sexta-feira, 28 de maio de 2010

30 hora para Enfermagem





30 Horas para a Enfermagem

Luiza Erundina fala sobre o Dia do Enfermeiro em discurso na Câmara
Escrito por Dayanne Holanda Sex, 14 de Maio de 2010 09:53

A Semana de Enfermagem, comemorada no período de 12 a 20 de maio, foi destaque no Congresso Nacional, através de discursos de deputados que usaram a tribuna da Câmara para falar sobre a importância da profissão e sobre a luta da categoria pela aprovação do PL 2295/00, que institui a jornada de trabalho de 30 horas semanais.

A deputada Luiza Erundina (PSB-SP) foi uma das parlamentares que prestou homenagem à data através de discurso proferido na noite de hoje (12). “Quero lembrar a todos que se comemora hoje o Dia do Enfermeiro, categoria de trabalhadores a quem a sociedade muito deve pelo seu trabalho dedicado, generoso, penoso”, declarou.

Em seguida, a deputada lembrou ainda da necessidade da redução da carga horária da enfermagem, com a aprovação do PL das 30 horas, como meio de retribuir a dedicação destes profissionais para com a sociedade.

“Esta categoria precisa ter um nível de retribuição da sociedade, por meio da Câmara dos Deputados, com a aprovação do projeto de lei ora em tramitação nesta Casa, que dispõe sobre a jornada de trabalho de 30 horas semanais. Quem sabe poderíamos nos associar às comemorações desta data trazendo à pauta e conferindo, de forma positiva, o voto favorável à aprovação da matéria nesta Casa”, sugeriu Luiza Erundina.
Fonte: Coren-DF




Deputado federal faz discurso em favor das 30 horas


Após receber membros de entidades representativas da Enfermagem, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) proferiu discurso no plenário da Câmara de Deputados em favor do P.L. 2295/2000, que institui a redução da jornada de trabalho de enfermeiros para 30 horas semanais. Na oportunidade, fez um apelo ao presidente Michel Temer e aos líderes de todos os partidos para que a votação do projeto entre na pauta da Casa.
O parlamentar acompanhou entidades como o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde(CNTS) e o Sindicato de Enfermeiros do Estado de São Paulo, em reuniões com o secretário-executivo da Secretaria Geral da Presidência da República, Antonio Roberto Lambertucci, que representou o ministro Luiz Dulci; e com o líder do Governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Estes ouviram os argumentos apresentados em favor do projeto e se comprometeram em ajudar na sua viabilização.


Confira o discurso na íntegra:


Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados,


acabo de sair de duas audiências: uma com o Secretário-Executivo da Secretaria Geral da Presidência, Sr. Antonio Roberto Lambertucci, e outra com o Líder do Governo, Deputado Cândido Vaccarezza. Em companhia de dirigentes do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo - COREN, do Conselho Federal de Enfermagem - COFEN, da Associação Brasileira de Enfermagem - ABEN, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde - CNTS e do Sindicato de Enfermeiros do Estado de São Paulo, fomos levar a reivindicação das entidades representativas dos enfermeiros para a diminuição da jornada de 44 horas
para 30 horas semanais.


Muitos Municípios, muitos Estados e a própria União adotam a jornada de 30 horas semanais para os enfermeiros. Apenas alguns segmentos privados ainda não a adotam - alguns há em que a jornada é de 12 horas; em outros, em que é de 24 horas. Trata-se de
categoria que trabalha numa atividade insalubre, perigosa, de alta rotatividade, de grande absenteísmo e que gera muito estresse. Formada majoritariamente por mulheres, quase 85% dos 1 milhão e 400 mil profissionais da categoria são mulheres, às vezes com 2 vínculos empregatícios e ainda no comando de suas respectivas famílias.

Daí, Sr. Presidente, a importância do apoio da bancada feminina desta Casa a essa reivindicação. Meu apelo ao Presidente Michel Temer e aos Líderes de todos os partidos é no sentido de que pautem a votação desse projeto, uma vez que já está pronto para vir a
plenário, e que ele seja afinal aprovado, para que essa categoria, que atende a todos em qualquer momento da vida, possa ser prestigiada no que lhe é mais caro: uma jornada adequada de trabalho, para que continue prestar bons serviços à sociedade brasileira.

Por isso, solicito a votação do PL nº 2.295, de 2000, do Senado Federal, ainda neste semestre.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


**Com informações da Câmara dos Deputados


Fonte: Coren-DF








ATENÇÃO

terça-feira, 13 de abril de 2010
Redução da jornada de trabalho


O presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Joinville e Região, Lorival Pisetta, esteve no gabinete do deputado João Matos para pedir o apoio da aprovação do Projeto de Lei 2295, de 2000, que fixa a jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem em 30 horas semanais e encontra-se na ordem do dia para votação no plenário da Câmara dos Deputados e posterior sanção da lei pelo Presidente da República.


Pisetta denuncia que o referido PL tem sido sistematicamente objeto de ataques, questionamentos e argumentos contrários e desprovidos de verdade. “O PL 2295 trata apenas e tão somente da jornada de trabalho para a enfermagem e não de salário e que o impacto financeiro propagado por alguns setores do governo e do empresariado da saúde não conferem”, argumentou. O presidente do Sindicato estava acompanhado da diretora, Silvana Krüger, e de Alzira Martins e Almir Alexandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário