segunda-feira, 20 de outubro de 2014

PROFISSIONAIS DE INFORMÁTICA : PARABÉNS !



19 de outubro:

dia do Profissional da Informática



Normalmente eles ficam horas em frente ao
computador tentando solucionar os problemas
mais difíceis, hoje vamos homenageá-lo.

   O QUE É INFORMÁTICA ?

 Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.





O termo “informática” provém do francês informatique, implementado pelo engenheiro Philippe Dreyfus em inícios da década de 60. A palavra é, por sua vez, um acrônimo  de informação automático.
Desta forma, a informática refere-se ao processamento automático de informação através de dispositivos eletônicos computacionais. Os sistemas informáticos devem contar com a capacidade de cumprir três tarefas básicas: entrada (captação da informação), processamento e saída (transmissão dos resultados). O conjunto destas três tarefas é conhecido pelo nome de algoritmo.






A informática reúne muitas técnicas que o homem desenvolveu com o objetivo de potenciar as suas capacidades de pensamento, memória e comunicação. A sua área de aplicação não tem limites: a informática é utilizada na gestão de negócios, no armazenamento de informação, no controlo de processos, nas comunicações, nos transportes, na medicina e em muitos outros setores.



A informática abarca também os principais fundamentos das ciências da computação, como a programação para o desenvolvimento de software, a arquitetura dos computadores e do hardware, as redes como a Internet e a inteligência artificial. Inclusive, aplica-se em vários temas da eletrônica.
 
O profissional de informática pode atuar em diversas áreas, relacionadas entre si. Ele pode ser técnico de manutenção,  programador, analista de sistemas, administrador de redes, engenheiro de computação ou gerente de TI. Cada um tem uma função diferente e, por ser uma profissão, relativamente, nova, criada nos últimos 40 anos, muitos desconhecem todas as áreas que esse profissional pode exercer.

O que cada um faz:

1.  Gente  de TI- 

      
   É responsável pelos fornecedores de TI, pela infraestrutura, sistemas utilizados na empresa. Responsável pela segurança da informação e também pelas licenças dos softwares utilizados.






2. Analista de Sistemas –    
 É o que transforma a ideia do cliente em
documentação. O cliente avalia se o conteúdo está de acordo com o que foi solicitado. Essa documentação servirá de guia para o programador.






3. Programador – 
   


Executa o projeto elaborado pelo analista de sistemas, utilizando as melhores técnicas de desenvolvimento.










4. Administrador de  Redes – 

  
    
Entra em cena quando a situação fica muito difícil,  por exemplo, no caso do servidor da empresa não está funcionando. Esse profissional fica 24h em alerta.








Todos têm em comum, a paixão por tecnologia, a inovação e desejo de sempre melhorar e encontrar soluções rápidas, sendo a última qualidade, uma exigência do mercado, cada vez mais veloz.

Formação acadêmica



Diferente da maioria das outras áreas do conhecimento, no caso do profissional de informática, a formação técnica ou superior não é fundamental, para que ele se sobressaia no mercado de trabalho.  No entanto,  fazer um curso técnico ou superior é importante, para desenvolver o conhecimento e ter comprovação, muitas vezes exigida. Contudo, o aprendizado,que precisa sempre ser renovado, vai além dos muros das universidades ou escolas profissionalizantes.

Embora seja mais difícil encontrar mulheres exercendo essa profissão, elas se destacam entre muitos homens, com charme, elegância e muita inteligência.

Desafio é a palavra que, melhor, pode definir os profissionais de TI. Com paciência e, às vezes, muitas horas em frente ao computador, eles tentam solucionar problemas, alguns chamados de bugs, na linguagem própria deles, para que a relação das pessoas, com o computador e programas desenvolvidos, seja eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário