quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

APENDICITE - APENDICITE AGUDA

Apendicite

Apendicite é a inflamação do apêndice, um pequeno órgão com o formato parecido com o dedo indicador, de aproximadamente 10 cm., localizado abaixo e no lado direito do intestino grosso.
O apêndice apresenta um canal (luz) em seu interior que se comunica com o intestino, contendo fezes ainda em fase líquida. A função do apêndice não é conhecida, apesar de haver uma grande concentração de tecido especializado na defesa imunológica em sua parede. Normalmente ele inflama por causa de uma infecção ou de uma obstrução do sistema digestivo. Se não for tratado, o apêndice infectado pode romper-se (estourar) e esparramar a infecção para a cavidade abdominal e para a corrente sangüínea.
O risco de apendicite aumenta com a idade, e o pico de incidência fica entre os 15 e 30 anos de idade. A apendicite é a principal causa de cirurgia abdominal em crianças. Quatro em cada 1.000 crianças precisam ter seus apêndices removidos antes dos 14 anos de idade.


Quais são as causas e riscos da apendicite?

A apendicite ocorre quando os restos alimentares digeridos acumulam- se no apêndice, e no local, ocorre um crescimento de bactérias provenientes do próprio intestino. Embora câncer do apêndice seja raro, ocasionalmente a obstrução que leva à apendicite é causada por um tumor benigno chamado tumor carcinóide.


01. Quadro Clínico

O quadro clínico de apendicite inclui:
o Dor abdominal que normalmente começa de forma difusa, no meio do abdome (ao redor do umbigo) e que com o tempo (horas) desloca-se para a parte inferior direita,

o Febre baixa,
o Náuseas,
o Vômitos,
o Distensão abdominal,
o Dor quando o lado direito do abdome é tocado,
o Mudança no padrão intestinal,
o Incapacidade de eliminar gases.
O quadro clínico descrito acima ocorre em aproximadamente 40% dos casos. Nos casos restantes, ele pode ter variações que confundem e retardam o diagnóstico.
Se a pessoa tiver sintomas de apendicite, ela não deve tomar laxantes para aliviar a constipação intestinal, pois estes remédios aumentam a chance do apêndice supurar (estourar). Além disso, deve-se evitar remédios para aliviar a dor antes de ser avaliado por um cirurgião geral, porque estes medicamentos podem mascarar os sintomas de apendicite e podem tornar o diagnóstico difícil.


02. Diagnóstico

O médico irá revisar sua história clínica, perguntando sobre os sintomas digestivos habituais e os atuais, incluindo detalhes sobre as últimas evacuações: duração, freqüência, características (diarréicas ou duras), e se as fezes têm sangue ou muco.

Ele fará um exame físico detalhado e irá apalpar a parte mais baixa, à direita de seu abdome. Se o paciente for criança, o médico irá se certificar se a criança segura sua mão quando ele tocar o local onde dói. Em uma criança, os quadris dobrados (joelhos flexionados para cima) e o abdome tenso podem ser pistas importantes no diagnóstico.
Depois do exame físico, o médico solicitará um Hemograma Completo (exame de sangue) para checar sinais de infecção e um Exame de Urina I para descartar uma infecção urinária. Ele pode solicitar um exame de Ultra-som ou uma Tomografia Computadorizada de abdome (a TC) para ajudar no diagnóstico, porém o diagnóstico de apendicite em geral não precisa destes exames. Em crianças muito jovens, uma Radiografia de Tórax pode ser necessária para afastar o diagnóstico de pneumonia.


02.1. Diagnóstico Diferencial

São outras condições que podem dar sintomas que simulem uma apendicite:

1. Salpingite aguda (infecção das tubas uterinas)
2. Doença inflamatória pélvica
3. ITUs (infecções do sistema excretor (antigo trato ou aparelho urinário)
4. Dismenorréia (menstruação alterada com dores intensas)
5. Isquemia mesentérica (do intestino por acidente vascular ou volvo)
6. Hérnia intestinal
7. Colecistite aguda
8. Enterocolite
9. Gravidez ectópica
10. Diverticulite


03. Prevenção

Não há nenhum modo de se prevenir a Apendicite. Pode-se tentar evitar comer frutas e legumes com sementes, deve-se tirar as sementes, pois, assim evita-se que pequenas sementes se depositem no apêndice.


04. Tratamento

Na apendicite aguda, o tratamento padrão é a cirurgia para remover o apêndice. A cirurgia, chamada apendicectomia, deve ser feita o mais cedo possível para reduzir o risco do apêndice romper-se. Normalmente, se a apendicite é fortemente suspeitada, o cirurgião indicará a remoção do apêndice até mesmo se o ultra-som ou a tomografia não puderem confirmar o diagnóstico. A recomendação do cirurgião para operar reflete o perigo de uma apendicite supurada, pois ela pode ser ameaçadora à vida, enquanto a apendicectomia não complicada é um procedimento relativamente de pouco risco.

A cirurgia pode ser feita de modo convencional (através de uma incisão no lado inferior direito do abdome) ou por vídeo-laparoscopia (através de pequenas incisões no abdome), conforme a indicação do cirurgião.
Os pacientes normalmente recebem uma dose de antibiótico endovenoso (em uma veia) pouco antes da cirurgia e o antibiótico é continuado até o dia seguinte à cirurgia. Se o apêndice supurou, o paciente precisará tomar antibióticos por alguns dias.


A. Anatomia Patológica

O exame do apêndice retirado na cirurgia serve de confirmação do diagnóstico. Há infiltrado inflamatório constituido por neutrófilos, congestão dos vasos, edema e serosa avermelhada. Em casos avançados (denominados apendicites supurativas agudas) há grandes quantidades de pús intraluminais, e áreas de necrose da parede.


05. Qual médico procurar?

Para evitar o risco de uma apendicite supurada, deve-se procurar um pronto socorro imediatamente para ser avaliado por um cirurgião geral se a pessoa tiver sintomas de apendicite. A apendicite é uma emergência, e requer atenção imediata.


06. Prognóstico

A maioria dos pacientes procurará o pronto socorro dentro de 12 a 48 horas por causa da dor abdominal. Em casos muito raros, um baixo nível de inflamação pode persistir por vários dias antes do diagnóstico ser feito, especialmente em pacientes diabéticos, imunossuprimidos (pessoas com resistência imune baixa) e idosos.
Os pacientes que se submetem à cirurgia freqüentemente ficam no hospital durante dois ou três dias (se o apêndice não supurou). As pessoas que se submeteram a uma apendicectomia normalmente se recuperam completamente.
Em casos de apendicite supurada, a permanência no hospital é normalmente mais prolongada. Embora seja raro, uma pessoa pode morrer de apendicite se o apêndice supurou e espalhou a infecção para o abdome e para o sangue.
Se não tratada, morrem 2% dos doentes. O diagnóstico precoce e tratamento cirúrgico de todos os casos, mesmo que de diagnóstico duvidoso, reduz a mortalidade a 0,1%.


07. INCIDÊNCIA

Sexo: segundo a maioria dos autores é 3 a 4 vezes mais freqüente em homens; contudo, há autores que consideram a incidência igual nos dois sexos.
Idade: é uma afecção predominatemente de jovens sendo muito comum antes dos 20 anos. É rara antes dos dois anos de idade. A maioria dos pacientes estão entre 05 e 30 anos; porém pode ser encontrada em idosos.
Raça: não há preponderância
Herança: Certas famílias apresentam uma maior incidência de casos. Tal fator no entanto permanece ainda de certa forma pouco definido.


08. ETIOLOGIA

Traumatismos

Seja internos como externos podem levar a erosões da mucosa e desencadeamento de infecção apendicular. Assim, parasitas como oxiúros, corpos estranhos como sementes, podem traumatizar a mucosa e determinar infecção.
Concomitante com moléstias exantêmicas - associação a viroses: vários autores referem casos de apendicite aguda associada com sarampo.


09. Infecção

Teoria enterógena; micróbios de virulência exaltada penetram a mucosa, ganham os linfáticos e se estendem por todo o apêndice. não se conseguiu relacionar a
afecção com determinado germe. Parece que a infecção inicial é pelo estreptococo, havendoobstrução da luz e proliferação de anaeróbios e do bacilo coli.
Teoria hematógena; os germes penetram através das amigdalas, ganham a corrente circulatória e vão até o apêndice. A presença de tecido linfóide na apêndice e a concomitância com amigdalites sugere em certos pacientes uma infecção por via sangüínea.


10. Obstrução

Pode ser determinado por fecalitos, por tecido fibroso (fibrose) que fecham a luz, hipertrofia linfóide, por corpos estranhos vindos com os alimentos (como sementes), ou mesmo parasitas intestinais. Às vezes ela se resolve espontaneamente com a expulsão do corpo obstrutor; quando não expulsos acabam traumatizando a mucosa e determinando inflamação.
LUZ OCLUIDA LEVANDO AO AUMENTO DO PERISTALTISMO E DISTENSÃO DO APÊNDICE
Dor vaga e difusa em epigástrio e região periumbelical

HIPERSECREÇÃO, AUMENTO DA LUZ E PROLIFERAÇÃO BACTERIANA
Pressão intraluminal acima de 85cmH2O determinando dor constante pela compressão das terminações nervosas da parede do apêndice

HIPÓXIA APENDICULAR COM PEQUENOS INFARTOS DA PAREDE E INVASÃO POR BACTÉRIAS
Surge febre, leucocitose e taquicardia

CONGESTÃO VASCULAR, EDEMA E DIAPEDESE COM MAIOR DISTENSÃO DO ÓRGÃO
Dor referida em FID (distensão dos filetes nervosos), náuseas e vômitos

ULCERAÇÃO DA MUCOSA, INVASÃO BACTERIANA MACIÇA, INFECÇÃO DA PAREDE APENDICULAR, DISTENSÃO ABDOMINAL POR ÍLEO ADINÂMICO
Dor peritonial intensa e bem localizada

TROMBOSE VASCULAR COM COM PIORA DO EDEMA E ISQUEMIA

GANGRENA E PERFURAÇÃO
Ampla irradiação da dor para todo o abdome inferior


11. COMPLICAÇÕES DA APENDICITE

Peritonite Abcesso localizado (apendicular ou em fundo de saco) Abcesso subfrênico Obstrução intestinal Fístulas entero-cutâneas (fístula estercoral) ou entre alças Hérnia incisional Complicações clínicas (infecção sepsis) .


12. COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS

Supuração da incisão operatória Abcessos pélvicos e subfrênicos Abcesso de parede Fístula cecal (estercoral ou entre alças) Hérnia incisional Íleo paralítico


13. O que ocorre após o tratamento?

Caso não ocorra complicações durante ou após uma cirurgia, normalmente após 24 a 36 horas da cirurgia, o indivíduo já pode receber alta hospitalar, podendo voltar as atividades normalmente após 2 semanas da cirurgia.

93 comentários:

  1. Há exatos 15 dias fiz a cirurgia. Foi por vídeo. O apêndice já estava supurado e foi muita dor. Mesmo com os cuidados que tive, comendo alimentos leves na 1ª semana (o médico disse q poderia comer o que eu quizesse após 8 dias, meu umbigo está doendo, avermelhado e parecendo inflamado. O que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retornar a consulta do seu médico para ele avaliar o local da cirurgia e se necessário for tomar as devidas providências.

      Excluir
    2. Deve procurar o Cirurgião que lhe operou para ser avaliado. Sempre deve haver avaliação do Cirurgião após uma cirurgia. Quando há algo que nos incomoda ou há persistência de febre ou outra alteração, essa avaliação deve ser o mais rápido possível.

      Excluir
  2. Procurar imediatamente o proficional que realizou a cirurgia. Ele deve fazer a uma avaliação para identificar o que esta acontecendo e tomar as devidas providencias.

    ResponderExcluir
  3. Existe algum risco de morte apos a cirurgia ? causado pela masturbação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que há alguma cirurgia é muito importante respeitar o período de repouso e evitar qualquer esforço físico.

      Excluir
    2. Como quantos dias caem os pontos internos ?
      A minha foi pelo video (3 cortes)

      Excluir
    3. Como quantos dias caem os pontos internos ?
      A minha foi pelo video (3 cortes)

      Excluir
    4. Faz 1 ano e meio que fiz a cirurgia e hoje sentir a mesma dor . Tem alguma possibilidade da apendice voltar?

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. fiz a cirurgia a 7 dias posso comer qualquer tipo de comida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada organismo tem uma resposta. Quando se faz uma cirurgia sempre é bom ter moderação com os alimentos. Comer coisas saudáveis e leves faz bem a qualquer pessoa. Sempre é bom ter moderação na alimentação.

      Excluir
  6. e como a gente sab q ta com apendecite e quais os cintomas

    ResponderExcluir
  7. A característica mais marcante da apendicite aguda é a dor abdominal no lado direito muito forte que inicia próximo ao umbigo, e que vai mudando de lugar, com o passar das horas.

    A barriga vai ficando mais inchada e mais dolorida. Por vezes pode haver febre baixa constante e vômitos associados. A contração muscular dos músculos abdominais aumenta a dor, em geral, confirmando o diagnóstico de apendicite.

    Espero ter ajudado .
    Obrigado pela visita !

    ResponderExcluir
  8. Oque Devo Fazer ?
    Bom .. Eu Estou Com Dor No Lugar Onde Esta Esta Indicando na Imagem
    Acho Que Estou cm APENDICITE !
    Oque eu Faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de tudo deve procurar um médico. Ele é a melhor pessoa para avaliar e fazer o diagnóstico.

      Excluir
  9. olá..... estou com dores no lado direito, mas não é no abdomen é só quando eu respiro fundo, será que é sintomas do Apedicite?

    ResponderExcluir
  10. Excelente matéria para o leigo. Às vezes suponha estar com problemas no apêndice. Tenho quase 66 anos e faço uso de muitos alimentos com sementes (maxixe, por exemplo); tenho distensão abdominal e dores leves e constantes perto do fígado. Sou diabético, faço uso de glibenclamida e metformina, além de chás de pata-de-vaca. Como bom baiano, adoro uma comida contendo azeite de dendê. Uso azeite de oliva e, para contrabalançar a ingestão acentuada desses óleos, cáio na alcachofra. Já pensei na apendicetomia - será que desnecessária ?
    Minha consciência adverte-me de que devo MODERAR na alimentação e peneirar o maxixe, além de suprimir o dendê e o leite de côco que acompanham a maxixada. Força de vontade pequena, diante da glutonice. Peço apenas que divulguem e façam comentários que ajudem-nos, escravos da degustação. Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. fiz a cirurgia ha 9 meses e agora sinto do no abdomen perto do local onde ocorreu a cirurgia e normal isso acontecer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já procurou o especialista que foi responsável pela sua cirurgia. Procure-o, converse com ele e coloque a sua situação para ele. É sempre bom e importante ter avaliações pós cirurgia.

      Excluir
    2. Você teve hérnia? Estou sentindo dor no umbigo também. Fiz a cirurgia a três meses. Obrigada

      Excluir
  12. faz 5 dias que fiz minha cirurgia de apendicite supurada, fiz pelo método assistido, estou com dores leves porem constantes na regiao intestinal, estou indo com muita frequencia ao banheiro com fezes moles e muito escuras, posso estar com alguma complicação? foram feitas 2 fleet nos 3 dias pós operatorios pode ter algo relacionado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor recomendação é a avaliação de um médico especializado.

      Excluir
    2. Amigo vc melhorou, pq meu filho de 4 anos está com os mesmos sintomas?

      Excluir
    3. Maax, meu filho está com o mesmos sintomas?

      Excluir
  13. Quando apendice estoura, sente algo ou n?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando isso acontece tudo se complica, a dor , a febre, o mal estar, são inevitáveis. O rompimento de um apêndice infecta toda a cavidade, é um estado muito grave.

      Excluir
  14. eu fiz exame de urina deu realmente infequiçao .mas estou com muita dor ao lado do direito do umbigo.to tendo vomito minha boca so fica enchedo de salivas .fico no mau estar.sear que e apedicite;ou nao p q se for p esperar hospital publico vou orrer de dor

    ResponderExcluir
  15. Fiz a operação de apendicite aguda após retorna ao serviço senti muita dor e não paro de vomitar oque faser

    ResponderExcluir
  16. Minúsculas sementes tipo: KIWI...TOMATE oferecem grandes riscos apo apendice?

    ResponderExcluir
  17. Faz 25 dias que fiz a cirurgia e Estou com um ponto interno, e ha alguns dias comecou a doer

    Oq sera q aconteceu ?

    ResponderExcluir
  18. Me masturbei 5 dias apos a cirurgia, não tô sentindo dor, passadas 24h ainda tem algum risco?

    ResponderExcluir
  19. Me masturbei 5 dias apos a cirurgia, não tô sentindo dor, passadas 24h ainda tem algum risco?

    ResponderExcluir
  20. Me masturbei 5 dias após a cirurgia por videolaparoscopia, não senti nenhuma dor hoje, (1 dia depois) ainda existe risco de terrafegado alguma coisa?

    ResponderExcluir
  21. Me masturbei 5 dias após a cirurgia por videolaparoscopia, não senti nenhuma dor hoje, (1 dia depois) ainda existe risco de terrafegado alguma coisa?

    ResponderExcluir
  22. Fiz a cirurgia tem 13 dias, e é estou evacuando sangue, é normal?

    ResponderExcluir
  23. Meu pai fez a cirurgia a 5 dias ele sente muitas dores, e não foi ao banheiro ainda. Ele pode tomar algum laxante?? Para defecar

    ResponderExcluir
  24. Meu pai fez a cirurgia a 5 dias ele sente muitas dores, e não foi ao banheiro ainda. Ele pode tomar algum laxante?? Para defecar

    ResponderExcluir
  25. Boa noite! Fiz a cirurgia de apendicite (cirurgia aberta) a pouco mais de um mês o local esta fechado e fechou ate rápido e sem nenhuma secreção e não tive nenhum encomodo mais o local esta inchado, isso é normal? Ele ira voltar ao normal sozinho? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Fiz a cirugia tem um mês , comi um Hambúrguer mas sem nada remoso , e eu to dores abdominais é normal ?

    ResponderExcluir
  32. Fiz a cirurgia da apendice eu tenho que ficar 40 dias sem carregar peso inclusive minha bebe de quase 11 meses porem eu esqueci e peguei ela uma vez e fui até o quarto ai lembrei me deu tontura mais não estou com dor e não inflamou os pontos externos minha preocupação é com os pontos internos se estouram o que a pessoa sente?

    ResponderExcluir
  33. Fiz a cirurgia da apendice eu tenho que ficar 40 dias sem carregar peso inclusive minha bebe de quase 11 meses porem eu esqueci e peguei ela uma vez e fui até o quarto ai lembrei me deu tontura mais não estou com dor e não inflamou os pontos externos minha preocupação é com os pontos internos se estouram o que a pessoa sente?

    ResponderExcluir
  34. Boa noite, fiz a cirurgia de retirada de apêndice, porém continuo com dor em toda a parte direita até a costela, seria normal tem 48h que fiz a cirurgia....ou pode ser um outro orgão , pois o medico disse que só estava vermelha minha apêndice, que mais pode está relacionado essa dor intestino?...pois tenho serios problemas intestinais só consigo evacuar a cada 3 dias tomando 46.....por favor me tirem essa dúvida.

    ResponderExcluir
  35. Fiz a cirurgia por vídeo à cinquenta dias e hoje percebi que minhas fezes estão esverdeadas isso pode ser alguma complicação da cirurgia?

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde fiz a cirurgia de apêndice a 9 dias estou indo normalmente ao banheiro não tenho dores somente acima da cicatriz do lado do meu umbigo onde está um pouco inchada e quando aperto sindo dor, isso é normal?

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde fiz a cirurgia de apêndice a 9 dias estou indo normalmente ao banheiro não tenho dores somente acima da cicatriz do lado do meu umbigo onde está um pouco inchada e quando aperto sindo dor, isso é normal?

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. gostaria de saber depois q apendiciti inflama ela volta a dor acaba ou isso so val resolver com cirugia

    ResponderExcluir
  40. Fiz a Cirurgia para a retirada da apendicite ( Apendicectomia ), 3 dias depois me masturbei, Não sentir dor alguma, E Fico ERETO constantimente, Algo prejudicial .

    ResponderExcluir
  41. Fiz a cirurgia de apêndice tem 4 dias, minha cicatriz ficou do lado esquerdo pois foi a de vídeo, só que ainda continuo sentindo dores muito forte ao lado direito isso é normal ?

    ResponderExcluir
  42. Operei já faz 3 anos, mas já tem uns 3 dias, que no local da operação tá doendo bastante. Porque? Será que algo deu errado ? O que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  43. Boa noite,operei do apêndice faz 30 dias e estou com sangramento nas fezes é normal? E porque não é recomendado sexo antes dos 30 dias?Obrigada.Att Luciane

    ResponderExcluir
  44. Faz 15 dias minha filha fez a cirurgia de apêndice ela já pode andar na garupa da moto comigo ela corre algum tipo de risco ao andar na moto

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde , fiz minha cirurgia da apêndice há 8 dias . Me sinto bem menos inchada , mas estou com uma dor constante e pontadas será que os pontos internos estão estourando ? , ou tem algo inflamado ? ( meu aniversário foi no dia 29/03 e acabei comendo alguns doces).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Fique tranquila, é normal sentir essas pontadas, eu senti por um bom tempo e o médico disse que era normal. Quanto a comer doces, não há o menor problema, só tenta não fazer esforço e pegar peso!!

      Excluir
    2. Andei bastante nesses dias , será que tem algum problema ?

      Excluir
  46. Olá fiz a cirurgia a 4 dias, e minha barriga está muito inchada e rígida. É normal??

    ResponderExcluir
  47. Ola fiz a cirurgia a 4 dias e minha barriga está muito inchada e rígida, é normal??

    ResponderExcluir
  48. Boa noite. Fiz a cirurgia dia 31 a noite e o local está ardendo, e estou com muitos gases e nada de fazer coco. Alguém passou por isso?

    ResponderExcluir
  49. É normal ficar 5 dias sem ir ao banheiro?

    ResponderExcluir
  50. Eu fiz a cirurgia a 10 dias e estou com o intestino preso.. Após a remoção da apêndice tem risco de tomar laxante ?

    ResponderExcluir
  51. Fiz uma cirurgia do apendice há um dia , tenho intestino preso , tomei dois laxantes complexo 46 ? E agora ?

    ResponderExcluir
  52. Minha irma esta doente, porem disseram que o apêndice em si nao eztava inflamdo, mas uma parede dele sim e q nao é caso de cirurgia. Nao achei nada a respeito, gostaria de saber mais...

    ResponderExcluir
  53. Minha esposa é gestante de 5 semanas, fez cirurgia de apêndice e retirou, SÓ que ela está com corrimento na urina.

    ResponderExcluir
  54. Fiz a cirurgia mas meu corte foi no meio abaixo do umbigo
    As vezes da febre e sinto ainda algumas pontadas ao lado direto e normal

    ResponderExcluir
  55. Eu realizei a cirurgia faz 4 dias e sinto dores no centro da minha barriga,mesmo tomando analgesicos,porem não é uma dor insuportavel,mas enfim isso é normal?

    ResponderExcluir
  56. Faz um mês que eu fiz minha cirurgia e agora a área da cicatriz Ta inchada e meio dura, mas não tem vermelhidão, dor, vômito,febre e nem nada do tipo, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  57. Bom dia doutor
    Minha irmã fez a cirurgia de apenicite a 4 dias e está sentindo uma dor entre os seios muito estranha e ainda não conseguiu ir ao banheiro defecar, queria saber o que podemos fazer e se isso é normal?

    ResponderExcluir
  58. Queria saber se depois da cirurgia fica algum resíduo dentro do abdômen, como pontos permanentes ou eles caem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguiu cagar depois de quanto tempo? To sem cagar desde 1 dia pre operatório, nao caguei no dia da operação e hoje no dia seguinte acho que nao irei conseguir também...

      Excluir
  59. Olá xKakaxD estou na mesma situação que estava em 30 de maio, conseguiu defecar com quanto tempo?

    ResponderExcluir
  60. Eu fiz cirurgia no domingo e ainda estou com dor e normal quando tempo fica com tempo com ponto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal sentir dor sim, mas vc não deve fazer esforço. O tempo que fica com os pontos é até o dia da consulta de revisão.

      Excluir
  61. Boa tarde , meu sobrinho fez cirurgia de apendice está saindo secreção com mal cheiro voltou ao hospital estamos aguardando um diagnóstico queria saber se é normal sair essa secreção com mal cheiro?

    ResponderExcluir
  62. Fiz a cirurgia tem 7 dias e noto que minhas fezes está preto sempre .pode ser sangue é normal

    ResponderExcluir
  63. As fezes escuras é normais devido a quantidade de antibiótico e remédio que foi tomado logo a intestino volta o nomal

    ResponderExcluir
  64. Fiz a uns 4 dias, sei q meche com o sistema digestivo mas em media quanto tempo para voltar a ir ao banheiro nonormalmente?
    É permitido tomar anti gases??

    ResponderExcluir
  65. Fiz a cirurgia da apendicite por vídeo porém já tem um mês e 5 dias dai tem 2 dias que meu umbigo começou a doer e normal ?

    ResponderExcluir
  66. Meu filho fez uma cirurgia de apendicite aguda com corte e se recuperou bem mais tá indo com muita frequência no banheiro,ele não t febre mais ficou parecendo síndrome do intestino irritado o que devo fazer

    ResponderExcluir
  67. HERPES é uma doença séria e recorrente que não pode ser curada através de medicamentos ou injeções por médicos americanos, mas a melhor maneira de lidar com o Herpes é tomando remédios naturais para ervas, tenho um vermelho sobre DR JAMES, o grande médico herbalista que curou do herpes com seu poderoso remédio herbal. Entrei em contato com ele para saber como ele pode me ajudar e ele me disse para nunca se preocupar que ele me ajudaria com as ervas naturais! Depois de dois dias em contato com ele, ele me disse que a cura estava pronta e a enviou para mim via UPS SPEED POST e chegou a mim depois de 4 dias eu usei o remédio como ele me instruiu (MANHÃ E NOITE) e fui curado! É realmente como um sonho, mas estou muito feliz! Para as pessoas que sofrem de herpes e outras doenças, como efeitos do reto, danos no intestino, obstrução intestinal, doença do ovário, câncer, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, doença de Lyme, HPV, infecções, doença hepática, doenças autoimunes, doença de Parkinson, Lúpus, Nefrologia e Hipertensão, Neurologia, Obstetrícia, Ginecologia e Saúde da Mulher, Oncologia, Pediatria, Pulmonar, MIELOFIBROSE AGUDA, sintomas de ALZHEIMER, CÂNCER DE MAMA, DIABETES, PERDA DE CABELO E TRATAMENTO DE CABELO, DOENÇAS RENOVADAS, TRATAMENTO DE LEIDEMIA, TRATAMENTO DE LEIDEMIA
    deve contatá-lo para obter seu remédio herbal, porque sou um testemunho vivo e fui curado de herpes e seu medicamento é legítimo. Enviei o que ele pediu e ele me enviou o remédio que tomei por duas boas semanas e hoje estou aqui com um resultado negativo. Quando fui para o teste, fiquei negativo, muito feliz depois de tomar o medicamento à base de plantas. você pode contatá-lo através do e-mail drjamesherbalmix@gmail.com ou pelo número do whatsapp: +2348152855846

    ResponderExcluir