domingo, 18 de outubro de 2009

Cólicas em Bebês

Dor no Intestino de Bebê pode ser causada por KLEBSIELLA


Nada é tão preocupante para uma mãe do que o choro do seu filho recém-nascido. E, quando não é fome, frio, nem a fraldinha suja, elas logo imaginam a temida cólica.

A dor persistente, que aflige os bebês nos três primeiros meses de vida, provoca um choro intenso e, em geral, piora de madrugada, para desespero dos pais. Apesar do impacto que provoca na vida da família, ainda não se sabe exatamente a causa do problema.

Pesquisadores americanos descobriram que muitos bebês que sofriam com cólicas tinham uma bactéria. O nome desse bichinho infernal é klebsiella.

Klebsiella

Bactéria:

Género de bacilos Gram-negativos, isolados das fezes do homem e dos animais, por vezes patogénicos (aparelho respiratório, tubo digestivo, sistema urogenital).

Todos nós temos milhões de bactérias em nosso trato gastrointestinal, principalmente no cólon (ou "intestino" grande). Estas bactérias são importantes para a saúde intestinal normal e função. Klebsiella é o nome do gênero para uma dessas bactérias encontradas nas vias respiratórias, intestinais e urinogenital dos animais e do homem.

Quando as bactérias Klebsiella sair fora do intestino, no entanto, pode ocorrer infecção grave.

Infecções por Klebsiella são encontrados com mais freqüência agora do que no passado. Isto é provavelmente devido às propriedades de resistência da bactéria aos antibióticos.

É considerado um patógeno humano oportunista que significa que sob certas condições, pode causar a doença. Por exemplo, as infecções hospitalares são aqueles que os pacientes internados pegar, porque eles estão em um estgio de enfraquecimento.

Klebsiella pneumoniae também é bem conhecida no meio ambiente e podem ser cultivadas em solo, água e vegetais. Na verdade, é provável que tenhamos K. pneumoniae em nosso intestino de comer alimentos crus, como saladas. Dois trabalhos de investigação em pesquisas de bactérias encontrados em brotos K. pneumoniae a ser uma parte preponderante da microflora3.

Um trabalho de investigação encontrou 4% da alface eles testaram contidas Klebsiella pneumoniae4.

Como regra geral, as infecções por Klebsiella tendem a ocorrer em pessoas com um sistema imunitário enfraquecido. Muitas destas infecções são obtidos quando uma pessoa está no hospital por algum outro motivo. A infecção mais comum causada pela bactéria Klebsiella fora do hospital é a pneumonia.

Klebsiella pneumonia tende a afetar pessoas com doenças subjacentes, como o alcoolismo, diabetes e doença pulmonar crônica. Classicamente, a Klebsiella pneumonia provoca uma grave, doença de início rápido, que muitas vezes faz com que as áreas de destruição no pulmão.

Pessoas infectadas começa geralmente febre alta, calafrios, sintomas de gripe e uma tosse produtiva de um lote de mucosas.. O muco (ou mucosa) que é cuspiu é muitas vezes espessa e tingida de sangue e tem sido referida como "geléia de groselha" escarro devido à sua aparência.

Mortality in Klebsiella pneumonia é de cerca de 50%, devido à doença subjacente que tende a estar presentes nas pessoas afetadas. Embora a pneumonia normal freqüentemente resolve sem complicação, Klebsiella pneumonia mais freqüentemente causa a destruição do pulmão e bolsas de pus no pulmão (conhecidos como abscessos).

A taxa de mortalidade para os casos não tratados é de cerca de 90%.

Também podem ser pus ao redor do pulmão (conhecido como empiema), que pode ser muito irritante para o delicado tecido pulmonar e pode causar cicatrizes para formulário. Às vezes, a cirurgia pode ser necessário para "salvar" um pulmão que está preso em bolsões irregulares de pus e tecido cicatricial.

Klebsiella também pode causar menos graves infecções respiratórias, como bronquite, que normalmente é uma infecção hospitalar.

Em Hospital é comum Outras infecções causadas por Klebsiella são infecções do trato urinário, infecções da ferida cirúrgica e infecção do sangue. Todas essas infecções podem evoluir para choque e morte se não for tratada no início de uma maneira agressiva.

Em Hospital Muitas infecções ocorrem por causa dos tratamentos invasivos, que muitas vezes são necessários em pacientes hospitalizados. Por exemplo, cateteres intravenosos utilizados para administração de fluidos, os cateteres inseridos na bexiga para drenagem da urina e tubos de respiração para as pessoas em uma máquina de respiração podem aumentar a susceptibilidade à infecção.

Embora esses dispositivos podem ser necessários em alguns pacientes, eles permitem que as bactérias para contornar as barreiras naturais à infecção e ao entrar no corpo de uma pessoa. O resultado pode ser uma infecção, se o sistema imunológico da pessoa não pode lutar contra as bactérias. Infelizmente, as pessoas que precisam de tratamentos invasivos, muitas vezes têm o sistema imunológico enfraquecido devido à sua doença subjacente.

Bactéria Klebsiella são uma parte da vida normal e viver dentro de quase todos nós. Embora seja algo que geralmente não gostam de pensar, precisamos de Klebsiella em nossos dois pontos para nos manter saudáveis. Infelizmente, uma vez Klebsiella escapa do intestino, que pode ser uma bactéria desagradável.

A sabedoria dos leigos – para Cólicas em crianças

O mito popular diz que crianças com choro intenso pode esta com cólica, e para amenizar usa artifícios antigos, como:

Massagem é ainda o melhor

Estudos científicos relacionam as cólicas a causas ambientais, mostrando que bebês que nascem durante o inverno têm mais predisposição às dores do que aqueles que nascem no verão. Outras pesquisas sugerem que o vínculo entre mãe e filho durante a gestação e o parto também influencia. Há ainda uma corrente que aposta que as cólicas são mais frequentes nos bebês de hoje por causa do aumento de partos cesarianos. Ou seja, o estudo da Universidade do Texas vem somar mais uma possível causa para o problema: uma inflamação no intestino do bebê causada pela bactéria klebsiella.

Para o gastropediatra José Cesar Junqueira, professor da UFRJ, no entanto, o número de crianças que apresentam essa bactéria é bem pequeno. Para ele, o único remédio com eficácia comprovada para aliviar as cólicas é o leite materno:

— É a fonte mais rica em lactobacilos, que irá estimular a flora intestinal do recém-nascido e a proliferação de bactérias benéficas.

A Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda o uso de probióticos e afirma que o mais indicado é massagear a barriga do bebê.

Mitos e verdades


Massagem


Para a Sociedade Brasileira de Pediatria, a massagem diária, especialmente a realizada no fim de tarde, é o método mais seguro para combater as cólicas.

Alimentação


Muitas mães fazem uma dieta rigorosa com medo de que a ingestão de determinados alimentos possa interferir nas cólicas do bebê, evitando, por exemplo, feijão e repolho. Mas, de fato, a única recomendação é evitar alimentos que contenham cafeína, como café, refrigerantes de cola e chocolate.

Leite


Não há estudo científico que comprove que leite em pó hipoalergênico ajude a reduzir as cólicas. Para os médicos, o mais indicado e seguro é oferecer leite materno.

Funcho


Encontrado em farmácias de manipulação, o funcho é conhecido como um santo remédio contra cólicas. Na verdade, o chá age como calmante e não ataca diretamente o problema
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário