terça-feira, 1 de janeiro de 2013

O QUE É GOTA



GOTA

Definição

A gota, uma forma de artrite muito dolorosa, tem sido associado com a dieta, particularmente com os excessos de marisco, carnes e álcool. Como resultado, as severas restrições alimentares tradicionalmente impostas, além de duras, e por isso mesmo, eram, e são, meio caminho andado para o insucesso. Felizmente, já dispomos de novas e eficazes terapêuticas para tratamento da gota o que, de algum modo, reduz a necessidade de uma dieta tão rigorosa.

Neste momento, a dieta anti-gota adquiriu semelhanças com uma "alimentação saudável"- plano recomendado para a maioria das pessoas, o que, além de o ajudar a manter um peso saudável e evitar várias doenças cronicas, pode contribuir para uma melhor gestão global da sua gota.
.
A gota ocorre quando os níveis elevados de ácido úrico no sangue levam à formação de cristais e se acumulam em torno de uma determinada estrutura. O corpo produz ácido úrico, quando procede à degradação das purinas, substancias que ocorrem naturalmente no nosso organismo, mas que também adquirimos ao ingerir certos alimentos, como órgãos, anchovas, arenque, espargos e cogumelos.

  

 

RESUMINDO:

 

GOTA

    Doença caracterizada por inchaço, inflamação, dor e sensibilidade nas juntas. Pode afetar as articulações dos pés, base dos dedos, joelhos, tornozelos, pulsos e dedos das mãos. É um tipo de artrite decorrente de um defeito de genes hereditários, que afetam a excreção de ácido úrico pelos rins.
   Quando os cristais de ácido úrico se depositam no líquido sinouvial (que envolve as articulações), o sistema imunológico tenta eliminá-los, causando a inflamação. Com o tempo, formam-se caroços salientes nas articulações.

 

Sintomas da gota

A manifestação clínica da gota é a artrite, ou seja, inflamação de uma articulação, caracterizada por dor, vermelhidão, inchaço e calor local.


                    Gota no primeiro dedo do pé, também chamado de podagra



A gota é classicamente uma monoartrite, ou seja, uma artrite que atinge apenas uma articulação em cada crise. As articulações mais acometidas são as dos pés, principalmente o primeiro dedo do pé (dedão do pé) e joelhos.

A artrite da gota é tão dolorosa que algumas pessoas não conseguem nem cobrir os pés, pois só o contato do cobertor com a área inflamada já causa uma fortíssima dor. Podem haver calafrios e febre, simulando um quadro infeccioso.

Reparem na foto acima de uma artrite gotosa do primeiro dedo, com edema e vermelhidão do mesmo.

O ataque de gota dura alguns dias e depois desaparece espontaneamente. O intervalo entre a primeira e segunda crises pode durar até dois anos. Se não tratada, as crises de gota começam a ficar mais frequentes e intensas, podendo acometer mais de uma articulação por vez.

Ao longo dos anos a gota não tratada leva a formação de tofos nas articulações, causados por deposição crônica de cristais de urato. Os tofos podem ser únicos ou múltiplos,  levando a deformidades como nas fotos abaixo e ao lado. Essa fase da gota é chamada de gota tofácea.

O excesso de ácido úrico também pode levar à formação de cálculos renais de ácido úrico. Existe também o risco de deposição de urato e formação de tofos nos rins, causando insuficiência renal crônica .




Como já explicado, a gota é causada por prolongados níveis elevados de ácido úrico sanguíneo. Porém, nem todo mundo que tem ácido úrico alto, desenvolve gota. Algumas pessoas mantém-se anos com níveis de ácido úrico maiores que 7 mg/dl e nunca apresentam artrite gotosa ou doença renal. O porquê disto, ninguém sabe.

A gota é muito mais comum em homens e ocorre entre 35 e 45 anos. Nas mulheres costuma ocorrer somente após a menopausa.

Os principais fatores de risco para gota são:
  • Obesidade
  • Hipertensão
  • Trauma nas articulações.
  • Longos períodos de jejum.
  • Consumo de álcool
  • Grande ingestão de alimentos ricos em purina.
  • Uso de medicamentos que aumentam o ácido úrico, como diuréticos.

Os alimentos ricos em purina (ácido úrico) são:
  • Carnes: bacon, porco, vitela, cabrito, carneiro, miúdos (fígado, coração, rim, língua).
  • Peixes e frutos do mar: salmão, sardinha, truta, bacalhau, ovas de peixe, caviar, marisco, ostra, camarão.
  • Aves: peru e ganso.
  • Bebidas alcoólicas.
  •  
Alimentos com moderada quantidade de purinas (ácido úrico):
  • Carnes: vaca, novilho e coelho.
  • Aves: frango e pato.
  • Frutos do mar: lagosta e caranguejo.
  • Leguminosas: feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha, aspargos, cogumelos, couve-flor, espinafre.
  •  
Alimentos com baixo ou nenhum teor de purina (ácido úrico):
  • Leite, chá, café, chocolate, queijo amarelo magro, ovo cozido, cereais como pão, macarrão, fubá, batata, arroz branco, milho, mandioca, sagu, vegetais (couve, repolho, alface, acelga e agrião), frutos secos, doces e frutas (mesmo as ácidas).



Alimentos que aumentam o ácido úrico: 

a.     carne de frango (principalmente com pele),
b.     caldo de carne,
c.     peixes defumados,
d.     peixes enlatados,
e.     lentilhas,
f.       sementes de tomate,
g.     chocolate,
h.     cerveja,
i.       vinho tinto.
Em consequência da purina.



Sucos Contra Ácido Úrico e Gota


½ pepino médio
½ cenoura média
1 copo de água-de-coco ou 1 copo de água mineral
Modo de preparo: passar pela centrífuga a cenoura e o pepino, e em seguida misturar com água-de-coco ou água mineral.



Suco de Melancia

2 xícaras com pedaços de polpa de melancia com sementes
1 copo de água-de-coco ou água mineral
Adoçante a gosto
Modo de preparo: colocar no liquidificador, bater rapidamente, coar e tomar em seguida.
Dose recomendada: três vezes ao dia.



Principais Elementos Terapêuticos


01.  A melancia tem muitos elementos essenciais para fortalecer o organismo.
Um deles é o licopeno, pigmento que confere a cor vermelha à melancia. Pesquisas realizadas na Alemanha pelo Dr. Helmut Sies constataram que o licopeno é um varredor de radicais livres, evitando o câncer. O suco da polpa da melancia, incluindo as sementes, elimina mais rapidamente o ácido úrico do organismo, fazendo com que os filtros renais funcionem melhor durante a passagem de água por eles. A melancia é composta de 90% por água e possui apenas 31 calorias.

02.  Água-de-coco: contém muitos minerais, que são ótimos para hidratar e remineralizar o organismo. Possui apenas 20 calorias por 100 ml.


03.  Pepino: é alcalinizante, refrescante e excelente mineralizante (contém fósforo, potássio, cálcio, enxofre, etc.), além de ser laxante. É usado com muito sucesso no combate à gota e ao ácido úrico. A combinação dos legumes, suco de pepino e cenoura é recomendada por hospitais naturalistas, pelo seu efeito benéfico no tratamento de ácido úrico e gota.


Retirado do livro “100 sucos com poderes medicinais”, de Lelingron Lobo Franco. São Paulo: Elevação, 2005. pag 20-22.




DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da gota é feito quando há um quadro clínico típico associado a níveis elevados de ácido úrico. Quando há dúvida sobre a causa da artrite, o médico geralmente punciona o líquido da articulação inflamada, procurando pelos depósitos de cristais de urato.


Tratamento da Gota e do ácido úrico

O tratamento da gota se divide em duas fases: tratamento das crises e a profilaxia das crises. A gota não tem cura, mas pode ser muito bem controlada.

a. Tratamento da crise de gota

Durante a crise de gota o tratamento é feito com anti-inflamatórios comuns (AINE)  e/ou colchicina.

A colchicina é menos tóxica do que os anti-inflamatórios (especialmente para os rins e estômago) e controla a gota eficazmente, mas pode causar efeitos colaterais desagradáveis, como náuseas, vômitos e diarreia. Esse efeito adverso é geralmente relacionado à dose usada, sendo menos comum em doses baixas.

Nos pacientes que não toleram AINE ou colchicina, uma opção é o uso de corticoides, potentes anti-inflamatórios de origem esteroidal.

A aspirina (ácido acetilsalicílico) deve ser evitada sempre que possível, pois a mesma, apesar de ter efeito anti-inflamatório, reduz a excreção de ácido úrico pelos rins.

b. Prevenção da crise de gota

Uma vez cessada a crise de gota, o tratamento se volta para a diminuição dos níveis de ácido úrico. A droga mais usada para este objetivo é o alopurinol. É importante ressaltar que não se deve começar o alopurinol durante as crises, pois há risco de piora do quadro. O alopurinol durante as crises só é aceitável se o paciente já fazia uso crônico dele antes do início da crise.

Sugere-se manter a colchicina para evitar novas crises enquanto os níveis de ácido úrico ainda não tiverem sido reduzidos pelo alopurinol. Podem ser necessários alguns meses de tratamento até se atingir valores desejáveis.

Uma outra opção para baixar os níveis de ácido úrico é a probenecida, um medicamento que aumenta a sua eliminação pelos rins. A probenecida não deve ser usada em pacientes com histórico de cálculo renal por ácido úrico.

Desde 2008 existe uma novo mediamento chamado Febuxostat, que serve de alternativa para os pacientes que não podem tomar nem alopurinol nem probenecida. O Febuxostat ainda não está disponível no Brasil.

Ácido úrico elevado sem sintomas | hiperuricemia assintomática

Como a maioria dos pacientes com ácido úrico elevado não desenvolve crises de gota ou cálculo renal, o consenso atual indica não usar alopurinol nestes casos. Só se começa tratamento com remédios se houver um primeiro episódio de crise de gota, cálculo renal, ou se os níveis de ácido úrico estiverem acima de 13 mg/dl no homem e 10 mg/dl na mulher.

Nos pacientes com hiperuricemia assintomática indica-se apenas uma alteração da dieta, visando evitar alimentos ricos em purinas.

 


OBSERVAÇÃO:

A Dieta
Uma dieta anti-gotosa reduz a a ingestão de alimentos que são ricos em purinas, o que ajuda a controlar a produção de ácido úrico no nosso organismo.
Três regras de ouro:
01. Em primeiro lugar, se tiver excesso de peso, a palavra de ordem é: perder peso. 
No entanto, evite a perda de peso rápida e baseada no jejum, pois estes podem ajudar a desencadear um ataque de gota. 
02.  Em segundo lugar, beba bastante líquido-água- para ajudar a "limpar"/eliminar o ácido úrico. 
03.  Em terceiro lugar, evite dietas ricas em proteína, que pode fazer produzir muito ácido úrico (hiperuricemia).


Para seguir a dieta:

01.  Limite a proteína animal. 

02.  Evitar ou limitar severamente alimentos ricos em purinas, tipicamente carnes de órgãos, como fígado coração ou rim, e arenque, anchovas e cavalas.

03.  A carne vermelha (vaca, porco e borrego), peixes gordos e frutos do mar (atum, cavala, sardinha, arenque, salmão, enguias, anchovas, camarão, lagosta e vieiras) estão associados com risco aumentado de gota, já que, como todas as proteínas animais contém purinas.
Limitar a ingestão a 100 gramas por dia.

04.  Coma mais proteínas de origem vegetal. Você pode aumentar a ingestão proteica, incluindo mais fontes de origem vegetal, como soja, feijão, grão-de-bico, ervilhas, lentilhas, etc . Essa opção também ajudará a reduzir a gordura saturada, que pode, indirectamente, contribuir para reduzir o peso.

"As grandes vantagens da proteína vegetal são a ausência de gordura e a presença de fibras", além de serem boas fontes de ômega-3 e ômega-6, gorduras benéficas.


Limitar ou evitar o álcool. O álcool interfere com a eliminação de ácido úrico do corpo. Beber cerveja, em particular, tem sido associada a ataques de gota.

Se estiver "em crise", não beba álcool.


No entanto, se não for o caso, ou seja, se estiver em período livre de queixas, pode beber 150 cc diários de vinho, o que não é susceptível de aumentar o risco. Beba bastantes líquidos, especialmente água. Fluidos, como já referi, podem ajudar a eliminar o ácido úrico do corpo. Apontar para 500cc por dia, no minimo.

Escolha lacticínios com baixo teor de gordura ou sem gordura.
Alguns estudos têm mostrado que beber leite desnatado ou com baixo teor de gordura e comer alimentos feitos com eles, como o iogurte, ajudar a reduzir o risco de gota.

Apontar para a ingestão de cerca de 250cc a meio litro de leite por dia.
Escolha carbohidratos complexos. Coma mais cereais integrais, frutas e legumes e menos carbohidratos refinados, como pão branco, bolos e doces.

Limite ou evite o açúcar. Muitos doces pode deixá-lo "sem espaço" para as proteínas vegetais e lacticínios com baixo teor de gordura ou sem gordura - alimentos de que precisará para evitar as crises de gota.
Alimentos açucarados também tendem a ter elevado teor de calorias, de modo que facilmente contribuem para um saldo positivo das mesmas. Ainda não há conclusões sobre se o açúcar tem um efeito directo sobre os níveis de ácido úrico, mas os doces estão definitivamente ligados ao sobrepeso e à obesidade.

Uma curiosidade....há algumas evidências de que beber 4-6 chávenas de café por dia reduz o risco de gota nos homens.

Resultado da dieta
Uma dieta anti-gotosa pode ajudar a limitar a produção de ácido úrico e aumentar a sua eliminação, embora não seja de esperar que essa menor concentração de ácido úrico no sangue seja suficiente para tratar a sua gota sem medicação, mas, pode ajudar a diminuir o número de crises e limitar a sua gravidade.

Fazendo uma dieta cuidada e limitando as calorias - especialmente se adicionar também exercício diário moderado, como caminhar em ritmo moderado a rápido - pode melhorar o seu bem estar geral, ajudando a atingir e manter um peso saudável. 

                 


Orientação Dietética para
Pacientes com Gota


                                   

Tabela Obitida no endereço a seguir : http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/16408 


                

  ALIMENTOS
RECOMENDÁVEIS
(podem ser usados diariamente)
COM MODERAÇÃO
(apenas 5 dias por semana)
NÃO-RECOMENDÁVEIS
(não devem ser utilizados)
  Alimentos à base
  de cereais
Pão integral, cereais de grão integral, pão de milho, pão branco enriquecido, biscoitos, bolachas de sal, doces, bolos, massas e arroz.
 
Levedos, pães e alimentos fermentados, pão doce, brioches e croissants.
  Ovos e lacticínios
Queijos pobres em gorduras (como cottage), queijo branco, leite magro, coalhada magra, clara de ovos e ovos (3 a 4 vezes p/semana)
Nata, creme de leite, leite semi-desnatado, parmesão em pequena quantidade
Iogurtes integrais, queijos amarelos, creme de leite integral, queijos com gordura integral
  Frutas e vegetais
Todos os vegetais frescos e congelados, batatas cozidas, milho, frutas frescas, enlatadas e não adocicadas e azeitonas
Feijão, vagem, lentilhas, cogumelos, ervilhas, espinafre e aspargos
Batatas fritas e cozidas em gordura sólida
  Carnes
Em fase aguda da gota, todas as carnes devem ser evitadas
Carne de boi magra, franco, peru, hambúrger de frango
Fígado, rins, coração, ganso, miúdos, perdiz, bacon, salame, salsichas, presunto, mortadela, escalope, recheios de miolos
  Peixes
Em fase aguda da gota, todos os peixes devem ser evitados
Merliza, pescada, linguado, mariscos, haddock, carapebas, truta e bacalhau
Anchova, arenque, cavala, mexilhão, ovas e sardinhas
  Doces
Chocolates, pudim, sorvetes, sobremesas gelatinosas, geléias e doces em geral


  Gorduras
Todas as gorduras devem ser limitadas
Manteiga, margarinas, óleo de girassol, de soja, de milho, de oliva e azeite
Gordura de carne, banha, óleo de coco e azeite de dendê
  Bebidas
Chá, café, bebidas de cereais, sucos de frutas e água mineral
Refrigerantes, caldos de vegetais feitos em casa, bebidas maltadas pobres em gorduras
Caldo de carne (sopas ralas), consomê e bebida alcoólica
  Temperos
Condimentos, ervas, mostarda, vinagre, limão, sal, maionese light, molho branco e picles
Nozes, castanhas, amêndoas, amendoim e avelã
Caldos de carne em tabletes, extratos de carne e molhos de carne

  




Observação:

Os cuidados nutricionais têm papel relevante na prevenção e tratamento dessa patologia, dentre eles, ressalta-se:

01. - cuidado com o estresse e o excesso de peso, pois eles são inimigos no desencadeio da Gota;

02. - tomar bastante líquido, principalmente água, para que a urina mantenha-se sempre diluída, eliminado as impurezas do corpo;

03. - os alimentos ricos em proteínas devem ser evitados, pois, esses alimentos apresentam uma substância chamada purina que desencadeia o aumento nas concentrações de ácido úrico, portanto, evite o consumo de carnes em geral, frango e peixes, entre outros;

04. - evite o consumo excessivo de frituras e alimentos gordurosos, pois, eles são inimigos em casos de gota;

05. - o álcool pode ajudar no desencadeio de gota, portanto, não deve ser consumido;

06. - alimentos como: tomate, extrato de tomate, molhos prontos, caldo de carne, fermento de pães, entre outros, também devem ser evitados por apresentarem elevados níveis de purina em suas concentrações;



ATENÇAO :

A melhor forma de detectar e tratar essa patologia é por meio do acompanhamento de um médico, exames preventivos e uma dieta balanceada com o acompanhamento de nutricionista.
No caso do indivíduo apresentar o problema, esses profissionais irão desenvolver uma dieta adequada juntamente com os cuidados necessários para recuperar e reverter o quadro da doença mais rapidamente.



   SÓ PARA  RELEMBRAR:

 Alimentos a evitar

- Vitela, bacon e embutidos
- Miúdos como fígado, coração, língua, rins e miolo
- Peixes como sardinha, salmão e bacalhau, além de ovas de peixe e camarão
- Tomate e extrato de tomate
- Bebidas alcoólicas de todos os tipos.



DICAS  IMPORTANTES



Dieta para doentes com valores de ácido úrico elevado

     O ácido úrico é um composto orgânico produto do metabolismo das proteínas pela ação de uma enzima. Quando em excesso no organismo pode provocar doenças como a gota e cálculos renais, de origem úrica.

ALIMENTOS ACONSELHADOS:
- Leite, iogurte magro e queijo branco
- Pão branco, bolos secos e biscoitos de água e sal
- Água e chás pouco fortes
- Arroz, batata e massas
- Pato e vaca
- Ovos
- Pescada, carapau, pargo, cachucho, faneca e corvina
- Vegetais e hortaliças – alho, abóbora, feijão verde, agrião, couve, alface, cenoura, lima, grelos e nabo
- Cebola e tomate com moderação
- Frutas – laranja, maçã, pêra, morango, melancia, tangerina
- Óleos vegetais em pouca quantidade

- Cozidos mas sem aproveitar a água da cozedura.

ALIMENTOS NÃO ACONSELHADOS:
- Pão de centeio
- Café, chocolate e cacau 
- Bebidas alcoólicas
- Carnes defumadas, enchidos, porco, galinha, peru
- Miúdos (fígado, coração, moelas,…)
- Sardinha, marisco, lula, anchova, bacalhau, truta e salmão
- Favas, ervilhas, feijão, lentilha, grão-de-bico e trigo, espargos, brócolos, alho-porro, cogumelos e espinafre
- Cereja, nêspera, coco e ananás
- Castanha, nozes, avelã, amêndoa, pistaches e amendoim
- Grãos e sementes
- Molhos, caldos e refeições pré – cozinhadas
- Gorduras, principalmente a banha.

NOTA:
Beber o máximo de água por dia, nos intervalos das refeições
As dietas e recomendações não substituem nem alteram as indicações do seu médico.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário