sábado, 12 de janeiro de 2013

ENEM: AS DUVIDAS PAIRAM DÊSDE A SUA CRIAÇÃO




RETROSPECTIVA DO ENEM
DE  2009  ATÉ  2013

    Desde a criação do ENEM  sua credibilidade tem sido colocada em cheque, desde 2009 que o sistema de seleção do MEC, que seleciona alunos para as Universidades Públicas vem enfrentando inúmeras críticas e apresentando falhas  e escândalos.

    A cada ano se tem notícia de descontentamentos e dúvidas que colocam o sistema na berlinda.
    É considerado por muitos como um sistema autoritário e que tira a autonomia das Universidades. São vários os fatores que levam os alunos a recorrerem a justiça.

  A seguir nomeamos alguns baseados em reportagens da época em que foram realizados os exames.   

 Uma das principais dúvidas é : 

Inscrições: Cotas aumentam dúvidas de candidatos
    Ontem, uma outra liminar que também previa a suspensão da divulgação dos resultados do Sisu foi derrubada parcialmente. O juiz João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, manteve as datas do Sisu, mas entendeu que a estudante Thanisa Ferraz de Borba deve receber a correção da prova e poderá recorrer, se for o caso. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda fica obrigado a conceder a ela o direito de escolha prévia de duas instituições de ensino superior de sua preferência, com indicação de ordem de prioridade, e reservar as vagas.




01.  ENEM  -  OUTUBRO DE 2009 

Vestibular e o Enem 2009

Escândalo: Enem vaza e prova é cancelada por ministério

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seria realizado no fim de semana em todo o país, foi cancelado na madrugada desta quinta-feira. O vazamento da prova levou o Ministério da Educação a tomar a decisão, que afeta 4,1 milhões de candidatos em 1.800 cidades brasileiras. O ministro da Educação, Fernando Haddad, optou pelo cancelamento depois de ter sido alertado pela reportagem do jornal O Estado de S. Paulo sobre a quebra do sigilo do exame. "Há fortes indícios de que houve vazamento, 99% de chance", afirmou o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, no início da madrugada.

INTEGRA DA REPORTAGEM NOS ENDEREÇOS:






02. ENEM -  NOVEMBRO DE 2010

ESCÂNDALO ENEM: Tema da redação teria vazado no Piauí

 O ESCÂNDALO DO ENEM

Em 2009, provas do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio foram furtadas da gráfica PLURAL, cujo contrato foi cancelado.

Em 2010, o escândalo se repete, desta vez com outra gráfica de grande porte, que "esqueceu" de conferir um lote de 21.000 provas, justo as que sairam com erros. Existem questões sem resposta e questões com dupla resposta.
Se num cursinho pré-vestibular ou num colégio particular por dois anos seguidos um professor incorre em erros graves na formulação das questões ou na confecção dos gabaritos, ele seria prontamente afastado e demitido.

INTEGRA DA REPORTAGEM NOS ENDEREÇOS:




03.  ENEM  -   OUTUBRO  DE  2011

MPF-CE pede anulação do Enem 2011 em todo o Brasil

 

Reprise: o Enem e mais um escândalo

Novamente, a situação do ano passado pode acontecer: duas provas do ENEM no mesmo ano! É o cúmulo da incompetência e do descaso com nossos estudantes.
A prova do ENEM desse ano pode ser cancelada, de novo! Chega a ser frustrante escrever essa coluna com o mesmo tema do ano passado: a prova vazou e os alunos, que já se estressaram muito, vão ter que fazer de novo, e de novo. Duas provas do ENEM por ano sem ser dois processos diferentes é o cúmulo da incompetência e do descaso com nossos estudantes.

O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) vai encaminhar recomendações ao Ministério da Educação (MEC) para anulação do Enem 2011 em todo o Brasil. Segundo o MPF, o procurador Oscar Costa Filho, após ser procurado por alguns inscritos no exame, constatou irregularidade ao "comprovar a existência de 13 questões idênticas, literalmente copiadas de um simulado elaborado na cidade de Fortaleza e encontradas nas provas", segundo informou o MPF por meio de nota.

Segundo o MPF, as questões idênticas que teriam sido antecipadas são as seguintes: no primeiro dia, prova amarela (questões 87,46,50,74,57,34,33,32) e no segundo dia, também na prova amarela (questões 113,180, 141, 173 e 154).

Tópicos Relacionados:

Mais um escândalo no ENEM: 129 casos de redações revisadas, quando o MEC do Haddad informava apenas dois. | 15/01/2012

Ao contrário do que o Ministério da Educação (MEC) afirma, não foram apenas dois estudantes que tiveram alterada a nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Estado teve acesso a um documento em que o órgão que faz parte do consórcio organizador do exame elenca 129 candidatos que tiveram notas retificadas




INTEGRA DA REPORTAGEM NOS ENDEREÇOS:







04.    ENEM  -  OUTUBRO DE 2012

 ENEM 2012 - Escândalo no Portão

 MEC pede à PF investigação sobre boato de cancelamento do Enem

Informação, desmentida pelo ministério, circulou na web nesta quinta-feira.




INTEGRA DA REPORTAGEM NOS ENDEREÇOS:




                     

05.  ENEM  -  JANEIRO 2013

ENCHURRADA DE LIMINARES

Justiça determina acesso à correção de redação do Enem a aluna de BH

Justiça suspende liminar que determinou divulgação imediata da correção do Enem.

Estudante de 20 anos questiona pontuação divulgada pela instituição.
MEC informou que Inep ainda não foi notificado, mas que vai recorrer.

O Tribunal Regional Federal em Brasília concedeu, nesta terça-feira (11), decisão liminar a uma estudante de Belo Horizonte para que ela tenha acesso à correção da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão da juíza substituta Mara Lina Silva do Carmo determina que o Inep forneça acesso à correção e a possibilidade de a aluna questionar na Justiça o resultado, caso não concorde com o exposto. Da decisão, cabe recurso.

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região suspendeu a liminar da Justiça Federal no Ceará que determinava a divulgação imediata da correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Com a decisão, a divulgação ocorrerá a partir do dia 6 de fevereiro, conforme previsto no edital do Enem.

Liminar é suspensa e inscrições do Sisu terminam nesta sexta-feira

A liminar concedida pela Justiça Federal de Bagé (RS) que impedia o encerramento das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) previsto para hoje e a divulgação dos resultados na segunda-feira (14) foi cassada pelo juiz federal Nicolau Konkel Júnior, da 4ª Região (TRF4). Com isso, o calendário será mantido e os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até a meia-noite para se candidatar a vagas em universidades federais pelo sistema. 

São várias as liminares que põem dúvidas no sistema.


INTEGRA DA REPORTAGEM NOS ENDEREÇOS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário