quinta-feira, 4 de junho de 2009

CONTINUAÇÃO - CORAÇÃO : UMA BOMBA



CORAÇÃO
Orgão impar localizado no tórax entre os dois pulmões (mediastino) com o ápice voltado levemente para o lado esquerdo, logo abaixo do externo.
Possui 4 cavidades 2 superiores (atrios), e 2 inferiores (ventrículos). É formado por 3 camadas musculares epicárdio (a mais externa), o miocárdio (região contrátil do coração), e o endocárdio (a mais interna).
É revestido por um saco fibroseroso que possui 2 camadas, a mais externa é fibrosa, e a mais interna é serosa, esta estrutura é chamado de Saco Pericardico. O coração é uma bomba contrátil, propulsora responsável por ejetar todo o sangue que até ele chega.



Observando a figura acima, segue a seguinte descrição:

O CORAÇÃO é um órgão muscular, oco, localizado entre os 2 (dois) pulmões, num espaço chamado MEDIASTINO, ocupando uma depressão do pulmão E (esquerdo) chamada LEITO DO CORAÇÃO.
Tem a forma de aproximada de um cone, com a ponta dirigida para baixo, para esquerda e para frente.


O Coração apresenta internamente 4 (quatro) cavidades:
a. 02 (duas) superiores, chamadas ÀTRIOS (AURÍCULAS);
b. 02 (duas) inferiores, chamadas VENTRÍCULOS.

Atenção:

Os átrios não se comunicam entre si, exceto antes do nascimento, quando elas se comunicam por um orifício , que depois fecha, chamado CANAL DE BOTAL.
Os ventrículos também não se comunicam entre si.
Cada átrio se comunica com o ventrículo correspondente por meio de uma abertura, chamada orifício ÁTRIO-VENTRICULAR.
O orifício ÁTRIO-VENTRICULAR DIREITO tem uma válvula, chamada VÁLVULA TRICÚSPIDE, formada por 3 (lâminas).
O orifício ÁTRIO-VENTRICULAR ESQUERDO apresenta uma válvula, chamada VÁLVULA MITRAL ( BICUSPIDE), formada de 02 (duas) lâminas, o que lhe dá o aspecto de uma mitra.

Observação:

As lâminas que formam as válvulas,são ligadas às saliências da parede interna dos ventrículos, chamadas COLUNAS CARNOSAS, por meio de finos filamentos chamados CORDOALHAS TENDINOSAS.
As válvulas TRICÚSPIDE e BUCÚSPIDE (MITRAL) permitem a passagem do sangue dos Átrios para os Ventrículos, mas impedem o seu retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário