domingo, 14 de junho de 2009

Circulação Sanguínea

Recapitulando



CICLO CARDÍACO









O sangue caminha, ou melhor: circula pelo corpo devido ao movimento produzido pela contração do coração.

Durante o seu caminho o sangue recebe do intestino delgado (fino), os produtos benéficos ( nutrientes) da digestão dos alimentos, a partir dos pulmões ( alvéolos pulmonares) recebem o Oxigênio ( O2), produzido pela toca de gases ( hematose ).
Ao sangue rico em O2 e nutrientes damos o nome de sangue ARTERIAL ( o sangue que corre nas artérias ). Este sangue arterial é levado aos diversos órgãos do organismo, sendo responsável, em parte pelo bom funcionamento do mesmo.

O sangue arterial chega até as células que formão os tecidos e consequêntemente, estes formarão os respectivos órgãos ( coração, pulmão,intestino, fígado, etc... ).
As células formadoras de cada órgão, retiram as substâncias necessárias para o funcionamento dos mesmos e conseqüentemente necessárias para a vida.

Depois de utilizada, pelas células. Estas substâncias nutritivas produziram resíduos; resíduos que são carreados novamente pelo sangue , agora só que nas veias, este sangue cheio de impurezas recebe o nome de sangue venoso (venenoso), que é rico principalmente em dióxido de carbono ( CO2) e resíduos excretados pelas células.


ATENÇÃO:


A circulação do sangue por todo o organismo é contínua. E para fazer todo este percurso são utilizados dois tipos de circulação:

a. Pequena Circulação
b. Grande Circulação

Observação:

VÁLVULAS
O sistema de válvulas tem por função evitar o refluxo sangüíneo.
No lado esquerdo encontramos no coração a válvula bicúspide ou mitral e no lado direito a válvula tricúspide.
As válvulas átrio ventriculares são controladas pelos músculos papilares.


Vejamos:






PEQUENA CIRCULAÇÃO

(coração – pulmão – coração )
O ventrículo direito ao se contrair, abre a válvula pulmonar ejeta o sangue até os pulmões através da artéria tronco pulmonar. No pulmão irá captar o oxigênio e fará o retorno do sangue oxigenado para o coração através das veias pulmonares (átrio esquerdo).


GRANDE CIRCULAÇÃO

(Coração – Corpo – Coração )

O ventrículo esquerdo ao se contrair, abre a válvula aórtica ejetando o sangue oxigenado e rico em nutrientes para todos os tecidos do corpo através da artéria aorta, este sangue oxigenado passará pelos capilares, deixando o oxigenado e nutrientes e capitando os resíduos metabólicos e CO2 que serão levados para o átrio direito através das veias cavas superiores e inferiores.

Observação:

As pulmonares

a. Artérias pulmonares -
São as únicas do corpo que carregam sangue impuro ( rico em resíduos e CO2 ).
Logo, são as únicas artérias que são veias.












b. Veias pulmonares - são as únicas do organismo que carregam sangue rico em O2 ( Oxigênio).
Logo, são as únicas veias que são artérias.




Observe a espessura da parede das veias em relação as artérias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário