as ações mais concretas de proceder operacionalizando o método.
c)           Procedimento – é a generalização de todas as ações, processos ou comprometimentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta, em função dos objetivos previstos.

7.  Qual a busca que o professor deve fazer com seus estudantes para a formação do ser humano?

Resp.:  O professor deve buscar uma reflexão constante dos estudantes com suas realidade, a fim de trabalhar, com eles, habilidades, conteúdos e formação humana.

8.  Qual a necessidade de um Professor conhecer as novas Técnicas e utilizá-las didaticamente?  Pode a tecnologia substituir o Professor ?

Resp.:   -  O uso da tecnologia, não como pressuposto a substituição do professor. As Novas Tecnologias devem ser conhecidas e utilizadas de forma crítica como recursos didáticos, quando couberem.  Pelo contrário, a tecnologia quando bem utilizada, com um domínio satisfatório, é possível pensar na tecnologia como mais um recurso de que dispõe o professor em sua prática e constante formação docente.
     A interatividade tem permitido ao aluno novas descobertas que se revelam como novas formas de aprendizagem.

9.  Em que consiste a diferenciação entre os principais alicerces da educação: Método, Técnica e Procedimento ?

Resp.:    Um bom professor deve dominar e saber diferenciar a base para o seu bom desempenho. Esta base está em três degraus, a saber:
O, Método, a Técnica e Procedimento.
   Vejamos cada um:
a)      O Método – é o caminho mais geral que adotamos para mediar o conhecimento que pretendemos desenvolver como Professor. É o conjunto organizado de técnicas  e procedimentos empregados pelo professor para ensinar;
b)     Técnica – nada mais é que as ações mais concretas de proceder operacionalizando o método.
c)      Procedimento – é a generalização de todas as ações, processos ou comprometimentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta, em função dos objetivos previstos.

10.  Em que direção a avaliação educacional precisa considerar o processo de Ensino e de Aprendizagem?

Resp.:   A avaliação educacional precisa considerar o processo de ensino e de aprendizagem a partir de diferentes modelos avaliativos, com o objetivo de alcançar o maior número de alunos, que têm momentos e formas de aprendizagem diferentes.

11.  O que se deve esperar de um Educador com relação à articulação do conteúdo programado pela escola com o Científico?

Resp.:  - Espera-se que um efetivo educador consiga articular o conteúdo científico e conteúdo escolar, pelas vivências dos alunos e dos cotidianos dentro e fora da escola.

12.  Em que é fundamental e em que consiste a avaliação educacional?

Resp.: -  É fundamental que a avaliação educacional considere o processo de  Ensino e de Aprendizagem, a partir de diferentes modelos avaliativos. 

13.  Que tipo de reflexão deve ser inserida pelo docente para com seus alunos?

Resp.:  -  O docente deve buscar uma reflexão constante dos estudantes com suas realidades, a fim de trabalhar, com eles, habilidades, conteúdos e formação humana.

14.  Com que os elementos da didática, como: Avaliação, conteúdo, método, etc..., devem está  relacionados para se obter o sucesso na aprendizagem?

Resp.: -   A realidade é que todos os elementos da Didática ( avaliação, método, conteúdo, etc...) precisam esta relacionados com a realidade sociocultural da turma em questão.
    Dessa forma, tal como consta no material didático, todo procedimento de ensino ( método ou técnica) deve ser adaptado e recriado pelo professor, justamente para que ele faça sentido para os alunos e não seja mais um desestimulo às crianças e aos jovens.
     Não existe, pois, uma fórmula adequada de melhor ou pior método ou técnica, mas sim, o bom senso e a percepção crítica da realidade social a partir de cada professor. Isso sim, é melhor do que qualquer método.

15. O diálogo precisa ser uma característica constante no processo de ensino e de aprendizagem, sendo, pois, a linguagem um instrumento fundamental para o professor. Sobre a relação entre o diálogo e a linguagem, deve caber à prática docente:

-   a possibilidade de exploração desse recurso de maneira instigadora e democrática.

16.  Como você conceitua currículo?

Resp.:  - Currículo não é linear, nem deve ser fixo, o currículo deve conter a realidade local e da instituição escolar. Os currículos não devem apresentar um modelo “fechado” nem deve ser totalmente espelhado nos modelos das secretarias, nem padronizado e com pouco diálogo com a comunidade escolar.


  

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