segunda-feira, 18 de setembro de 2017

PSICOLOGI FUNDAMENTADA NA EDUCAÇÃO


Abordagem Sócio-Histórica do Desenvolvimento Humano



   No século XX, a abordagem sócio-histórica do desenvolvimento humano, é considerada moderna e a sua origem é a na União Soviética. Inicialmente essa abordagem  sócio-histórica foi desenvolvida por  Vygotsk e seus colaboradores: Luria, Leonriev, Sakarov e outros.  A base dessa abordagem é maxista e esta fundamentada na perspectiva dialética. A abordagem sociointeracionista de Vygotsky, segundo a qual o desenvolvimento humano se dá em relação nas trocas entre parceiros sociais, através de processos de interação e mediação. Leva em conta que o comportamento humano não se dá intuitivamente, mais, se fundamenta em motivações  de cunho Social, que se relacionam  com atividades decorrentes de movimentos históricos e as formas específicas de culturas existentes. Vygotsky enfatiza o processo histórico-social e o papel da linguagem no desenvolvimento do indivíduo. Dá ênfase a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. Para ele, o sujeito é interativo, pois, adquire  conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais e de troca com o meio, a partir de um processo denominado mediação.  A visão do ser humano nessa perspectiva é histórica e social. Assim observa-se que o indivíduo forma-se, ao longo da vida, tendo como base uma atuação em um mundo material e cultural, que utiliza os conhecimentos dos antepassados, de onde se obtém matéria-prima para a construção individual.  Para Max, o desenvolvimento humano está baseado em “ forças essenciais humanas”, que advém de atividade social, comum dos humanos.       A atividade histórica é o alicerce do ser humano, assim a humanidade  é formada coletivamente e historicamente pelo conjunto das características humanas, que precisa ser formada  novamente em cada indivíduo.  A mola mestra deste processo é a cultura, são as atividades e necessidades conhecidas como humanas, é a linguagem que utilizamos para nos comunicar, é o modo como nos relacionamos socialmente, é a maneira adequada para manutenção e reprodução da vida. Vygotsky,  tinha uma abordagem que buscasse a síntese do homem como ser biológico, histórico e social. Ele sempre considerou o homem inserido na sociedade. Sua abordagem sempre foi orientada para os processos de desenvolvimento do ser humano com ênfase dimensão  sócio-histórica e na interação do homem com o outro no espaço social.  Para ele o homem não tem uma relação direta com o mundo exterior, a relação é sempre cultural ou  inter-psíquicas  ou  intra-psíquicas, sempre usando movimento dialético.  Baseado nos princípios do materialismo dialético, segundo Vygotsky, Max e Hegel, se vê o homem como um ser construído  pelas forças históricas e sociais, dentro do contexto da evolução da sociedade e da cultura em que está inserido. O processo de desenvolvimento humano é visto como uma transformação mútua, dialética entre o homem e a realidade.  Cabe as instituições educacionais fomentarem a construção da emancipação e autonomia, desenvolver a capacidade de refletir e de criticar, e de criticar, ser o elo entre a relação do homem com a cultura.  A educação tem a obrigação de socializar saberes e produzir conhecimento, sempre utilizando os princípios morais e éticos, deve ser  solidária, incentivar a liberdade e a participação.
     Num Contexto Geral, o sucesso na aprendizagem dependerá da interação e integração de um conjunto de fatores, tais como:  prática e teoria, da capacidade transformadora, de interação entre educador e educando, da interação social e do entendimento dialético, etc...
        A verdadeira trajetória de desenvolvimento do pensamento não vai no sentido do pensamento individual para a socializado, mas do pensamento socializado para o individual ( Vygotsky ).  

Referências:
MARIA MANSO DE BARROS, Rita. Fundamentos da Educação 2: Psicologia da Educação. 1. ed. RJ: CEDERJ, 2014. 403 p. v. Unico.

VALÉRIA BARBOSA, Maria ; MILLER, Stela ; AMARAL MELLO, Stela. Teoria Historico-Cultural: Questões Fundamentais para a Educação Escolar. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016. 220 p.


RIBEIRO, A. M. Curso de Formação Profissional em Educação Infantil. Rio de
Janeiro: EPSJV / Creche Fiocruz, 2005.

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