quarta-feira, 10 de junho de 2009

CORAÇÃO UMA BOMBA - Componentes do Coração - os Capilares


COMPONENTES DO CORAÇÃO

O CORAÇÃO E SUAS PARTES




OBSERVE A IMAGEM ABAIXO





Capilares


Como foi visto, as artérias se ramificam sequencialmente até formar uma rede finíssima de vasos, muito pequenos mesmo, que recebem o nome de CAPILARES ARTERIAIS, que dão continuidade aos chamados CAPILARES VENOSOS, cujo sua continuidade vão dá origem as veias ( vasos que desembocam no coração).






Assim observamos que os capilares venosos vão se reunindo , formando vasos cada vez mais grossos até constituírem as veias.

Características Física da Circulação
As arteríolas são os pequenos ramos finais do sistema arterial, atuando como válvulas de controle pelas quais o sangue é lançado nos capilares.
A função dos capilares é de efetuar troca de líquidos, nutrientes, eletrólitos, hormônios e outras substâncias entre o sangue e o líquido intersticial. As parede capilares são muito finas e permeáveis a pequenas substâncias moleculares.
As vênulas coletam sangue dos capilares, elas coalescem gradualmente em veias progressivamente maiores.
As veias funcionam como dutos para o transporte de sangue para os tecidos de volta para o coração.
Quando estão ativos, os tecidos necessitam de fluxo de sanguineo muito maior que em repouso, ocasionalmente de até 20 a 30 vezes em repouso.
Os rins tem importante papel adicional no controle de pressão, tanto pela secreção de hormônios controladores da pressão como pela regulação do volume sanguíneo.

Distencibilidade Vascular
Anatomicamente falando as paredes das artérias são bem mais fortes que as das veias. Como conseqüência , as veias são em média 6 a 10 vezes mais distensíveis que as artérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário