sábado, 30 de janeiro de 2010

ALIMENTOS E SUAS CURIOSIDADES


Aditivos de alimentos


As prateleiras dos supermercados estão repletas de uma imensa variedade de produtos alimentícios, às vezes esses alimentos permanecem ali por semanas e até meses sem perder sua qualidade e sem estragar. Se pensarmos na vida de nossos antepassados, que para comer tinham que caçar e/ou coletar, imaginamos as dificuldades que esses encontravam, pois não havia padarias, supermercados, açougues, nem mesmo restaurantes. Podemos observar que para tais facilidades, os alimentos industrializados apresentam inúmeras substâncias que conservam, dão cor e sabor aos mesmos, por exemplo: Acidulante: Coíbe a proliferação de micróbios, além de realçar o sabor. Antioxidante: São usados em produtos gordurosos, impedindo a oxidação. Antiumectante: Não deixa o produto ficar úmido, é um produto usado no sal.


Conservantes: Atrasa a produção de micróbios, e conserva o produto
para que esse demore estragar. Corantes: Provoca alterações visuais no produto, ou seja, dá cor aos alimentos, tornando-os mais atrativos. Edulcorante: São adoçantes artificiais. Espessantes: Da consistência aos produtos. Estabilizantes: Impede a mudança de característica e consistência do produto.

SIGNIFICADO DAS CORES DOS ALIMENTOS.

As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos. Estas subtâncias, além de colorir desempenham, frequentemente, papéis importantes na prevenção e na protecção do organismo contra doenças infecciosas.

ALIMENTOS BRANCOS : leite, queijo, couve-flôr, batata, arroz, cogumelos, banana, etc.
São as melhores fontes de cálcio e de potássio.
Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo porque:
- Contribuem na formação e manutenção dos ossos
- Ajudar na regulação dos batimentos cardíacos.
- São fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.


ALIMENTOS VERMELHOS : o licopeno é uma substãncia que age como antioxidante e é responsável pela cor vermelha do vermelho, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja.
- Mais recentemente foi é apontado como um protector eficaz contra o aparecimento do cancro da próstata. Os alimentos vermelhos contêm, ainda, antocianina que estimula a circulação sanguínea.


ALIMENTOS AMARELOS : O mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego e o damasco são alimentos de cores amarela ou alaranjada que são ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico.

- São substâncias que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o cancro da mama.
- Para completar, eles também possuem beta-caroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração.

ALIMENTOS ARROXEADOS: Os alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, o figo, a baterraba ou o repolho-roxo, contêm ácido elágico, substância que:
- Retarda o envelhevimento.
- Neutraliza as substâncias cancerígenas antes mesmo delas alterarem o código genético.

ALIMENTOS VERDES: Os alimentos verdes, como os vegetais folhosos, o pimentão, a salsa e as ervas contêm clorofila e vitaminas A, subtâncias com os seguintes efeitos.
- Desintoxicam as células.
- inibem os radicais livres, subtâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo.
- Tem efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração.
- Protegem a pele e o cabelo.


ALIMENTOS MARRONS : As fibras e vitaminas do complexo B e E são principalmente encontradas nas nozes, aveia, castanhas e cereais

integrais, que por sua vez tem uma cor marrom. Tais subtâncias e nutrientes têm importâncias vitais no organismo:
- Melhorias no funcionamento do intestino.
Combate a ansiedade e a depressão.
Previne o cancro e as doenças cardiovasculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário