sábado, 2 de janeiro de 2021

Declaração de Salamanca

  Sobre a Declaração de Salamanca

O mundo aponta a Declaração de Salamanca como o principal documento internacional com a finalidade de proporcionar as diretrizes básicas, que apoiam as formulações e reformas das políticas e dos sistemas educacionais. Esta declaração é uma afirmação mundial sobre a educação inclusiva e representa um equilíbrio consensual sobre as sucessivas orientações da educação das pessoas com necessidades especiais, principalmente as crianças e os jovens. Vale a pena focar na importância e necessidade da educação de crianças com necessidades especiais. Sendo de vital importância o sucesso da gestão escolar, cada vez mais atuante e reconhecida, onde a preparação adequada dos educadores é fundamental para a estruturação das escolas integradoras do sistema educacional.  Com relação aos programas de formação inicial, estes deverão favorecer aos estudantes das matérias pedagógicas, uma orientação adequada e eficiente sobre a diferença apresentada, sendo a boa prática educativa, à adaptação do conteúdo curricular, a utilização de novas técnicas e tecnologias de assistência, a individualização de procedimentos de ensino uma ferramenta vital para o sucesso. Com relação a preparação dos professores, todos devem ser contemplados, pois desta forma, todos poderão praticar sua autonomia e com isso aplicarem suas habilidades na adaptação do currículo referente a instituição que estão inseridos. Dessa forma atenderão as necessidades dos alunos e contribuirão com especialistas, com os pais, com a comunidade e de maneira marcante e objetiva contribuirão com o ensino superior que possui formação de especialidades e pesquisa, avaliação e no desenvolvimento de programas baseados em matérias pedagógicas, fatores preponderantes para um desenvolvimento satisfatório.  A declaração deixa claro que os mestres possuem uma representação fundamental com relação à administração do processo educacional, isto pode ser observado através dos meios estatísticos e das pesquisas, através dos conhecimentos técnicos, do uso dos equipamentos apropriados para atender os indivíduos que apresentam necessidades educacionais especiais.

    Com base nos relatos acima, é de vital importância investir numa sociedade inclusiva, independente do meio utilizado, que pode ser: recursos, prestação de serviços ou utilização das variadas estratégias  para vencer as barreiras da inclusão na sala de aula. Desta forma se consegue suprir as necessidades especiais que desafiam a inclusão e se consegue beneficiar a todos que precisam dela.

   

   Referências:

 

SANTOS, Alex Reis dos. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Disponível em: < https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc_07.pdf >. Acesso em: 30 ago. 2020.

 

SANTOS, Alex Reis dos. DECLARAÇÃO DE SALAMANCA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2012. Disponível em: < http://geces.com.br/simposio/anais/anais-2012/Anais-077-087.pdf >. Acesso em: 02 set. 2020.

 

Saberes e práticas da inclusão. 2005. Disponível em:

< http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000427.pdf >. Acesso em:

03 set.2020.

 

 

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