domingo, 16 de agosto de 2009

NÚMEROS DA GRIPE SUÍNA

Os números da gripe suína

"Há mais de 700 mortes", disse um porta-voz, que não especificou o número.

No Brasil, o Ministério de Saúde confirmou nesta segunda-feira 100 casos da gripe que resultaram em mortes no país. O ministério informou que há transmissão sustentada --sem contato-- no país.

Na sexta-feira passada, a OMS alertou que o vírus da gripe suína está se propagando a uma velocidade sem precedentes e comunicou que deixaria de disponibilizar balanços sobre a evolução da pandemia no mundo.

"Nas pandemias anteriores, os vírus gripais precisaram de mais de seis meses para se propagar tanto como aconteceu com o novo vírus A (H1N1) em menos de seis semanas", afirma, em um comunicado, a organização, com sede em Genebra.

Um porta-voz da OMS, Gregory Hartl, ressaltou ainda que "o vírus já não pode ser detido e que todos os necessitarão de vacina". "Virtualmente, os 6,8 bilhões de habitantes do planeta poderão ser infectados", completou.

A organização reiterou, contudo, que o nível pandêmico decretado em junho refere-se à velocidade da propagação e não à letalidade do vírus, que afetou de forma leve a maioria dos pacientes.

"O vírus tem um caráter benigno para a grande maioria dos pacientes que, em geral, se restabelecem, inclusive sem tratamento médico, uma semana depois da aparição dos primeiros sintomas".


A OMS pediu aos países afetados que sigam "de perto os fatos incomuns", como, por exemplo, as infecções graves ou mortais em grupos de população, os sintomas pouco frequentes que possam aponta um agravamento da periculosidade do vírus.

Inverno



A Austrália, também no Hemisfério Sul, aparece em quarto lugar na lista, com 401 casos, atrás apenas de EUA, México e Canadá, países que tiveram o primeiro grande surto da doença.



Nestes países, já existe a transmissão autóctone – quando a pessoa contrai a doença sem sair do país. E o Brasil figura na lista destas nações (são 20), com sete casos autóctones. Por enquanto, a transmissão tem sido limitada e se dá entre pessoas próximas às que adoeceram no exterior. Mas um caso, confirmado na segunda-feira, levantou um alerta. Uma professora de uma creche em Campinas pegou o vírus.



Cinco crianças estão sob observação e a creche foi fechada por dez dias.


A estratégia do Ministério da Saúde é monitorar todas as pessoas que tiveram contato com os infectados no país. O bloqueio nos aeroportos é outra medida. Os passageiros que chegam em voos do exterior têm que preencher um formulário, informando nome, telefone para contato e o número do voo.

– Controlar o fluxo de passageiros é fundamental.


Quem são os mortos pela

gripe suína no Brasil?




Gripe Suína

(H1N1) -



OMS Não

irá mais



divulgar tabela

de casos no


mundo





Em uma nota simples e sem qualquer alarde, publicada no site da Organização Mundial da Saúde, o órgão informa que Não irá mais divulgar a tabela de casos e mortos pela gripe suína.


A OMS divulgou ainda que recomenda aos países que tenham dificuldades em realizar os exames, que façam ao menos 10 análises por semana para fins estatísticos para monitorar a atividade da doença e a possível mutação do vírus, principalmente por causa da produção de vacinas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário