terça-feira, 15 de setembro de 2020

A Influência da Pandemia na Melhora da Qualidade do AR

  O AR  ANTES - DURANTE E DEPOIS DA PANDEMIA.

                                                                                 Publicação: Deocleciano de Freitas                   



      O Instituto do Meio Ambiente (IMA) no Brasil realizou pesquisa comparando o ar de algumas cidades brasileiras, no período antes da declaração de pandemia e o mesmo período, após as medidas que restringiram a circulação das populações para conter a propagação da Covid-19. As cidades Observadas no Brasil foram:

1. Santa Catarina: 2. Curitiba; 3. São Paulo e Rio de Janeiro; 4. Belo Horizonte.

           Nas imagens a poluição é representada pelas manchas: amarelas, laranjas e vermelhas.

    A análise realizada pelo IMA, teve como base as imagens dos satélite Sentinel 5-P, da Agência Espacial Européia ( ESA ), períodos pré e pós quarentena, onde notou-se considerável redução da concentração de NO2 ( dióxido de nitrogênio ) nas cidades já citadas. O NO2 em concentrações elevadas é um gás tóxico, um dos mais agressivos à saúde humana, que se origina da queima de combustíveis fósseis de veículos e indústrias, pode causar doenças pulmonares e em algumas regiões da Europa e Ásia se apresentam em grande quantidade, sendo responsável pela chuva ácida.

     A NASA também mostrou imagens geradas pelo satélite onde se observa queda no nível de poluição na China, Imagens 5 e 6. 

        As imagens mostram um declínio dramático nos níveis de poluição na China.  Segundo cientistas da NASA, isso se deve à desaceleração da economia durante o período de Quarentena. Os Satélites de acompanhamento da ESA, também detectaram redução significativa no índice de NO2 na atmosfera da China durante esse período da pandemia da Covid-19.  As imagens acima mostram a concentração de NO2:

·         antes da quarentena: 1º e 20 de janeiro;

·         durante a quarentena 10 e 25 de janeiro.

  Os cientistas  ressaltam que, essa queda nos níveis de NO2 também já havia sido observada na crise da economia global de 2008 e também durante as Olimpíadas de Pequim.

     Outro fato observado pelos cientistas, é a redução nos níveis de NO2 durante as celebrações do ANO NOVO Chinês, já que muitas empresas fecham entre a última semana de janeiro e o início de fevereiro para comemorar o feriado. Depois do término da comemoração o índice volta a aumentar. Neste período de 2020, a taxa de redução está muito mais prolongada e a redução é muito maior, isto se deve ao fato de todo o mundo está tomando medidas para reduzir a disseminação do vírus SARS-CoV-2. 

    Depois de todas essas explanações, podemos observar que o homem é o grande causador de todo o problema referente à poluição atmosférica. No momento em que ele reduz as suas atividades ou mesmo tomar medidas para reduzir a emissão de gases poluentes, o panorama atmosférico muda para melhor. Sabemos que o progresso é necessário, mais que venha um progresso consciente e sustentável.

 

 

 Referências:

 

 Poluição ao meio ambiente diminui após medidas de isolamento social. PUC.. Disponível em: https://www.puc-campinas.edu.br/poluicao-ao-meio-ambiente-diminui-apos-medidas-de-isolamento-social/. Acesso em: 09 set. 2020.

                 

Pesquisa do IMA comprova melhora da qualidade do ar nas maiores cidades brasileiras. IMA. Disponível em: https://www.ima.sc.gov.br/index.php/noticias/1450-pesquisa-do-ima-comprova-melhora-da-qualidade-do-ar-nas-maiores-cidades-brasileiras

. Acesso em: 08 set. 2020.

 

Redução da poluição no ar durante pandemia convida à mudança de comportamento social. ((O))eco. Disponível em: https://www.oeco.org.br/reportagens/reducao-da-poluicao-no-ar-durante-pandemia-convida-a-mudanca-de-comportamento-social. Acesso em: 08 set. 2020.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário