quarta-feira, 29 de abril de 2009

A GRIPE SUINA : Vírus H1N1

o vírus da “Gripe Suína”: H1NI


O vírus da “gripe suína”.
Esta nova e muito perigosa variante do vírus da gripe humana tem sido reportada em vários locais nos EUA e no México, país onde se registam já pelo menos 103 mortos e 11 nos EUA (Na fronteira e em Nova Iorque), com mais de 1600 infectados. A situação levou já vários países do mundo (Japão, Coreia do Sul, Canadá, entre outros) a recomendarem aos seus cidadãos que evitassem viajar para o México e a Organização Mundial de Saúde já emitiu um alerta internacional.

O vírus em questão é o H1N1, ou “vírus suína”, uma variante do “influenza A” e ainda que possa como a mutação teórica da “gripe das aves” ser combatida com o Tamiflu a taxa de morte atual (1 para 100) é muito elevada e o vírus muito mutante, o que causa ainda mais preocupação com uma forma mais letal que ele possa assumir numa nova mutação.
A Cidade do México ordenou o encerramento temporário de todas as escolas e universidades. Estão atualmente internadas, em todo o México cerca de 1300 pessoas com sintomas gripais, desconhecendo-se destas, quantas terão o H1N1.


Este vírus é especialmente preocupante porque deriva diretamente de uma variante muito comum do vírus da gripe humana e porque foi capaz de infectar uma tão grande percentagem de alvos humanos jovens e saudáveis, como o grupo neozelandês. O vírus merece também muita preocupação porque se sabe que embora seja originário dos suínos, pode propagar-se aos seres humanos e sabe-se que pode depois expandir-se, mutando-se sempre, é esta maneabilidade que o torna difícil de combater e impossível de tratar por via de uma vacina.
Estar a acontecer num dos animais que geneticamente mais próximo esta do Homem: o porco… O surto começou no México, o que é também uma grande fonte de preocupação, já que é um dos países mais populosos do continente americano e com um sistema de saúde público muito ineficiente. O México tem também uma longa e muito permeável fronteira com os EUA, assim como uma grande comunidade migrante neste país. Daqui, o vírus poderá rapidamente propagar-se - por via aérea - a outros países do mundo, já que os EUA são dos países centrais no trafego mundial aéreo de passageiros.
Por outro lado já há vários casos reportados em Espanha, país que alberga uma grande comunidade de emigrantes mexicanos e se o vírus se instalar em Espanha - devido à inexistência de fronteiras no Espaço Shengen - irá propagar-se rapidamente, estando Portugal, pela sua fronteira comum e pela intensidade de trocas comerciais e turísticas entre os dois países ibéricos, na linha da frente e um dos países que brevemente conhecerá também casos desta “gripe suína”.
Como se transmite a Gripe?
Transmite-se por partículas da saliva de uma pessoa infectada, expelidas sobretudo através da respiração, da fala, da tosse e dos espirros. A transmissão é muito comum em agrupamento de pessoas em recintos fechados (escolas, lares, meios colectivos de transporte, discoteca).

O que é a gripe suína?
Trata-se de uma enfermidade respiratória altamente contagiosa que afeta os porcos, provocadas por um dos vírus A da gripe suína. Sua morbidade é alta e sua mortalidade baixa (1 a 4% dos casos). O vírus é transmido entre os porcos pelo ar e mediante contato direto e indireto. Os vírus mais frequentes são do tipo H1N1, embora circulem também entre os porcos outros vírus, como o H1N2, H3N2 e H3N1. Os surtos entre os porcos se dá com frequêcia, principalmente no outono e inverno.
Como afeta a saúde humana?
Ocasionalmente se tem notícia de surtos e infecções esporádicas desse tipo de gripe entre humanos. Geralmente, os sintomas clínicos são similares à gripe comum, mais sua manifestação clínica é mais ampla, desde uma infecção assintomátia à uma severa pneumonia que resulta na morte do paciente.
A manifestação clássica da gripe suína entre humanos se parece com a da gripe comum (febre, tosse, cefaleias) e outras infecções agudas do trato respiratório, sendo a maioria detectadas casualmente mediante o sistema de vigilância da gripe comum. Os casos leves ou assintomáticos podem haver escapado da detecção de modo que se desconhece o alcance real da enfermidade entre os humanos.
- Como se dá o contágio?


Normalmente as pessoas contraem o vírus através de porcos enfermos, embora alguns casos em humanos tenham se dado sem contato como esses animais. A transmissão entre humanos se deu em alguns casos, mas se limita a contatos próximos ou em grandes aglomerações de pessoas.
- É seguro comer porcos e produtos derivados?
Sim. A gripe porcina não se transmite mediante o consumo de carne de porco adequadamente processada ou preparada para uso em outros produtos derivados. O vírus da gripe porcina é eliminado ao se cozinhar a carne em temperaturas de 70°C.
Existe o risco de uma pandemia?
É provável que a maioria das pessoas - sobretudo aquelas que não tenham contato regular com porcos - não tenham imunidade ao vírus da gripe suína capaz de prevenir a infeção com esse vírus. Caso um vírus dessa gripe logre transmitir-se eficazmente entre humanos poderiam haver uma pandemia (epidemia mundial).
- Há uma vacina de uso humano para proteger contra o vírus?
Não. O vírus da gripe se modificam rapidametne e a coincidência entre a vacina e os vírus circulantes é fundamental para uma adequada imunização da população vacinada. Por essa razação, a OMS precisa recolher duas vezes por ano o vírus destinado à gripe comum. A atual vacina antigripal produzida sob as recomendações da OMS não contém cepas do vírus da gripe porcina. Até agora não se sabe se as vacinas da gripe podem proporcionar uma proteção cruzada frente ao atual surto da gripe porcina nos EUA e México.

- Existe tratamento para esse tipo de gripe?
Os fármacos antivirais estão disponíves em diversos países e previnem e tratam a enfermidade de maneira eficaz. Existem duas classes desses medicamentos. Na maioria dos casos prévios da gripe suína os pacientes se recuperaram totalmente da enfermidade sem necessitar de atenção médica nem dos fármacos antivirais. Segundo a OMS ainda há poucas informações para sustentar a remendação do emprego de antivirais na prevenção e tratamento da infecção. Os médicos devem tomar decisões baseando-se na avaliação clínica e epidemiológica e binômio danos/benefícios do tratamento, recomenda.

Prevenção da gripe
Embora a gripe aviária tenha ganhado uma atenção especial da mídia recentemente, é a velha e boa gripe que provoca mais prejuízos todos os anos. Na melhor das hipóteses, essa doença tão comum é frustrante, na pior delas, é fatal. Mas mesmo que não haja uma cura para esse inimigo familiar, você pode, e deve, proteger-se da gripe.




OUTRAS FORMAS DE VÍRUS








A melhor maneira de prevenir a gripe: lavando as mãos
Lavar as mãos é a forma mais importante de prevenir a propagação da infecção. Você deve lavar as mãos:
• antes de pegar qualquer alimento;
• antes de cuidar de uma ferida;
• após usar o banheiro ou trocar a fralda de um bebê;
• após pegar em animais ou após limpar o ambiente em que eles vivem;
• após espirrar, tossir ou assoar o nariz ;
• após pegar carne, frango ou peixe crus;
• após mexer no jardim;
• após cuidar de uma pessoa doente;
• após mexer no lixo.
Quem corre risco de ter gripe?
Qualquer pessoa pode pegar uma gripe, mas as que têm um risco maior de terem complicações são os idosos, crianças (especialmente de 6 a 23 meses), gestantes, pessoas que têm problemas cardíacos ou pulmonares crônicos ou outras doenças graves, e pessoas com sistema imunológico baixo.

COMO SE TRANSMITE O VÍRUS DA GRIPE





Medidas de defesa
A melhor maneira de se proteger contra a gripe é tomar uma vacina anualmente. Os vírus da gripe estão em constante mutação, por isso, a cepa de vírus contra a qual você foi protegido no ano passado provavelmente não é a mesma que está atacando esse ano. Tome a vacina contra a gripe logo no começo da estação da gripe (em abril ou maio), assim, sua imunidade estará alta quando o vírus atacar (geralmente, no fim de junho a meados de setembro). Entretanto, mesmo se você for vacinado em junho ou julho ainda terá certa proteção.
As vacinas contra a gripe são bastante recomendadas para pessoas que têm um alto risco de contrair a doença ou de ter complicações graves. Fale com o médico se achar que está em um desses grupos.
O resfriado é outro vírus horrível. Na verdade, existem mais de 200 vírus de resfriado que se pode contrair.
Os nomes comerciais dos produtos mencionados nesta publicação são marcas registradas ou marcas de serviços de suas respectivas empresas. A menção a quaisquer produtos nesta publicação não constitui uma aprovação dos respectivos proprietários da Publications International, Ltd. ou da HowStuffWorks.com e nem significa uma afirmação advinda de qualquer uma dessas empresas de que seus produtos deveriam ser usados da maneira descrita nesta publicação.
Atenção :
A vacina administrada anualmente em idosos não protege contra a gripe SUINA !


O Centro de Pesquisas Biomédicas de Pittsburgh, nos EUA criou, através do Google Maps, um mapa que aponta os lugares do mundo onde foram verificadas pessoas com o vírus da Gripe Suína.




Os marcadores cor-de-rosa são de casos não confirmados, os roxos são de casos confirmados. Os marcadores com um ponto preto indicam mortes decorrentes da Gripe Suína. Já os marcadores amarelos indicam casos de suspeita da doença que não foram confirmados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário