domingo, 31 de julho de 2011

O QUE É MENINGIOMA ?

Meningioma

01. O que é um meningioma?

- é um tumor benigno que se desenvolve nas meninges.

Observação:

  1. As meninges são as bainhas membranosas que envolvem o cérebro e a medula.
  2. Um tumor é denominado benigno quando não é agressivo, não se propaga aos órgãos adjacentes, não dá lugar a metástases e é relativamente fácil de remover.

Observação:

01. Na maioria dos casos, a ocorrência múltipla é intracraniana e espinhal.


Meningiomas múltiplos localizados exclusivamente no canal raqueano são extremamente raros.

02. O termo meningioma é o nome para tumor nas meninges (tecido que reveste a superfície exterior do cérebro), que geralmente são benignos. Eles podem variar muito no tamanho, de poucos milímetros a muitos centímetros. Os sintomas são causados pela compressão do cérebro ou canal vertebral.

03. Os meningiomas constituem 10 % dos tumores intracranianos. São mais comuns entre os quarenta e sessenta anos de vida e em mulheres.

04. São tumores benignos freqüentes em adultos, perdendo apenas para os gliomas. Seu pico é em torno de 45 anos.

Quando um meningioma aumenta de volume, desenvolve-se necessariamente no interior do crânio exercendo uma pressão cada vez maior sobre o cérebro. Isto provoca vários sintomas tais como:

  1. dores de cabeça,
  2. cansaço,
  3. convulsões,
  4. as vezes perturbações mentais, ( exemplo dificuldades de concen­tração ou alucinações).

Outros sintomas dependem da localização do tumor.

Diversas funções podem ser alteradas:

a. a visão,

b. o tacto,

c. a audição.

São reguladas por sectores específicos do cérebro: quando uma destas áreas sofre uma compressão manifestam-se sintomas tais como:

a. cãibras,

b. perturbações da linguagem,

c. paralisia,

d. perturbações da visão.

02. Como se desenvolve o meningioma?

Este tipo de tumor tem geralmente uma evolução muito lenta e, por conseguinte, ocorre muito tempo antes de se tornar bastante grande para comprimir o cérebro e causar qualquer tipo de sintoma. Na maior parte dos casos é possível proceder à remoção do tumor, e a percentagem das curas é muito alta.

03. O meningioma é perigoso?

Sim, todos os tumores intracranianos são muito perigosos dado que podem comprimir zonas do cérebro importantes. Se não é tratado imediatamente, o meningioma pode levar à morte.

04. Qual é a terapia?

A única terapia possível do meningioma é a remoção cirúrgica. A maior parte das vezes o tumor é relati­vamente acessível e fácil de remover, mas quando está localizado por baixo do cérebro, por trás da base do crânio, pode ser muito difícil conseguir removê-lo sem danificar os tecidos frágeis que o circundam.

As intervenções cirúrgicas no interior do crânio requerem, por conseguinte, uma grande precisão para evitar o risco de hemorragias e para não prejudicar zonas do cérebro importantes. Estas intervenções cirúrgicas podem demora de 10 a 12 horas.

05. Quais são as causas do meningioma?

Como para outros tumores, não se sabe porque razão algumas células do organismo começam improvisamente a proliferar.

SINTOMAS:

a. Cefaleias mais frequen­temente nocturnas;

b. Náuseas, vómitos;

c. Perturbações psíquicas e intelectuais;

d. Perturbações motoras O Convulsões localizadas ou generalizadas;

e. Perturbações da visão ou da audição;

f. Nos indivíduos jovens os sintomas desenvolvem-se lentamente.

05. Quais os Exames para detectar o Meningioma?

Os meningiomas podem ser detectados através de radiografia de crânio. A TC mostra o tumor como uma massa homogênea densa e bem delimitada. A RMN com contraste demonstra a relação entre o meningioma com as estruturas vascular e neural. E finalmente, a angiografia, demonstra se há a vascularização do tumor.

06. Quais os Tratamentos ?

As opções de tratamento incluem observação, cirurgia e radiação. Tumores pequenos, em pessoas idosas sem sintomas, podem ser observados por RMs anuais. Como esses tumores são benignos e de crescimento lento, eles podem não causar nenhum problema para o paciente.

Observação:

Entretanto, em pacientes jovens, quando causam sintomas (inclusive convulsões) e estão em lugares críticos, a cirurgia é a melhor opção. Se os tumores estão em regiões de difícil acesso ou pacientes com riscos cirúrgicos, a radioterapia é indicada. Terapia hormonal com antiestrogênio é uma possibilidade alternativa, porém ainda não há resultados comprovados sobre este tratamento.


Se houve ressecção completa do tumor, haverá resolução dos déficits neurológicos e recuperação permanente. Porém a recidiva do tumor é comum.

No tratamento cirúrgico, não se associando radioterapia. Geralmente os tumores são volumosos, o que aumenta o risco cirúrgico. Apesar disso, a maioria dos casos tem cura completa. Há recidiva em pequena percentagem, especialmente nos tumores de difícil acesso, como os da base do crânio, porque a remoção total não foi possível.

07. Como é Microscopicamente o Meningioma?

Microscopicamente, os meningiomas são constituídos por células uniformes, núcleo redondo ou alongado, cromatina frouxa, citoplasma róseo, abundante, de limites imprecisos. As células podem arranjar-se segundo vários padrões, nos quais é baseada a classificação dos

meningiomas. Uma feição muito comum é a disposição concêntrica das células, em redemoinhos, lembrando bulbo de cebola. O centro destes agrupamentos calcifica-se, chamando-se corpo psamomatoso, análogo aos da aracnóide normal. Quando muito numerosos, denomina-se o tumor meningioma psamomatoso. Os corpos psamomatosos resultam da deposição de cálcio em células neoplásicas degeneradas (calcificação distrófica).

08. Qual o quadro Clinico?

O quadro clinico é insidioso, devido ao crescimento lento do tumor. Meningiomas podem passar despercebidos por vários anos porque comprimem e deslocam o cérebro muito devagar. Não causam edema cerebral. Podem atingir volumes consideráveis, provocando pouco ou nenhum sintoma.
A sintomatologia pode ser cefaléia, epilepsia e déficits focais como hemiparesias e hemianopsias. A anosmia (perda do olfato) pode ser o único sintoma no meningioma da goteira do olfatório.

Fonte:

http://km-stressnet.blogspot.com/2009/04/meningioma.html

http://anatpat.unicamp.br/taneumeningioma.html

57 comentários:

  1. Obrigado pela informação.. Estou com a informações que precisava, a minha mãe esta em processo de exame para retira o meningioma. Estamos apreencivos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá também passo por isso com minha mãe...estamos em processo p fazer a cirurgia.

      Excluir
    2. Olá também passo por isso com minha mãe...estamos em processo p fazer a cirurgia.

      Excluir
    3. ola amigos, contem como foi, e esta sendo para voces enfrentar essa doença, acabei de diagnosticar minha mae com esse mesmo tumor.

      Flavio, como esta a saude de sua mae, o pos operatorio foi tranqilo?

      Excluir
    4. Olá, amigos.Também há pouco tempo tive um meningioma, que era bastante grande. Há 2 meses fiz cirurgia para o retirar. Na época eu e minha família ficamos bastante assustados, o que é algo bem normal, considerando que se tratava de uma cirurgia na cabeça. Contudo, a cirurgia foi um sucesso e, apesar de o pós-operatório não ter sido tão fácil, estou muito bem.:)

      Excluir
    5. MEU nome é Benedito Paz da Silva tenho 59 anos e Operei de um meningioma de 8 cm por 5 de largura na parte de cima do cérebro minha cirurgia foi dia 26 de setembro de 2016 hoje Passou bem o pós-operatório é um pouco incômodo mas é uma cirurgia que vai dar qualidade de vida a sua mãe eu tinha convulsões horríveis Apesar de que fiquei com hemiparesia minha perna esquerda ficou um pouco paralisada mas mesmo assim ando com andador normal agradeço a Deus por estar vivo Fiquem tranquilos a cirurgia está muito avançada vai dar tudo certo tenho Facebook neste nome grande abraço pode dizer para sua mãe ir na fé vai dar tudo certo abraços

      Excluir
    6. Olá pessoal. Hoje faz uma semana que tirei um meningioma. A cirurgia foi tranquila, mas o pós operatório é bem difícil... Alguém teve falta de ar?

      Excluir
    7. Olá,minha mãe acabou de retirar este mesmo tumor...Ela está com 3 dias de operada está tendo alucinações e seu olhos incharam muito.Pode esclarecer se isso é normal???

      Excluir
  2. retirei um meningiona de 2cm dois anos e 5meses,estou muito bem não tive cecuelas ,a cirurgia foi bem não senti nada nem dor graças a Deus ,agradeço a equipe dr vladimir e sua equipe santa casa de limeira.obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana, pode me dizer quais foram os sintomas que vc obtinha ??? e em qual posição estava o MENINGIOMA ??? vc tinha desmaios?

      Excluir
    2. Olá Eliana e Marcia.
      Gostaria de saber como vocês estão? Junte-se a nós no Facebook
      https://www.facebook.com/pages/Meningioma-Eu-tive-Bia-Bueno/881033001933312

      Excluir
    3. Desde os 10 anos sofria cm várias cirurgias, a uns 12 anos atrás foi descoberto o tumor na meninge, operei cm a equipe do de Simão piltcher um dos melhores otorrino do Brasil, hospital clínicas de Poa-RS, sentia muita dor, náusea, tontura, cheguei carregado ao hospital por não ter mais o equilíbrio... Foi dureza, mas graças a Deus hj estou bem. Vez em quando cada 2 anos sofro uma crise d labirintite, médico com betaserc e logo passa. Por onde vou os médicos falam q a mastóide foi muito bem feita... Deus Abençoe a TDs!!

      Excluir
    4. Desde os 10 anos sofria cm várias cirurgias, a uns 12 anos atrás foi descoberto o tumor na meninge, operei cm a equipe do de Simão piltcher um dos melhores otorrino do Brasil, hospital clínicas de Poa-RS, sentia muita dor, náusea, tontura, cheguei carregado ao hospital por não ter mais o equilíbrio... Foi dureza, mas graças a Deus hj estou bem. Vez em quando cada 2 anos sofro uma crise d labirintite, médico com betaserc e logo passa. Por onde vou os médicos falam q a mastóide foi muito bem feita... Deus Abençoe a TDs!!

      Excluir
  3. Queria saber se ele volta depois de algum tempo de cirurgia? fiz uma cirurgia a 1 ano e 8 meses e tenho que fazer uma revisão em Junho e tou com medo de ter voltado e ai alguem sabe ai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, gostaria de saber como você está? Junte-se a nós no Facebook
      https://www.facebook.com/pages/Meningioma-Eu-tive-Bia-Bueno/881033001933312

      Excluir
    2. Oi querida, minha mãe fez há um ano e 4 meses e descobrimos recentemente que ele voltou e ela terá que fazer novamente outra cirurgia. Mas cada caso é um caso, vamos ter fé que o seu não vai voltar! Abraço

      Excluir
    3. Misericórdia,fiz uma faz um ano e fico o tempo todo com esse medo dele voltar e ainda tenho crises

      Excluir
  4. ola, a uns 15 dia minha esposa opero do meningioma era muito grande e tava afetando a visão e graças Deus esta bem.. a cirurgia dela começo 10:15 da manha e termino as 18 horas de sexta feira e no domingo teve alta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, gostaria de saber como você está? Junte-se a nós no Facebook
      https://www.facebook.com/pages/Meningioma-Eu-tive-Bia-Bueno/881033001933312

      Excluir
    2. Oi estou com sinto dores no lado esquerdo porque sera que sinto dores na testa no lado direito

      Excluir
  5. Fiz uma TC e o resultado foi: Exuberantes calcificações distróficas na foice cerebral. Sinto dores de cabeça súbitas acompanhadas de cansaço, fraqueza, enjoos, tonturas terríveis e perda de memória recente.
    Devo ter medo? Essas calcificações são tumores, meningiomas ou coisas do tipo?
    Estou com muito medo de voltar no médico.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, gostaria de saber como você está? Junte-se a nós no Facebook
      https://www.facebook.com/pages/Meningioma-Eu-tive-Bia-Bueno/881033001933312

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Gente, minha irmã fez a retirada desse tumor, porque estava com a visão afetada, só exergava de um olho e embaçado, porém dois dias após a cirurgia ainda não voltou a visão... será normal? será que vai voltar com a visão ao normal dps de uns tempos?

    ResponderExcluir
  8. INFELISMENTE MINHA MAE TEM 74 E DESCOBRIMOS O MENIGIOMA FAZ 4 ANOS .DEVIDO AO LOCAL QUE ESTA O TUMOR ENCOSTADO NA GLANDULA DA HIPOFISE . NAO PODE SER REMOVIDO .FEZ RADIO . MAS AGORA DEPOIS DE 5 MESE TEVE UMA CONVULSAO FORTE .ESTA NO HOSPITAL .ANO SABEMOS AINDA AS SEQUELAS . SERA QUE NAO TEM OUTRO TRATAMENTO .ESTAMOS SEM ESPERANÇAS

    ResponderExcluir
  9. meu nome é cristiane tiburcio e retirei um tumor em 2012 mas ele voltou a crescer agora estou na fila pra realizar outra cirugia meu tumor já está com2.8cm.orem por mim.....

    ResponderExcluir
  10. oi meu nome é tatiana ,tenho 36 ano a cinco meses fiz cirurgia de miningioma foi um sucesso surpreendeu os médicos por que já estava um pouco grande e muito visível foi tirado todo o turmo eu sai da sala de cirurgia muito bem. graças a meu Deus. e só ter fé e cre que todo vai dar certo. fique na paz do senhor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Tatiana o seu minigioma estava localizado a onde ?

      Excluir
  11. oi meu nome é tatiana ,tenho 36 ano a cinco meses fiz cirurgia de miningioma foi um sucesso surpreendeu os médicos por que já estava um pouco grande e muito visível foi tirado todo o turmo eu sai da sala de cirurgia muito bem. graças a meu Deus. e só ter fé e cre que todo vai dar certo. fique na paz do senhor .

    ResponderExcluir
  12. Olá... eu sempre tive muita dor de cabeça fui a trres neurologista que me diagnosticada com enxaqueca porém nunca me pedir a exame de tomografia ou ressonância, esse início do ano as dores intensificaram e ficaram diferentes senti dor no meio da cabeça,algumas vezes umas fisgadas zumbidos e falava o ouvido, teve um dia que senti uma dor no mxilar até a cabeça do lado direito fui já outro médico na estava sem expectativa de que me pedisse exames mas graças a Deus ele pediu a a tumografia e descobri um menigioma de 3 cm vou levar ao médico e volto para contar. Tenho 34 anos e três filhos confesso que estou preocupada orem por mim.

    ResponderExcluir
  13. Olá... eu sempre tive muita dor de cabeça fui a trres neurologista que me diagnosticada com enxaqueca porém nunca me pedir a exame de tomografia ou ressonância, esse início do ano as dores intensificaram e ficaram diferentes senti dor no meio da cabeça,algumas vezes umas fisgadas zumbidos e falava o ouvido, teve um dia que senti uma dor no mxilar até a cabeça do lado direito fui já outro médico na estava sem expectativa de que me pedisse exames mas graças a Deus ele pediu a a tumografia e descobri um menigioma de 3 cm vou levar ao médico e volto para contar. Tenho 34 anos e três filhos confesso que estou preocupada orem por mim.

    ResponderExcluir
  14. O meu Meningioma provoca-me Neuralgia do Trigémeo ,ja fiz radiocirugia (Gamma Kneif ) pois o Meningioma esta um pouco profundo
    seria um risco tentar uma cirurgia para remove-lo.Mas após a radiocirugia já diminuiu mas continuo com crises muito fortes que me incapacitam e também tomo medicação para a dor neuropatica todos os dias .

    ResponderExcluir
  15. Oi eu sou cristiane no dia 04/de uotobro de 04 foi retirado de mim um mimigioma foi tirafo por D,Arthu e sua equipe no Hospital de cirugia na grande Aracaju.cristiane dos santos 29/07-016 o melhor foi saber q ele não volta mais

    ResponderExcluir
  16. ola sou alessandra mh mae fez umacirurgia em 1997 retirou um tumor benigno ficou um la alojado debaixo de uma veia nao pode tirar o doutor Olegario achou melhor nao titar era muito arriscado mh mae se recoperou bem mas faz passou algum anos e vinha se quiejando de dor de cabeça fizemos exames ele cresceu milimetros faz uns dois anos ela fez ressonancia computorizada dis o medico que estava tudo bem q era normal crescer mas a dor de cabeça da mh mae piorou estavamos tentando fazer a ressonancia pelo SUS mas nada demorava muito e mh mae piorava ressolvemos juntar nos irmao e pagar uma ressonancia pra mh mae o medico dela precissava saber o q estava acontencendo fizemos e a surpresa saiu 5 meningioma como disse o medico disse pra mh mae procurar um cirurgiao pra saber o vai ser feito vou passar dia 27 de setembro e saber o que vai ser feito estou nervosa mh mae sofreu muito com a ultimo cirugia esqueceu de todos nos so do meu pai q nao mas e Deus mas obrigada pessoal eu tenho email leevlinn 406@gmail.com sou de Araras

    ResponderExcluir
  17. Fiz um a 4 dias tirei um meningioma grande , porém falo aos amigos q fiquem tranquilo não é esse bicho de 7 cabeças , a anestesia é um soninho da tarde o ruim é só q no primeiro dia via tudo balançando porém no segundo já parou agora To em casa esperando a lasanha q a patroa tá fazendo , gente o meu tinha 5 centímetros e foi uma uva

    ResponderExcluir
  18. E amigo minha esposa está com um minigioma de cinco centímetros também estou muito preocupado o dela está na parte frontal

    ResponderExcluir
  19. Há 21 dias passei por uma retirada de meningioma.
    Após a alta fiquei com o pé esquerdo parado. Em poucos dias recuperei os movimentos do pé. Estou em fisioterapia e já retornei ao trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc ficou com o pé caído sem mexer do tornozelo para baixo?Quanto tempo demorou para voltar a andar sem arrastar o pé?Fiz uma cirurgia de meningioma há duas semanas e estou com paresia no meu pé esquerdo, muito ansiosa.

      Excluir
  20. Olá. Boa tarde. Eu tenho 38 anos com 33 operei e retirei 2 meningiomas foi super tranquilo sou de bem com a vida. E acho que todos tem que ficarem tranquilos pois a melhor coisa é a tranquilidade para uma cirurgia e recuperação perfeita. Infelizmente nasceu outro tumor agora terei que retirar de novo esse é o 3 mas vamos lá Deus no comando e o que tem que ser e.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças Deus que deu tudo certo pra você. Em 2007 aos 37 anos fui diagnosticada com um na medula. Infelizmente, devido a demora de um médico compete não foi descoberto já estava totalmente paralisada da cintura para baixo. Com muita luta e fisioterapia após 7 meses voltei a andar, mas fiquei com sequelas, várias dificuldades como: forças, falta de cordenacao motora, sensibilidade alterada para mais, sinto dores. Não pude mais voltar ao trabalho.

      Excluir
  21. eu descobri a poucos dias e estou com muito medo. pq não é so 1

    ResponderExcluir
  22. Estou acompanhando uma tia q tem um diagnóstico de meningioma, estamos no aguardo do tratamento, já q os médicos estão entre uma radiocirurgia e radioterapia. Mas cremos q tudo se resolverá da melhor forma possível se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  23. Descobri o meningioma há 4 anos devido à dores de cabeça constante. Fiz 27 sessões de radioterapia ano passado, reagi super, apenas queda local de cabelo. Hoje estou de alta, apenas fazendo acompanhamento a cada 1 ano. No meu caso pude fazer a radio devido ao tamanho do tumor.
    Diminuiu quase 1 cm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cabelo volta a crescer no local?

      Excluir
    2. O cabelo nasce de novo,? É uma parte muito grande que cai o cabelo?

      Excluir
  24. Olá! Descobrimos hoje que minha mae tem um meningioma, estou confiante que tudo fará certo.

    ResponderExcluir
  25. Eu descobri que tinha um menigioma com 30 anos de idade e estava gravida ,nao fiz cirurgia mas estou acompanhando hoje estou com 37 anos nao e mais operavel mas vou ver se começo fazer radioterapia para amenizar o crescimento

    ResponderExcluir
  26. Minha mãe (78 anos) operou um tumor maligno grau 4 multiforme, o pior de todos. Foi em dezembro e um mes atras teve uma convulsão forte. A RM constatou um meningioma localizada mais a frente de que o tumor retirado. Os médicos consultados não definiram nada, apenas aumento de corticoide para combater zonas de edema causados pela radio. Minha mãe está com o lado direito paralisado e não fala devido a compressão que este novo tumor na calota craniana faz no cérebro. Alguém já passou por situação semelhante com algum familiar ??

    ResponderExcluir
  27. estou com meningioma preste a fazer cirurgia estou apavorada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha calma!! Há 5 anos retirei um e estou super bem!

      Excluir
    2. Boa tarde to com um parece uma parte da cabeça inflamada

      Excluir
  28. Em 07/11/2017 sou Maria tenho 46 anos descobri tbm um meningioma só foi descoberto pois tive um pequeno desmaio e acabei no pronto socorro e la foi feito tc e rm e assim foi descoberto confesso para mim esta sendo muito assustador estou apavorada ja passei com o neuro no qual me pediu eletroencefalograma e agora aguardar resultados para seguir com o tratamento com fé em Deus e todos aqui ficaremos bem.

    ResponderExcluir
  29. Tenho uma lesão (Meningioma) expansiva extra-axial no forame magno à direita, apresentando ampla base de implantação dural, e realce heterogêneo pelo meio de contraste paramagnético, se insinuando superiormente para a cisterna cerebelo-bulbar deste lado, com compressão do bulbo e aspecto anterior do mesmo hemisfério cerebelar, assim como do complexo IX, X e XI, bem como o XII nervos cranianos ipsilaterais, medindo cerca de 2,8 x 2,6 x 2,1 cm.
    Gostaria de saber a difilcudade de extrai-lo e as possiveis sequelas, mas posso dizer que por hora não tenho sintomas neurologicos mas somente algum as cefaleias do lado onde está o tumor.
    Ainda estou aguardando a data para a cirugia e a equipe de Neuro ainda quer saber se esta calcificado fazendo uma Tomografia.

    ResponderExcluir
  30. Tenho 55 anos, sou coreano, fui diagnosticado com câncer de fígado em segundo estágio após um exame agendado para monitorar a cirrose hepática. Eu tinha perdido muito peso. Uma tomografia computadorizada revelou três tumores; um no centro do fígado em tecido danificado e dois em porções saudáveis ​​do meu fígado. Nenhum tratamento de quimioterapia ou radioterapia foi prescrito devido à minha idade, ao número de tumores no fígado. Um mês após o meu diagnóstico, comecei a tomar 12 suplementos de Salvestrol (350 pontos) por dia, proporcional ao meu peso corporal. Compreendeu seis cápsulas Salvestrol Shield (350 pontos) e seis cápsulas Salvestrol Gold (350 pontos), distribuídas ao longo do dia, tomando duas de cada cápsula após cada refeição principal. Esse nível de suplementação com Salvestrol (4.000 pontos por dia) foi mantido por quatro meses. Além disso, iniciei um programa de exercícios respiratórios, exercícios de chi, meditação, alongamento e prevenção de estresse. Devido à variedade de condições de que sofri, recebi exames médicos em andamento. Onze meses após o início da suplementação com Salvestrol. Mas todos inválidos, então eu continuo procurando uma cura à base de plantas on-line que, como me deparei com um testemunho apreciando o Dr. Itua sobre como ele curou seu HIV / Herpes, entrei em contato com ele por e-mail que ele listou acima, o Dr. Itua me enviou o remédio herbal dele para o câncer beber por duas semanas para curar Eu paguei pela entrega, então eu recebi meu remédio herbal e bebi por duas semanas e fui curado até agora, estou totalmente livre de câncer, aconselho você a entrar em contato Dr. Itua Herbal Center no e-mail ... drituaherbalcenter@gmail.com. Número WhatsApps ... + 2348149277967. Se você sofre de Doenças listadas abaixo, Câncer, HIV / Aids, Herpes Vírus, Câncer de bexiga, Cérebro, Câncer retal do cólon, Câncer de mama, Câncer de próstata,
    Câncer de esôfago, Câncer de vesícula biliar, Doença trofoblástica gestacional, Câncer de cabeça e pescoço, Linfoma de Hodgkin
    Câncer intestinal, Câncer renal, Leucemia, Câncer de fígado, Câncer de pulmão, Melanoma, Mesotelioma, Mieloma múltiplo, Tumores neuroendócrinos, Linfoma não Hodgkin, Câncer bucal, Câncer de ovário, Câncer de seio, Câncer de pele, Sarcoma de tecidos moles, Câncer na coluna vertebral, Câncer de estômago, Câncer de testículo, Câncer de garganta, Câncer de tireóide, Câncer uterino, Câncer vaginal, Câncer vulvar, Hepatite, Doença crônica. Lúpus, fibromialgia.

    ResponderExcluir