terça-feira, 19 de outubro de 2010

Novas Regras Para Parada Cardíaca


Novas diretrizes para a Parada Cardiorrespiratória (PCR)


O que PCR ?

É o conjunto de procedimentos realizados após uma PCR, destinados a manter a circulação de sangue oxigenado para o cérebro e outros órgãos vitais.
É a cessação súbita da circulação sistêmica e atividade respiratória em indivíduo com expectativa de restauração da função cardiopulmonar e cerebral, não portador de moléstia crônica intratável ou em fase terminal.


Em Outubro de 2010 à Associação Americana do Coração (AAC) divulgou as novas diretrizes mundiais para o atendimento da parada cardiorrespiratória (PCR).
O grande foco está nas massagens cardíacas, que podem ser feitas pela própria população.
Por ano, 308 mil brasileiros sofrem paradas cardíacas.
Assim, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) anunciou na noite desta segunda-feira (18/10/2010) a publicação das “Novas Diretrizes Mundiais das Emergências de Ressuscitação após Parada Cardíaca”, uma atualização do conhecimento médico sobre como evitar a morte de uma vítima de infarto, com a ajuda da massagem cardíaca e do uso de desfibriladores.
A nova recomendação é que, diante de uma pessoa inconsciente e que não respira, o leigo peça a alguém para telefonar para o 192 e inicie imediatamente a compressão do peito, ou seja, a massagem cardíaca.


DOAGNÓSTICO DA PARADA CARDÍACA

Avaliação primária da vítima

A. abrir vias aéreas

B. Verificar a respiração( ver, ouvir e sentir )

Não respira ?

C. Verificar a presença de pulso CAROTÍDEO

AUSÊNCIA DE RESPIRAÇÃO E PULSO CEREBRAL ?

PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA = INICIAR PCR






A massagem cardíaca deve ser feita num ritmo de 100 compressões por minuto e o peito do paciente deve ser comprimido por cerca de 5 centímetros.

A compressão deve ser intensa e profunda: a cada uma o peito do paciente deve ser comprimido por pelo menos 5 centímetros (
em Adultos e Criançasou, no caso de bebês, 4 centímetros) e devem ser feitas 100 compressões por minuto.

Em outras palavras podemos dizer que deve-se fazer, 100 (cem) compressões por minuto, realizadas na altura mediana do osso externo do tórax, com profundidade exata de 5 cm, para adultos e crianças, e 4 cm, para bebês.

Essa ação, pode não só salvar a vida de uma pessoa com parada cardiorrespiratória como resultar em menor número de sequelas neurológicas.

As massagens são cruciais para o retorno da circulação espontânea do sangue, o que resulta em sobrevivência com qualidade de vida.

Estudos internacionais mostram que a sobrevida das vítimas de PCR pode chegar a 75% se a massagem cardíaca for realizada de maneira adequada e precoce, seguida de choque com desfibrilador, no prazo de três minutos desde a parada cardiorrespiratória.








A força deve ser exercida no punho, não nas mãos.


Observação:

A SBC ressalta que a "massagem" recomendada é muito mais intensa e a frequência aumentou. Além disso, o leigo não precisa fazer a respiração boca a boca. Mais importante, segundo as novas diretrizes, é que ele faça as compressões e peça para alguém trazer o mais rápido possível um desfibrilador automático, que hoje existe em locais de grande aglomeração de pessoas, como estádios, aeroportos e shoppings.


BOCA A BOCA

As novas diretrizes recomendam ainda que somente pessoas treinadas em suporte básico de vida agreguem a respiração "boca a boca" às massagens cardíacas.

"Ao se preocupar com a respiração boca a boca, a pessoa não treinada diminui o número e a qualidade das compressões, o que não é adequado, já que são essas as manobras principais até a chegada do socorro médico".

As novas recomendações também visam melhorar a eficácia do tratamento hospitalar. Além do controle de parâmetros clínicos como pressão arterial, temperatura e glicemia e eletrólitos, está preconizada a realização do cateterismo, com angioplastia e implantação de stent, imediatamente após a para da cardiorrespiratória.

Outra importante técnica recomendada é a hipotermia --técnica de diminuição controlada da temperatura do corpo, para recuperação de células e de tecidos danificados pela baixa oxigenação do sangue. Com ela, estudos apontam que os pacientes têm três vezes mais chances de sobreviver à PCR sem seqüelas neurológicas.


A REGRA PRECONIZADA PELAS NOVAS DIRETRIZES PARA PARADA CARDIACA SÃO:

A. 1º se inicie a compressão (massagem Cardiaca) e pessa a alguém para solicitar 192;

B. 2º se garantir a abertura das vias respiratórias e, como consequência, a respiração.

C. Fazer a desfibrilação no prazo de 3 minutos desde a PCR.


Numa segunda etapa, a recomendação é que :

A. os profissionais providenciem o resfriamento do organismo para 32 a 34 graus, em até 24 horas;

B. e o cateterismo de urgência, com Angioplastia r implante de Stent em até 24 horas.


ABCD NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA DE CAUSAS CLÍNICAS


AVALIAÇÃO PRIMÁRIA

 A=Abrir as vias aéreas
 B= Ventilar
 C=Circulação-COMPRESSÕES TORÁCICAS
 D= Desfibrilação(DEA


AVALIAÇÃO SECUNDÁRIA

 A= Assegurar via aérea
 B=Boa respiração
 C= Circulação – Instalação de acesso venoso, monitorização, COMPRESSÕES TORÁCICAS
 D= Utilização de Drogas



A importância do tempo !!!

• Na PCR, a cada 1 minuto, cai 10% a chance de sua reversão.

• Após 10 minutos sem nenhuma manobra, o socorro é improvável.

• Com manobras eficientes, prolonga-se este tempo.

• Com a desfibrilação precoce, o sucesso ocorre entre 40 a 70%.

• O sucesso da desfibrilação depende crucialmente do tempo entre o início da arritmia e da administração do choque.



2 comentários:

  1. Achei excelente essa mudança na massagem cardíaca, o fato de não precisar realizar a respiração diminirá riscos de contagios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita !
      É o progresso, com novas tecnológias o risco de contaminação será cada vez menor.

      Excluir