segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A GRIPE SUÍNA - VÍRUS H1 N1

O que é Gripe Suína, quais os sintomas e como evitar?

O que é a Gripe Suína?




Trata-se de um Vírus de gripe que atinge porcos, mas que como todo vírus de gripe, evolui a cada geração. Até então a ciência acredita que alguma mutação aconteceu dentro dos porcos e de alguma forma, se espalhado para os humanos.

Atenção :
A gripe suína, também conhecida como gripe porcina ou gripe A (H1N1) é uma doença causada pelo vírus H1N1 - combinação das cepas dos vírus suíno, aviário e humano.

Como se pega a Gripe Suína?
Normalmente no contato de humanos com porcos infectados e depois de humanos para humanos principalmente através de partículas de saliva na fala ou espirro.
É importante ressaltar que a carne suína não causa a doença, pois o calor do cozimento ou a fritura eliminam totalmente o vírus.
Quais os sintomas da Gripe Suína?
Os sintomas são: Febre, sonolência, falta de apetite, tosse, sintomas parecidos com o da gripe humana também, garganta seca, náusea, vômito e às vezes diarreia.
Os sintomas às vezes são confundidos também com os da Dengue, por isso, muitas vezes é avaliado os lugares por onde o paciente passou nos últimos dias.




Como tratar a Gripe Suína?






Algumas recomendações já foram divulgadas para tentar conter o vírus da Gripe Suína:
• Tente cubrir o nariz e a boca quando tossir ou espirrar. Jogar no lixo lenços após o uso.
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, principalmente depois de uma tosse ou espirro.
• Evite contato das mãos com os olhos, nariz, boca e rosto em geral.
• Evite contato com pessoas doentes.
• Se ficar doente, fique em casa e evite contato com outras pessoas.
Apesar de haver vacinas para porcos para este vírus, não há ainda uma para o caso dos humanos, mas há alguns medicamentos que já demonstraram resultados positivos no tratamento e prevenção da doença.
Apesar de não haver casos no Brasil ainda, é bom ficarmos ligados e tomarmos as devidas precauções.

A gripe suína, também conhecida como gripe suina ou gripe A (H1N1) é uma doença causada pelo vírus H1N1 - combinação das cepas dos vírus:
a. suíno,
b. aviário,
c. humano.


GRIPE SUÍNA : VÍRUS: ( SUÍNO + AVIÁRIO + HUMANO )


GRIPE SUÍNA: Número de infectados ultrapassa 55 mil.


CRÁFICO DEMONSTRATIVO



O número total de infectados pelo vírus A(H1N1), causador da chamada gripe suína, soma 55,867 mil, com incidência confirmada em 108 países, de acordo com o último boletim divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O número de mortes pela doença é de 238.
O Estados Unidos se mantém como o país com o maior número de infectados (21,449 mil e 87 mortos), seguido por México (7,847 mil e 115 mortes) e Canadá (6,457 mil e 15 mortos). No Brasil, a OMS aponta 334 casos confirmados da doença, sem registro de mortes.


Número de casos

Várias escolas decidiram nesta quarta-feira suspender as aulas para tentar impedir uma disseminação ainda maior da doença. Os casos confirmados da doença no Brasil subiram para 399. Somente em São Paulo e no Rio de Janeiro, que junto com Minas Gerais são os Estados com o maior número de casos registrados da doença, ao menos 10 mil alunos tiveram as aulas interrompidas pela gripe.


VEJA A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA ABAIXO








De acordo com o Ministério da Saúde, 65 novos casos foram notificados nesta quarta-feira, após os 94 confirmados na véspera. Outros 310 casos são considerados suspeitos.

O ministério reiterou o alerta feito na terça-feira pelo ministro José Gomes Temporão para que crianças, idosos, gestantes e pessoas com imunidade baixa não viajem para países com transmissão sustentada do vírus.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), Estados Unidos, México, Canadá, Austrália, Chile e Argentina são considerados os países com transmissão sustentada.

"Ressaltamos que não há proibição nem restrição de trânsito de pessoas entre o Brasil e esses países. A recomendação é uma medida adicional de prevenção, tendo como base critérios epidemiológicos e o aumento, com a proximidade das férias de inverno, da circulação de turistas brasileiros em países com transmissão sustentada da doença", disse o ministério em comunicado.



Em São Paulo, onde desde sexta-feira algumas escolas já tinham anunciado a antecipação das férias, pelo menos mais quatro colégios decidiram suspender as aulas nesta quarta-feira após alunos terem sido confirmados com o vírus.

As escolas Viva, Madre Iva e Júlio de Mesquita anteciparam as férias de todas as turmas, totalizando 2.500 alunos, enquanto na Visconde de Porto Seguro a turma de um aluno que teve a doença confirmada também está sem aulas.

No início da semana, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) já tinha interrompido as aulas de 1.700 alunos no campus de Assis, que se somaram a mais 2 mil das escolas Magno e Palmares.

O colégio Santo Inácio, na zona Sul do Rio de Janeiro, foi o primeiro da cidade a interromper as aulas por causa da 'gripe suína', após dois alunos terem sido confirmados com a doença e outros dois estarem com suspeita.

Todas as turmas do período diurno foram afetadas pela suspensão das aulas, o que totaliza 3.500 alunos, informou a escola.




"Mesmo não sendo esta a recomendação do Ministério da Saúde... a direção do colégio, por prudência, decidiu suspender as aulas de todas as séries do colégio", disse a escola em comunicado, acrescentando que todos os casos de gripe e suspeitos são relacionados a viagens recentes para o exterior.

A escola Parque, também na zona sul do Rio, suspendeu aulas de uma classe que teve um aluno confirmado com a doença, enquanto outras escolas em Porto Alegre e em Belo Horizonte adotaram medidas semelhantes após a confirmação de casos de gripes em seus alunos.


Com elevação de casos de 'gripe suína', infectologistas reforçam dicas preventivas

A. Cobrir o rosto ao tossir,
B. evitar aglomerações,
C. lavar as mãos e não colocar o dedo na boca e no olho.

Estes são os cuidados básicos que qualquer pessoa deve seguir para não pegar a “gripe suína” (rebatizada de A H1N1 pela Organização Mundial de Saúde).
Apesar do aumento de casos no País, os infectologistas são cautelosos e apenas reforçam as orientações dadas pelo Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário