domingo, 31 de janeiro de 2010

ALIMENTOS SAUDÁVEIS

ALIMENTOS E A SAÚDE

Alimentos mais saudáveis

Os transtornos alimentares são bastante comuns na sociedade de hoje e prevalecem sobretudo entre adolescentes e jovens adultas. As consequências para a saúde são muito graves, seja a nível físico com mal nutrição, seja a nível psicológico e emocional.




Vejamos alguns alimentos saudáveis:

01. Tomate. O tomate cozido recentemente recebeu fama por sua grande quantidade de licopeno, um fitoquímico que combate doenças e é especialmente conhecido por ajudar a combater o câncer de próstata. E, já que o tomate é tão popular, versátil, amplamente disponível por todo o ano, eu o classifico como uma superestrela. Beba suco de tomate (um ótimo supressor de apetite natural) e coma muito molho de tomate.

02. Espinafre. Ainda que o espinafre esteja na lista dos 10 mais, isso não se deve à sua quantidade de ferro, a qual não é facilmente absorvida por nosso organismo (desculpe Popeye). Entretanto, o espinafre contém todos os fitoquímicos para saúde de nossos olhos. De fato, a retina em nosso olho contém a maior concentração de pigmentos fitoquímicos. Espinafre também possui grande quantidade de vitaminas B, então é bom para nosso coração, nervos e para o crescimento de novas células (já ouviu falar recentemente do folato para prevenção de doenças neurológicas em recém-nascidos?).

03. Batata doce. Cheia de amido, doce e carregada de carotenóides, vitamina C e vitaminas B, a batata tem apenas em torno de 120 calorias para cada 12 centímetros. Se formos criativos, podemos ter a batata de várias formas como uma mini-refeição ou lanche.

04. Pipoca. Você deve estar indagando, pipoca? Sim, alimentos de lanche são importantes e a pipoca encabeça a lista. Com poucas calorias, muito pouca gordura (se estourada com ar quente), e ainda leva muito tempo para ser comida (bom para os que gostam de estar sempre comendo). Pipoca tem a maior quantidade de fibras para um alimento de lanche também. Não a coma somente no cinema!

05. Banana. Está na minha lista já que quase todo mundo adora bananas, porém a maioria pensa que elas o farão engordar. Bem, uma banana média tem em torno de 120 calorias e é carregada com potássio, vitamina C e amido. Bananas também são versáteis. Matam a fome ao serem adicionadas à salada de frutas ou ao cereal; fortificam um milk-shake; cabem em qualquer sacola. Coma uma na corrida ou então a compre num estande de frutas de rua.

06. Queijo cottage. Tudo bem, isso dá 11 alimentos, porém não pude resistir. Adoro queijos, e o cottage é um bom substituto para o queijo de cabra na salada, ricota no prato de massas e o queijo no omelete. Ainda posso adicionar o queijo cottage à aveia ou fazer minha receita de salada com pouca gordura com ele. Queijo cottage é rico em proteína, cálcio, e quando escolhemos o tipo com pouca gordura temos uma grande fonte de laticínio rico em cálcio. Vamos dar uma chance ao queijo cottage?

07. Iogurte. Meu lema é "um iogurte por dia". Carregado com nutrientes, como o cálcio construtor de ossos sadios, proteínas, vitaminas B e bactérias que auxiliam a ter um sistema imunológico saudável e colocam nosso trato gastro-intestinal na linha. Um grande alimento ou lanche portável e fácil de encontrar.

08. Aveia. Sim, aveia! É uma grande fonte de energia de longa duração, cheia de vitaminas e minerais benéficos para o coração (não somente um slogan, mas cientificamente comprovado).

09. Salmão. Mais rico em gorduras que os outros peixes, porém uma gordura que é essencial para nossa pele, cérebro, coração e artérias. O que mais poderíamos pedir de uma comida gordurosa e saborosa?

10. Legumes. São alimentos que provêm muita energia, vitaminas e minerais, assim como uma proporção quase igual de proteínas de qualidade incluídas na lista de alternativa para carnes. Legumes também contêm uma grande proporção de fibras solúveis e insolúveis, fitoquímicos que combatem doenças e, como a aveia, provêm energia de longa duração.

11. Repolho. Repolho é um vegetal crucífero como brócolis, couve-flor e couve-de-bruxelas. Escolhi o repolho por causa da sua versatilidade. Vegetais crucíferos contêm vários fitoquímicos que combatem câncer, assim como vários outros nutrientes. Repolho pode ser comido inteiro ou cortado, cru ou cozido, e ainda pode ser adicionado a sopas, saladas e sanduíches. Eu adiciono repolho vermelho todos os dias à minha salada.


• Gelatina: vilã ou mocinha?

A Pro Teste Associa6553365533o Brasileira de Defesa do Consumidor divulgou uma pesquisa no qual foi avaliado alguns p65533s para gelatina sabor morango de marcas diferentes nas vers65533es tradicional diet e zero.

• Alimentos vermelhos

As cores dos alimentos conferem a eles propriedades nutricionais específicas por este motivo é importante que em todas as refeições o seu prato seja colorido.

• Alimentos saudáveis para a lancheira dos seus filhos
Conforme a nutricionista é necessário um alimento do grupo das frutas para sobremesa Melhor mesmo é que nunca sejam picadas pois estimulam a mastigação Presunto mortadela e salsicha precisam ser usados com menor freqüência Como possuem uma boa porcentagem.


• É possível se alimentar bem fora de casa?
Com a correria do dia a dia muita gente passou a comer fora de casa, fica cada vez mais difícil ter tempo para preparar as refeições em casa, e o resultado disso é que muitos não sabem fazer escolhas saudáveis na rua e consome comidas ricas em gordura.


• É possível se alimentar bem fora de casa?

Com a correria do dia a dia muita gente passou a comer fora de casa, fica cada vez mais difícil ter tempo para preparar as refeições em casa, e o resultado disso é que muitos não sabem fazer escolhas saudáveis na rua e consome comidas ricas em gordura.


• Quando a alimentação natural vira obsessão

“A ortorexia nervosa consiste em uma obsessão em relação a alimentos naturais considerados ‘saudáveis’ A pessoa tem uma preocupação exagerada com o que é consumido se locomove grandes distâncias e muitas vezes paga preços muito elevados em busca da saúde.


• Slow Food: saboreie os alimentos sem pressa

Da próxima vez que você for almoçar que tal sentar a mesa e apreciar os alimentos lentamente Faça como os seguidores do slow food prática que surgiu na Itália no final da década de 80.


• Educação Alimentar: aprenda a comer bem
Para transmitir e incentivar a educação alimentar é necessário entender sobre as funções e a importância dos alimentos para o seu organismo Veja aqui porque a educação alimentar é tão importante.


• Slow Food: saboreie os alimentos sem pressa

Da próxima vez que você for almoçar que tal sentar a mesa e apreciar os alimentos lentamente Faça como os seguidores do slow food prática que surgiu na Itália no final da década de 8
0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário