domingo, 17 de setembro de 2017

A BASE DA VIDA COMO ELA É




QUESTÕES QUE FUNDAMENTAM A EXISTÊNCIA

1.  Quais os principais acontecimentos das fases G1 e S do ciclo celular, respectivamente?

Resposta:
  • G1: antecede a duplicação do DNA. A célula cresce e realiza suas atividades normalmente, sintetizando RNA com instruções para a produção de proteínas, inclusive àquelas responsáveis pela sinalização do início da divisão celular.
  • S: o DNA e os filamentos de cromatina se duplicam, as histonas (proteínas constituintes dos cromossomos) são sintetizadas e ocorre a duplicação dos centríolos.
  • G2: a célula retoma a síntese geral de proteínas iniciada no período G1 e as moléculas envolvidas com a divisão celular são sintetizadas.
 2.   Explique o que leva os cromossomos se alinharem na placa metafásica.

  Resposta:

     Metáfase

A metáfase é marcada pelo grau máximo de condensação dos cromossomos. Os centríolos ocupam os polos opostos da célula e o cinetócoro de cada cromátide continua ligado às fibras do fuso mitótico. Dispostos na região equatorial da célula, os cromossomos formam a chamada placa equatorial ou placa metafísica, e cada uma das cromátides-irmãs se volta para cada um dos polos da célula.

3.      Porque o núcleo é mais denso que o restante da cromatina ?
  
   Resposta: 
     O núcleo da célula é formado pela cromatina, nucléolos e nucleoplasma. Nas células procariontes, o núcleo fica solto no citoplasma. Nas moléculas eucariontes, a cromatina (material genético) é o resultado das moléculas de DNA com proteínas, formando um conjunto de filamentos que ficam distantes do citoplasma devido a uma membrana. A membrana recebe o nome de carioteca ou membrana nuclear e possui diversos poros. Eles são necessários para que ocorra a troca de substâncias entre o citoplasma e o núcleo.
Um núcleo pode ter um ou mais nucléolos. Esse é o local onde o RNA é sintetizado e se une a proteínas que vêm do citoplasma e formam unidades precursoras dos ribossomos. As sub-unidades ficam no nucléolo até a divisão celular. A maioria das células possui apenas um núcleo.

4.      Onde são sintetizadas as proteínas que integram a estrutura dos ribossomos?
Resposta:
 O retículo endoplásmatico rugoso apresenta as seguintes funções: aumenta a superfície interna da célula, o que amplia o campo de atividade das enzimas, facilitando a ocorrência de reações químicas necessárias ao metabolismo celular, síntese de proteínas(sua principal função) e armazenamento. Graças aos ribossomos aderidos a suas membranas,o reticulo endoplasmático rugoso atua na produção de certas proteínas celulares, como o colágeno que é uma proteína produzida pelo RER do fibroblasto.

5. Diferencie proteoglicanas e glicoproteínas.

  Resposta:
  
 Proteoglicanos: São proteínas extracelulares ligadas a glicosaminoglicanos (estruturas que possuem um dos açúcares aminados e normalmente sulfatados). Os glicosaminoglicanos possuem alta quantidade de carga negativa, e por isso acabam atraindo uma nuvem de cátions , onde o mais atraído é o sódio que traz com ele moléculas de água.

Glicoproteína: Glicoproteínas são compostos de proteínas simples combinadas com algum grupo de carboidrato.
As glicoproteínas são proteínas que formam o muco de tecidos e secreções. Eles também são componentes de proteína de tendões e ligamentos nos quais elas podem servir como material cimentante para segurar fibras unidas. 

6.  Porque o colágeno é inicialmente sintetizado na forma de procolágeno ?

 Resposta:
   A síntese de colágeno ocrre nos ribossomos associados ao RE. À medida que síntese vai acontecendo várias modificações vão acorrer, como reações de hidroxilação e glicosilação. As cadeias α(alfa) se associa em sua porção C-terminal através de pontes de hidrogênio e pontes de dissulfeto, o que vai gerar a estrutura em tripla hélice da molécula de pró-colágeno. Este pró-colágeno é transportado para o complexo de Golgi, que terá função de liberar esta estrutura para o meio extracelular.

7.  Como se pode explicar a ‘ utilidade” das junções comunicantes ( “gap’) se fecharem quando a concentração de cálcio aumentar ?
                                       
Resposta:
Para que um potencial de ação se mova de uma célula à outra é preciso:
- Força propulsora: diferença na voltagem entre a célula excitada e a célula em repouso;
- Conexão entre as duas células: gap junctions , na região dos discos intercalares das células cardíacas, formadas por conexinas que agem como canais de baixa resistência, estando abertos constantemente aos íons.
Para que ocorra a propagação de potenciais de ação cardíacos é preciso que haja tanto despolarização da membrana de uma única célula cardíaca, como das membranas das células vizinhas a essa célula excitada, visando atingir limiar de excitabilidade para gerar um potencial de ação. Essa despolarização ocorre pelo transporte de cátions através da membrana (Na + , K + , e Ca 2+ ), através de canais iônicos, alguns abertos de forma contínua e outros dependentes de alteração do potencial transmembrana ou alterações no estado de fosforilação do canal.
Outra análise :
Existem pelo menos duas diferenças marcantes entre as fibras musculares esqueléticas e cardíacas, que justificam o potencial de ação mais prolongado e a presença de um platô.
Em primeiro lugar, o potencial de ação em uma fibra muscular esquelética é caracterizado pela abertura repentina e em grande número de canais rápidos de sódio. Estes canais são assim chamados, pois eles permanecem abertos por um período muito pequeno, ou seja, décimos de milésimo de segundo, fechando-se, em seguida, de forma abrupta. Na fibra muscular cardíaca, o potencial de ação é provocado pela abertura de dois tipos de canais: os canais rápidos de sódio e os canais lentos de cálcio. Esta segunda população de canais é a responsável pela manutenção do longo período de despolarização, fator determinante do platô, verificado no potencial de ação de uma fibra muscular cardíaca.
Outra contribuição dos canais lentos de cálcio é na provisão de cálcio para o meio intracelular, o que interfere diretamente no processo contrátil da fibra muscular cardíaca, quando comparada à contração da fibra esquelética. A segunda diferença funcional entre as fibras musculares cardíacas e as fibras musculares esqueléticas, que ajuda a explicar o potencial de ação prolongado, e seu platô, é: imediatamente após o início do potencial de ação, é diminuída a permeabilidade da membrana aos íons potássio em cerca de 5 vezes, efeito que não se observa nas fibras musculares esqueléticas. Esta permeabilidade reduzida faz com que o efluxo de íons potássio durante o platô do potencial de ação diminua acentuadamente, impedindo o retorno precoce da voltagem do potencial de ação para o seu valor de repouso.



  1. Diferencie desmossomas e hemidesmossomas.

Resposta:
Tanto desmossomos como hemidesmossomos são especializações da membrana plasmática, com função de aderência.
O desmossomo se encontra na parte lateral, e tem função de ligar célula-célula. Enquanto o hemidesmossomo está na parte basal, ligando as camadas da epiderme. O rompimento do segundo por queimaduras, é responsável pela formação de bolhas na pele.

Os desmossomos, também conhecidos como mácula de adesão, consistem em estruturas complexas, que possuem formato de disco, encontrados na superfície das células, sobreposta por uma estrutura idêntica localizada na superfície da célula adjacente. No lado citoplasmático da membrana de cada uma das células, e distanciado da membrana por um espaço estreito, existe uma placa circular denominada placa de ancoragem, na qual se inserem filamentos intermediários de proteínas da família caderina, resultando em uma forte adesão entre as células.
Os hemidesmossomos podem ser observados na área de contato entre alguns tipos de células epiteliais e sua lâmina basal. A estrutura destas especializações da membrana assemelha-se a meio desmossomo, fixando a célula epitelial à lâmina basal. Contudo, na placa de ancoragem dos hemidesmossomos as placas são formadas pro proteínas da família integrina.
O mecanismo de divisão celular que garante o crescimento e a renovação das células (com exceção dos gametas, que se dividem por meiose) é denominado mitose. A mitose é também o mecanismo de reprodução assexuada presente em diversos organismos pluricelulares. Certas espécies de planárias, por exemplo, graças à sua grande capacidade de regeneração, conseguem recuperar pedaços ocasionalmente perdidos de seu corpo.
O período que vai do início ao fim da divisão de uma célula é denominado ciclo celular. Neste ciclo, a célula cresce e se prepara para a divisão. Nele inclui-se uma fase em que a célula não está se dividindo, chamada intérfase. Já na mitose, propriamente, há quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. É importante ressaltar que, na mitose, ao fim do ciclo celular, o mesmo número de cromossomos e as mesmas informações genéticas da célula-mãe são mantidas nas células-filhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário