segunda-feira, 22 de junho de 2009

O QUE É LINFA ? ONDE SE ORIGINA A LINFA ?

Origem da Linfa


O sangue já nos capilares, o plasma se filtra através das suas paredes e os glóbulos brancos ( leucócitos) atravessam as paredes dos capilares ( DIAPEDESE) formando a LINFA.





A linfa circula em todas as células, fornecendo todos os produtos colhidos pelo sangue e colhendo as substâncias úteis e resíduos das células.

Características da linfa :

a) é um líquido Incolor;
b) tem um gosto salgado;
c) possui 8.000 leucócitos por milímetro cúbico;

Observações :

A) - O plasma (parte líquida) linfático é sensivelmente igual ao plasma sanguíneo.
B) - A coagulação da linfa é idêntica à coagulação do sangue, entretanto é mais lenta, fornecendo um
coágulo incolor;
C) – A linfa representa em média cerca de ¼ do peso do indivíduo;
D) – O sangue representa em média cerca de 1/13 do peso do corpo.


Vasos Linfáticos

A linfa circula num conjunto de vasos, representados pelos capilares linfáticos, que se continuam com os vasos linfáticos. Estes têm um aspecto nodoso e possuem internamente válvulas que facilitam a circulação da linfa.





Os inúmeros vasos linfáticos que compõem o organismo se reúnem em dois vasos denominados de CANAL TORÁCICO e GRANDE VEIA LINFÁTICA.

Vejamos :

a. O canal torácico acopla-se a veia subclávia esquerda e recebe os vasos linfáticos da metade da
região inferior do corpo, do abdome, e da metade da região esquerda do tórax, do pescoço e da cabeça.


b. A grande veia linfática, que mede aproximadamente 1 cm de comprimento, acopla-se na veia subclávia direita e recebe a linfa do membro superior direito, da metade da região direita da cabeça, do pescoço e do tórax.

c. Os vasos linfáticos do intestino, que carregam o quilo, denomina-se VASOS QUILÍFEROS e têm o aspecto leitoso após as refeições.


Gânglios Linfáticos

Quando se observa os vasos linfáticos, em seu percurso vê-se pequenas dilatações que recebem o nome de GÂNGLIOS LINFÁTICOS. Seu número é variável entre 400 a 600 e tem a função de produzir leucócitos (glóbulos brancos ).
Os gânglios são importantes porque produzem leucócitos, elementos importantes no combate das infecções. Assim, os gânglios produzem uma barreira para combater microorganismos estranhos ao organismo.

CURIOSIDADE SAOBRE A LINFA

LINFA: É o líquido encontrado nos "vasos" linfáticos. Era "Líquido Intersticial" que, por sua vez era "Líquido Intracelular" ou ainda "Sangue Arterial". É importante entender que os líquidos, no corpo, recebem o nome em função do lugar onde estão. É como a água: Quando cai do céu, chamamos de chuva, quando brota da terra, chamamos de vertente. As vertentes formam riachos que formam rios que formam lagoas ou deságuam no mar. Tudo é água mas com nomes e propriedades diferentes. O que encontramos no mar não encontramos numa vertente. Da mesma forma os líquidos de nosso corpo vão trocando de nome e características de acordo com o local onde estão. Quando sai do coração chamamos "Sangue Arterial", quando entra num interstício celular chamamos de "Líquido Intersticial", quando penetra numa célula chamamos de "Líquido Intracelular" ao sair da célula volta a chamar-se "Líquido Intersticial". Existem duas maneiras do "Líquido Intersticial" deixar o interstício celular: Pode sair por uma vênula e será chamado de “Sangue Venoso" ou pode sair por um capilar linfático recebendo o nome de "Linfa" que mais tarde se juntará ao "Sangue Venoso" pouco antes do coração. Portanto a "Linfa" deve ser definida pelo local onde se encontra, nos vasos linfáticos.


COMO É A LINFA? Sendo que sai do interstício celular é desprovida dos glóbulos vermelhos que lá, não penetraram. Portanto é praticamente incolor tendo quase a mesma composição do plasma sanguíneo. Carrega consigo o que encontramos no interstício celular, em especial aquilo cujo peso molecular ou tamanho seja grande de mais para sair por uma vênula, as "Macro Moléculas" formadas por proteínas ou toxinas mas não apenas toxinas e sim todas as substâncias que se encontravam no "interstício celular" por ocasião de seu esvaziamento como "sais", hormônios, proteínas, energéticos, etc. e os elementos pertinentes ao "Sistema Linfático" como os glóbulos brancos (Linfócitos) produzidos nos Gânglios Linfáticos e Tecidos Linfáticos. Sendo que os vasos linfáticos são maiores que os sanguíneos as macro-moléculas de gordura, capturadas no intestino, aproveitam este caminho para chegarem até o fígado. Neste percurso a linfa adquire uma aparência leitosa. No corpo, o Sistema Linfático é também chamado de Sistema Imunológico. Isto significa que este sistema tem, resumidamente, duas funções: Defender e Limpar. Na DINÂMICA ESTÉTICA nos deteremos na função de "Limpeza" onde compõe a chamada "Circulação de Retorno" (Venosa e Linfática) colaborando na desintoxicação do organismo, em especial, no que diz respeito às "Macro-Moléculas" (sujeira grande). Contudo, sua função na defesa será levada em consideração ao decidirmos sobre suas indicações e contra-indicações.

GÂNGLIOS LINFÁTICOS: São estruturas ovais nas quais os vasos linfáticos penetram trazendo a linfa e seus componentes. Constituídos de tecido linfático são cobertos por uma cápsula de tecido fibroso. Formam os gânglios: Trabéculas, vasos aferentes (que trazem a linfa), seios linfáticos, vasos eferentes (por onde sai a linfa), nódulos corticais, córtex, centro germinativo, cordões medulares, artérias e veias. Temos de 400 a 600 gânglios agrupados em cadeias no corpo. As principais cadeias são: cervical, axilar, fossa oli-craniana, ducto torácico, pré-aórtico, inguinais e losango poplíteo. Tem por função purificar a linfa, formar linfócitos, também aprisiona estes agentes ou células "estranhas" (este processo, às vezes, forma ínguas) e são verdadeiros laboratórios produzindo defesas na forma de linfócitos e "anticorpos".
COMO A LINFA SE MOVIMENTA PELO CORPO? Para respondermos esta pergunta temos de saber algo sobre os vasos linfáticos. Estes possuem camadas semelhantes às paredes das veias e válvulas (valvas) em maior número que nas veias o que permite a linfa fluir em uma só direção, a do coração. Estas válvulas dão aos vasos linfáticos uma aparência característica de colar de contas.
A linfa é propelida ao longo dos vasos linfáticos pelos seguintes mecanismos:

O estiramento e a contração do segmento de um vaso linfático entre duas válvulas;
A formação de nova linfa por pressão interna ou externa nos interstícios celulares, empurrando a antiga para frente;
Ação massageadora dos músculos esqueléticos sobre os vasos linfáticos;
Ação reflexa ao batimento das artérias (os vasos estão próximos as artérias e sentem os batimentos);
O peristaltismo intestinal sobre os vasos linfáticos ali presentes;
A “sucção” formada pelos movimentos respiratórios;
Na região, acima do pescoço, colabora à força da gravidade;
Nos movimentos precisos e sincronizados do método DINÂMICA ESTÉTICA.
Observando os mecanismos de movimentação da linfa notamos que a formação de nova linfa, a ação massageadora dos músculos sobre os vasos, o reflexo dos batimentos das artérias sobre os vasos linfáticos e a sucção promovida pelos os movimentos respiratórios mantêm uma relação entre si. Quando o primeiro aumenta os outros mecanismos tendem a acompanhar este aumento. Havendo um aumento de atividades metabólica intracelular que ocasiona uma pressão interna nos interstícios celulares pela presença de toxinas e “macromoléculas” ou a uma pressão externa que “espreme” os tecidos superficiais desencadeando a abertura para as vias linfáticas, os demais mecanismos responsáveis pela movimentação da linfa também aumentam proporcionalmente. Ex: quando aumentamos a atividade física correndo, por exemplo, esprememos os interstícios celulares da “planta” do pé, os movimentos musculares aumentam, os batimentos das artérias aumentam e os movimentos respiratórios igualmente aumentam.

Sendo assim, torna-se evidente que a formação e transporte de linfa, efetuada por estes mecanismos, não é constante, podendo variar de acordo com a situação.









6 comentários:

  1. Olá Dr, tenho um linfedema a 12 anos no membro inferior direito e gostaria de saber se posso fazer drenagem linfatica, pois minha perna já tem um tecido mais duro que a esquerda e algum tempo atras um médico vascular me desse que a linfa do mid poderia virar uma massa e entupir a veia do coração e o meu medo é fazer drenagem e acelerar esse processo.
    OBRIGADO
    SILVIO COSTA

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigado pela gentilesa !

      A avaliação foi de apenas um profissional. O importante é que se tanha a avaiação de mais de um profissional.
      Cada caso é um caso, Cada poessoa responde de uma forma a um tratamento, o que é bom para um paciente, pode não ser para outro. O importante é que haja uma avaliação especializada e de preferência de mais de um profissional. Tudo tem que ser levado em consideração, tal como: a história do paciente, a sua anatomia, o seu caso clinico e principalmente a sua vontade de ser submetido a um tratamento.
      Não deixe de fazer um acompanhamento médico, só o médico tem condições de avaliar e lhe orientar quanto a um tratamento adequado.

      Excluir
    2. Você tem que ser avaliado por um especialista. Só ele poderá te orientar quanto a possibilidade ou não de fazer drenagem. Tais procedimentos necessitam de uma série de avaliações e só um especialista pode lhe orientar quanto ao procedimento a ser adotado.

      Excluir
  3. meu filho sofre pois as pernas estão sempre inchadas e da até febre. Qual é o especialista que devo procurar? Tem cura?

    ResponderExcluir