domingo, 28 de junho de 2009

O Colesterol e o Coração


COLESTERAL



O fígado produz a bile que é armazenada na vesícula biliar. Uma das mais importantes função da bile e a emulsificação das gorduras.





É a partir daí que se forma o colesterol.
Como é sabido por todos, o colesterol é uma lipoproteína.

Tipos de Colesterol :






a) VLDL - Ruim, tem pouca concentração protéica.
b) LDL - Médio.
c) HDL - Bom , apresenta alta concentração protéica.







Observação:

O que é colesterol VLDL
O VLDL é uma subcalsse de lipoproteína. O VLDL é fabricado no fígado a partir de colesterol e apolipoproteínas. Na corrente sanguínea o colesterol VLDL é convertido em LDL, conhecido como colesterol ruim.
Função do colesterol VLDL

O VLDL transporta produtos endógenos (fabricados pelo corpo) triglicerídeos, fosfolipídeos, colesterol e ésters de colesterol. A função do VLDL no organismo é transporte interno para lipídeos.
Alterações do colesterol VLDL durante a circulação

O VLDL nascente circula no sangue e pega apolipoproteinas doadas pelo colesterol HDL. Nesse ponto o VLDL nascente torna-se um VLDL maduro. Uma vez na circulação, o VLDL fica em contato com lipoproteína lipase (LPL) nos capilares. O LPL removerá triglicerídeos do VLDL para armazenamento ou produção de energia.
À medida que mais e mais triglicerídeos são removidos do VLDL a composição da sua molécula muda e ele torna-se lipoproteína de densidade intermediária (IDL). Parte dessa IDL posteriormente se transformará em colesterol LDL.
Papel do LDL


Uma vez que o LDL transporta colesterol à artérias e pode ficar retido nelas começando a formação de placas, níveis elevados de LDL estão associados a arteriosclerose e consequentemente de ataque cardíaco, derrame e doença vascular periférica. Por essa razão o LDL é muias vezes chamado de colesterol ruim. Evidência crescente indica que a concentração e tamanho das partículas LDL tem correlação com a progressão da arteriosclerose, sendo melhor ter pouca quantidade de grandes partículas LDL do que muita quantidade de pequenas partículas LDL..

Colesterol VLDL e doenças

Os níveis de VLDL têm sido relacionados com taxa aceleradas de arteriosclerose e elevação na quantidade de doenças e estados metabólicos.

LDL - Mau Colesterol ou ruim
LDL (lipoproteína de baixa densidade) refere-se à gama de partículas de lipoproteína, que variam em tamanho e capacidade, as quais carregam colesterol no sangue e pelo corpo para ser usado pelas células. É geralmente chamado de "mau colesterol" ou "colesterol ruim" devido à relação de altos níveis de LDL e doença cardíaca.
Função do LDL





De forma geral, LDL transporta colesterol e triglicerídeos de células e tecidos que produzem mais do que usam, para aqueles que estão necessitando.

Papel do LDL em doenças












Uma vez que LDL transporta colesterol para as artérias, níveis maiores estão associados com arteriosclerose, infarto do miocárdio, ataque cardíaco e doença vascular. Por isso o colesterol dentro de lipoproteínas LDL é chamado de "mau colesterol". Ainda, não é o colesterol que é ruim, e sim como e para onde ele é transportado e em que quantidade.












Evidências cada vez maiores têm indicado que a concentração e tamanho das partículas LDL estão mais relacionados aos níveis de progressão de arteriosclerose do que a concentração do colesterol dentro de todas as partículas LDL. Ter baixas concentrações de grandes partículas LDL é o padrão mais saudável. Por outro lado, grandes concentrações de partículas LDL pequenas, apesar da mesma quantidade total de colesterol, relaciona-se a uma progressão mais rápida da arteriosclerose e crescimento do ateroma.
Quantidade recomendada de LDL

A "American Heart Association", "NIH" e "NCEP" dão linhas gerais relacionando os níveis de LDL e o risco de doença cardíaca.




A atualização de 2004 das recomendações da " American Heart Association", " NIH" e " NCEP" para pessoas com doenças de arterioscleroses é para um nível de LDL menor que 70 md/dL.


HDL - Bom Colesterol
HDL forma uma classe de lipoproteínas de alta densidade que variam em tamanho e capacidade, e carregam colesterol dos tecidos do corpo para o fígado.







Uma vez que HDL pode remover o colesterol da ateroma dentro da artérias, e transportá-lo de volta ao fígado para ser excretado, é chamado de "bom colesterol". Quando é feita a medição de colesterol, qualquer um contido em partículas HDL serve de proteção para a saúde cardiovascular do organismo (em contraste com o LDL "mau colesterol").
HDL são as menores lipoproteínas e são as mais densas porque contêm a maior proporção de proteína. Essas proteínas são chamadas apolipoproteínas. As lipoproteínas HDL aumentam de tamanho à medida que circulam pela corrente sangüínea e captam mais moléculas de colesterol.
Homens tendem a ter menores níveis de HDL, que costuma ter tamanho menor e menos capacidade do que nas mulheres. Homens também têm uma maior incidência de doença cardíaca de arteriosclerose.







Estudos têm mostrado que altas concentrações de HDL (mais de 60 mg/dL) tem valor como proteção contra doenças cardiovasculares. Baixas concentrações de HDL (abaixo de 40 mg/dL para homens e de 50 mg/dL para mulheres) são um fator de risco para doenças de arteriosclerose.

Quantidade recomendada de de HDL

A "American Heart Association", "NIH" e "NCEP" dão linhas gerais relacionando os níveis de HDL e o risco de doença cardíaca.



Métodos mais sofisticados de testes laboratoriais medem não somente o HDL total, mas também as faixas de partículas HDL tipicamente divididas em 5 grupos por tamanho. Os dois grupos de HDL de maior tamanho oferecem maior efeito de proteção.





TABELA DAS TAXAS BIOQUÍMICAS DO SANGUE






TABELA DA VARIAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL





2 comentários:

  1. Caro Dr. esta hipótese lipídica simplesmente não funciona porque LDL nem sequer é marcador de risco cardiovascular - http://www.canibaisereis.com/2009/10/01/ldl-colesterol-sem-risco-cardiovascular/
    E para além disto, nem só de doenças cardiovasculares morrem os homens. A níveis baixos de colesterol está associada maior mortalidade por infecções e doenças parasíticas, porque colesterol "em alta" protege contra infecções. A menor mortalidade total ocorre para colesterol total na gama 200-240 mg/dl - http://www.canibaisereis.com/2009/09/19/low-cholesterol-certainly-not-healthy/

    ResponderExcluir
  2. Grande referência do O primitivo. Super científica, com embasamento em pesquisas super elaboradas e reconhecidas... me poupe.

    ResponderExcluir